“Buscando procedimentos comuns na supervisão”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
ELABORAÇÃO CURRICULAR RELACIONADA À VIDA COTIDIANA, AO MEIO AMBIENTE, À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Formação continuada de Professores
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Secretaria da Educação e Cultura
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
III Encontro de Boas Práticas
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prefeitura municipal de Imperatriz
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Projeto de Recuperação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Estratégias ou procedimentos – São as atividades que realizará e os instrumentos para alcançar os objetivos propostos. Cada passo da estratégia deve.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Procedimentos de referenciação e avaliação
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Plano de Gestão da Escola
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Professor Coordenador de Apoio
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

“Buscando procedimentos comuns na supervisão” SESSÃO DE ESTUDOS HTPC “Buscando procedimentos comuns na supervisão”

LEGISLAÇÃO BÁSICA Portaria CENP nº1/96 L.C. 836/97

VERIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA SUPERVISÃO Apresentação de metas e pautas das HTPCs, que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo no Plano de Gestão ou Anexos. Controle da freqüência dos professores nas HTPCs pelo PC, em parceria com a secretaria da escola. Registro em Livro Ata das atividades desenvolvidas nos HTPCs. Agrupamento de professores que garanta o trabalho coletivo, visando a troca de experiência e o desenvolvimento de Projetos interdisciplinares. Que os horários das reuniões alcancem o maior número de docentes, evitando a pulverização de agrupamentos. Acompanhar a Hora de Trabalho Pedagógico, sempre que possível, visando a formação continuada e em serviço do professor.

FINALIDADES: Formação continuada do docente. Troca de experiências da prática pedagógica. Articulação entre o Professor Coordenador, docentes e direção. Construção e implementação do trabalho pedagógico da escola. Fortalecimento da unidade escolar como instância privilegiada do aperfeiçoamento de seu projeto pedagógico. (Re) planejamento e avaliação das atividades de sala de aula, tendo em vista as diretrizes comuns pretendidas pela escola, em relação ao processo ensino-aprendizagem. Discussão e elaboração de projetos interdisciplinares.

ESTRUTURA DOS HTPCs DURACAO: 60 MINUTOS. QUANTIDADE DE HTPC DE ACORDO COM AS AULAS ATRIBUIDAS: *10 A 27 AULAS: 02 HTPCs *28 A 33 AULAS: 03 HTPCs