Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
DERSV – Diretoria de Ensino – Região São Vicente
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
Plano de Trabalho Docente
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
As Oficinas As oficinas acontecerão em três momentos:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atuais Propostas Curriculares.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política Educacional Brasileira
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Área de Ciências da Natureza
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Documentos e Propostas legais
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE QUÍMICA “O QUE O ALUNO PRECISA SABER” Liselena Farias Terek PCNP de Química Diretoria de Caieiras 20/05/2016.
Transcrição da apresentação:

Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores PCNP: Dorislei Aparecida Teixeira de Carvalho

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Documentos: Organizados em disciplinas

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Currículo em Espiral ...

CURRÍCULO – Documento Oficial SEE/SP Princípio do Currículo em Espiral Os alunos veem o mesmo assunto em diferentes níveis de profundidade e modos de representação (J.Bruner). Diversificam-se e tornam-se mais complexas as habilidades ao longo das séries.

TEMA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE Currículo de Ciências TEMAS /ANOS VIDA E AMBIENTE CIÊNCIA e TECNOLOGIA SER HUMANO E SAÚDE TERRA E UNIVERSO 6º Meio Ambiente 1B (B) Materiais do cotidiano e sistema produtivo 2B (Q) Qualidade de vida: saúde individual, coletiva e ambiental 3B (B) Planeta Terra: características e estrutura 4B (F) 7º Os seres vivos 2B (B) A tecnologia e os seres vivos 3B (B,Q) Saúde: um direito da cidadania 4B (B) Olhando para o céu 1B (F) 8º Manutenção de espécies Energia do cotidiano e no sistema produtivo 4B (B,Q,F) Manutenção do organismo 1B (B) Planeta Terra e sua vizinhança cósmica 3B (F) 9º Relações com o ambiente 3B (B,F) Constituição, interações e transformações dos materiais Usos tecnológicos das radiações 1B (Q,F) Coordenação das funções orgânicas Preservando o organismo 2B (B) TEMA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE 4B (Q,F)

Currículo de Ciências da Natureza

Currículo de Ciências da Natureza Biologia Física Química

CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA Concepção do Ensino cultura e vida em sociedade técnicas (setores de produção e serviços) dimensão filosófica

CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA Concepção do Ensino Alfabetização Científica: Ciência Tecnologia Sociedade Ambiente Processo contínuo de construção do conhecimento Uma condição de cidadania

CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA Concepção do Ensino 6º e 7º ano Realidade imediata do aluno Vivências e percepções pessoais 8º e 9º ano Temáticas mais abrangentes Interpretações Ensino Médio Aprofundamento conceitual nas três disciplinas Promover conhecimento científico e tecnológico

CURRÍCULO CIÊNCIAS DA NATUREZA Concepção do Ensino Para isso é preciso garantir em todas as etapas e em cada momento do processo de aprendizagem: Atividades com participação ativa dos alunos; Temáticas contextualizadas; Complexidade dos conteúdos compatíveis com a faixa etária; Observações que envolvam percepções do mundo real, com participações e registros relevantes.

Principais etapas do processo de aprendizagem: Representações sociais e as pré-concepções Problematização (desafio) Contextualização Busca de dados de forma diversificada Aprendizagem significativa e evolução conceitual (conflito) Sistematização do conhecimento Aplicação do conhecimento em situações novas

Representações sociais e as pré-concepções São ideias ou imagens que concebemos mundo ou de alguma coisa; Levantamento dos conhecimentos prévios. Importantes: Orientam as ações; Para o educador não falar sozinho.

Desenvolver a capacidade de pensar do aluno. Problematização Ato de criar um determinado problema, uma situação. Desenvolver a capacidade de pensar do aluno.

Envolver o aluno com situações úteis do cotidiano. Contextualização É uma forma de abordar o conteúdo ou mesmo situar tal fato no tempo e no espaço, no universo em que está envolvido. Envolver o aluno com situações úteis do cotidiano.

Pesquisas em internet, livro didático, dicionário; Busca de dados de forma diversificada Pesquisas em internet, livro didático, dicionário; Experimentos, demonstrações. Pensando em outras estratégias...

Aprendizagem significativa e evolução conceitual (conflito) - Quando uma nova informação adquire significado (sentido): Ancoragem Em conceitos, idéias já existentes Interação entre o novo conhecimento e o já existente Ambos se modificam

Sistematizar: ordenar, organizar. Sistematização do conhecimento Sistematizar: ordenar, organizar. Fonte: www.dicio.com.br

Aplicação do conhecimento em situações novas

Currículo de Ciências

Fundamentos para o ensino de Ciências Currículo de Ciências Fundamentos para o ensino de Ciências

Currículo de Ciências 4 Eixos temáticos: - Vida e ambiente Ciência e Tecnologia Ser humano e saúde Terra e Universo Subtemas * Os mesmos temas básicos sugeridos pelos PCNS : Ciência e Tecnologia X Tecnologia e Sociedade

Currículo de Ciências Sobre a organização dos conteúdos básicos: Eixos temáticos Subtemas Vida e ambiente Meio ambiente (5a série/6o ano) Os seres vivos (6a série/7o ano) Manutenção de espécies (7a série/8o ano) Relações com o ambiente (8a série/9o ano) Ciência e tecnologia Materiais do cotidiano e sistema produtivo (5a série/6o ano) A tecnologia e os seres vivos (6a série/7o ano) Energia no cotidiano e no sistema produtivo (7a série/8o ano) Constituição, interações e transformações dos materiais (8a série/9o ano) Usos tecnológicos das radiações (8a série/9o ano) Ser humano e saúde Qualidade de vida: saúde individual, coletiva e ambiental (5a série/6o ano) Saúde: um direito da cidadania (6a série/7o ano) Manutenção do organismo (7a série/8o ano) Coordenação das funções orgânicas (8a série/9o ano) Preservando o organismo (8a série/9o ano) Terra e Universo Planeta Terra: características e estrutura (5a série/6o ano) Olhando para o céu (6a série/7o ano) Planeta Terra e sua vizinhança cósmica (7a série/8o ano)

Currículo de Ciências Sobre a abrangência do conteúdo: Ao longo dos quatro anos propõem-se que sejam tratados os principais conceitos, de acordo com a prioridade dos assuntos e sua relevância quanto à serem: Interessantes Fundamentais Pré-requisitos Atuais

Currículo de Ciências Orientações sobre os materiais de apoio – CP e CA: As atividades do CA: “O que eu aprendi” “Você aprendeu?” “Aprendendo a aprender” “Lição de casa” “Ampliando seus conhecimentos” “Para saber mais” Podem ter outro título no CP: é importante identificá-las e desenvolvê-las no momento adequado, inclusive ao compor a avaliação formativa;

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001 SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Currículo de Biologia. São Paulo: SE, 2010.