Padrões de Governança Metropolitana e de Gestão de Políticas Públicas de Interesse Metropolitano São Paulo, 13 de junho de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios e Perspectivas para as Instituições de Controle Novembro de 2008 FÓRUM AUDITORIA EM PROJETOS CO-FINANCIADOS.
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
© 2005, In Forma Software Projeto CMMI na In Forma Peripécias da In Forma em busca da qualidade de software Ciro Coelho Engenheiro de Qualidade.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PODER PÚBLICO.
A Gestão Social pode ser vista como...
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Câmara Municipal de Belo Horizonte
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
O SIES e a a construção de
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
CONSÓRCIO REGIONAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA Projeto Bilateral Financiado pela AGENCIA CANADENSE PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL (CIDA) MULHERES.
Trem Regional São Paulo – Jundiaí Projeto Funcional
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
Secretaria de Desenvolvimento
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Promoex 1.5. Resultado Primário estabelecido na LDO - Art. 4 §1º e Art. 9º LRF COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE.
PROEIS O desempenho do programa nas avaliações bimestrais
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
Fortalecendo a governança para o Crescimento: A OCDE e a possibilidade de aprendizado em políticas públicas Francisco Gaetani Secretário-Executivo Adjunto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Ministério da Educação
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.
Rio Verde - Goiás - Brasil
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Strategy Business Game
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Aqui está Senhoras e Senhores!!!
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Mapeamento de Processos
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Estruturando a Governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo para a Macrometrópole OUTUBRO 2014 Rayne Ferretti Moraes Oficial Nacional para.
ENTREGAS EM FASE DE REPLANEJAMENTO Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Legenda: Marco ainda não iniciou. Marco com atraso. Marco dentro.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
Janeiro D S T Q Q S S
Setembro 2009 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO
PLAYBOY Calendário SÓ MULHERÃO.
Transcrição da apresentação:

Padrões de Governança Metropolitana e de Gestão de Políticas Públicas de Interesse Metropolitano São Paulo, 13 de junho de 2012

Objeto: Estudo comparativo de algumas regiões metropolitanas, considerando: -Aspectos históricos de sua formação e desenvolvimento -Estrutura política de inserção da governança metropolitana -Modelos de tomada de decisões e distribuição de responsabilidades na formulação, execução e financiamento das políticas e projetos -Formas de relacionamento setor público/privado na atuação do desenvolvimento metropolitano

Objetivo: -Contribuir para ampliar o conhecimento de experiências exitosas que possam ser apropriadas por diferentes regiões metropolitanas, em especial na relação público/privada e nas formas de financiamento de projetos metropolitanos -Formular soluções conjuntas, considerando as lições aprendidas por cada região metropolitana participante.

Atividades: 1º ano 1ª reunião – junho 2012 – discutir escopo de trabalho (14/06 manhã) 2ª reunião – setembro sistematização das informações para apresentação na reunião World Urban Forum – Nápoles 3º reunião – novembro 2012 – teleconferência: escolha de experiências exitosas e lições aprendidas

Atividades: 2º ano Visitas técnicas às regiões metropolitanas com experiências exitosas, com formulação de documento para publicação Janeiro – Abril Maio – Agosto Setembro - Dezembro

Atividades: 3º ano Possibilidade de adoção de modelo exitoso pelas regiões metropolitanas envolvidas – experiência de livre escolha Publicação de livro com relato dos trabalhos das regiões metropolitanas que participaram do projeto

Resultados esperados: -Identificar formas/mecanismos que contribuam para fortalecer a articulação de políticas e projetos metropolitanos -Incorporar novos atores na função de atuar na expansão de capacidade técnica e de prover recursos para investimentos nas demandas setoriais já existentes nas regiões metropolitanas -Publicar Catálogo com lições aprendidas e relato das experiências exitosas replicáveis -Intercâmbio de conhecimento e reforço na capacidade das entidades metropolitanas/ arranjo de governança para empreender mecanismos eficientes de execução de políticas e projetos metropolitanos

Rovena Negreiros, Diretora de Planejamento - EMPLASA