DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Professor Auxiliar.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
SEJAM BEM VINDOS !.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
Livro Registro de Classe
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Programa Ler e Escrever
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
ENSINO FUNDAMENTAL II.
1 Sistematizar alguns pontos. 2 AV = P + N = A R ? = JULGAMENTO DO ALUNO ?
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
SUPLEMENTO MANUAL PROGESTÃO
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
CURSO DE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Decisões.
Universidade Federal do Amapá
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Componente Curricular
Componente Curricular
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Sistema de Avaliação de Aprendizagem
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Avaliação da Aprendizagem em Processo
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Reunião coletiva com fundamental II e médio " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA OT – 25 e 27/04/2012

DOCUMENTOS OFICIAIS CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CADERNO DO PROFESSOR CADERNO DO ALUNO LIVRO DIDÁTICO

CURRÍCULO conteúdos Situações de aprendizagem – seqüência didática Competências e habilidades

DIÁRIO DE CLASSE RESUMO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES 06/03-Preparação coletiva de um roteiro de observação do jardim da escola para identificação de seres vivos e fatores não vivos 06/03 - Condições necessárias para a existência de seres vivos 07/03 – Observação do jardim da escola e preenchimento do roteiro em grupo de 5 alunos 07/03 – continuação 08/03 – Confecção de relatórios em grupo. (Avaliação 1: Relatório = 1ponto) 08/03 – questionário 09/03 – Leitura individual e silenciosa do texto “ .....” (Caderno do Aluno – págs. 6 e 7) e questionário - correção do quest. 09/03 – correção do questionário

DIÁRIO DE CLASSE RESUMO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES 13/03 – Exposição dialogada sobre: fatores vivos e não-vivos, umidade relativa do ar, pluviosidade, biodiversidade e unidades de conservação 13/03 - umidade relativa do ar, pluviosidade biodiversidade e unidades de conservação. 14/03 – Formação de 6 grupos para pesquisa dos seguintes ecossistemas: cerrado, caatinga, pantanal, pampas, floresta amazônica e mata atlântica. Leitura coletiva do roteiro de pesquisa. 14/03 – Ecossistemas: cerrado e catinga 15/03 –Ecossistemas: pantanal e pampas 15/03 – Pesquisa em grupo na SALA DE LEITURA, respondendo no caderno as questões do roteiro 20/03 – Ecossistemas: floresta amazônica e mata atlântica 20/03 – Entrega e apresentação da pesquisa (Avaliação 2: Pesquisa=3 pontos) (Avaliação 3 : Apresentação Oral = 1 ponto 27/o3 – avaliação

PLANO DE AULAS BUROCRÁTICO PRÁTICO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Nº 01 Nº DE AULAS PREVISTAS: 10 DATA PREVISTA: 10/02 a 22/03/202 LIVRO DIDÁTICO : nome...CONTEUDOCOMPETENCIAS E HABILIDADES AULA 1 – ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DO JARDIM AULA 2 – JARDIM DA ESCOLA (avisar os gestores verificar suas condições) AULA 3 – RELATÓRIO AULA 4 – LEITURA DE TEXTO (CAD. DO ALUNO – PÁG ) AULA 5 – EXPOSIÇAO DIALOGADA: BIODIVERSIDADE, PLUVIOSIDADE .... AULA 6 – ROTEIRO DE PESQUISA SOBRE ECOSSISTEMAS AULA 7 , 8 – PESQUISA NA SALA DE LEITURA ( avisar os gestores verificar suas condições AULA 9 – APRESENTAÇÃO ORAL DAS PESQUISAS/CONSTRUÇÃO DA TABELA DE CARACTERÍSTICAS   CONTEÚDO – FATORES VIVOS E NÃO VIVOS E ECOSSISTEMAS COMPETENCIAS E HABILIDADES ESTRATÉGIAS/ MATERIAL NECESSÁRIO AULA EXPOSITIVA, LIVRO DIDÁTICO, TEXTOS, FILME AVALIAÇÃO PROVA DISSERTATIVA, PROVA OBJETIVA , PARTICIPAÇÃO DO ALUNO RECUPERAÇÃO PROVA DISSERTATIVA, PESQUISA

CADERNO DO PROFESSOR NÃO É PANACÉIA / remédio para todos os males; NÃO É PERFEITO – os professores apontam problemas que devem ser considerados; NÃO É COMPLETO – ele exige a atuação do professor; NÃO É UM INIMIGO – que deve ser eliminado; NÃO É SIMPLES – é complexo e exige estudo e reflexão; NÃO É SAGRADO – ele pode ser modificado, mas sua estrutura deve ser respeitada.

OBRIGATORIEDADE DO USO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SP ESTATUTO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO RESOLUÇÃO SOBRE O CURRÍCULO LDB

MOTIVOS PARA USAR O CADERNO DO PROFESSOR OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DO PROFESSOR As seqüências didáticas já estão prontas; MAIOR MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS O uso de estratégias e ambientes de aprendizagem diferentes torna o aluno mais participativo e aumenta sua chance de aprendizagem; BASE PARA O SARESP O sucesso do aluno no SARESP independente de bônus melhora a auto-estima da equipe escolar;

COMO ESTIMULAR O USO DO CADERNO DO PROFESSOR HTPC: estudo de situações de aprendizagem existentes no caderno do professor; revisão do Plano de Aulas de acordo com o Caderno do Professor preparação de simulados do SARESP baseados no caderno do professor – matriz de referência do SARESP.

O PAPEL DO PROFESSOR COORDENADOR É: ENTUSIASMAR, MOTIVAR, INSPIRAR, CONVENCER ... DIRETORES PROFESSORES ALUNOS PAIS PARA O USO DO CADERNO DO PROFESSOR