Apresentação do projeto de pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVENTO INTERNACIONAL Gestión de Redes Sociales Cooperação Brasil-Colombia CNPq/Colciencias Projeto Redes técno-sociais e gestão democrática da cidade Coordenação.
Advertisements

GESTÃO DAS OPERAÇÕES II
JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA Resultados: As relações com o bairro e a cidade dos jovens de.
Diálogo Social na Indústria Química
Cidades e Metrópoles que queremos Arlindo Philippi Jr
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Meio ambiente e desenvolvimento
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
mobilidade urbana Orientador: Ayrton Portilho Bueno
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Noemi Galvão Orientador Prof. Ms. Ivan Prado Silva 2009
Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC) Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas (NADE) INCUBADORA AJUDA? Hélio.
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Gestão Sócioambiental
Os lugares que formam o mundo
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento
Rafael Borges Morch – Pesquisador do Gesel
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
Região, regionalização e território-rede
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
Redes, região e regionalização do espaço brasileiro
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
PLANO DE AULAS TURMA GRPB02.
PLANO DE AULAS TURMA GRPA02.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Planejamento Urbano Municipal e Regional
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Professor: Ademir Antonio Saravalli
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
MERCADO INFORMAL E O CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Planejamento Integrado de Sistemas de Infraestrutura Urbana
OBSERVATÓRIOS URBANOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS
Políticas Públicas para o Esporte e Lazer
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Tarefa Coprodução: Models of Comunity and Civil Society
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
Acadêmicas: Bruna Daniela Kalschne, Francieli Selzler
ORIENTAÇÕES QUANTO À APRESENTAÇÃO
Direito á cidade e as lutas urbanas
Especialização em Educação e Diversidade Cultural
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ANTONIO LATORRACA NETTO – MESTRANDO
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do projeto de pesquisa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Seminários em Edificações IC 043 - Profª Drª Silvia Ap. Mikami G. Pina Apresentação do projeto de pesquisa A QUALIFICAÇÃO DOS INDICADORES URBANOS E A GESTÃO DO USO DO SOLO Osmar da Silva Laranjeiras – 047279, Junho, 2012

Problema: Os indicadores não são suficientemente confiáveis para estabelecer um planejamento e conhecer a realidade do espaço urbano

O QUE É QUALIFICAR OS INDICADORES Objetivos específicos: compreender que os indicadores qualificados podem mudar a compreensão de determinado espaço Objetivo: Qualificar os indicadores urbanos de acordo com as características do território Exemplo : O IDH semelhantes entre duas cidades Pode variar de acordo com os critérios A qualidade de vida pode ser totalmente diferente Pode variar de acordo com o tempo

IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES URBANOS O interesse pela temática dos indicadores urbanos e sua aplicação nas atividades ligadas ao planejamento governamental, ao ciclo de formulação e avaliação de políticas públicas vêm crescendo no país, nas diferentes esferas de governo e nos diversos fóruns de discussão dessas questões. Os indicadores urbanos são importantes ferramentas de auxílio à formulação de políticas públicas e estratégias adotadas em instituições estatais, privadas, agências de pesquisa, ONG, institutos, organizações

EXEMPLO DE QUALIFICAÇÃO DE INDICADOR URBANO INDICADORES DE RUAS SEM PAVIMENTAÇÃO NO BAIRRO X A prefeitura realiza manutenção periódica nas vias? Não Não há meios de coletar os resíduos domésticos pela impossibilidade de circulação de veículos. Impossibilidade de circulação do transporte urbano A prefeitura realiza manutenção periódica? Sim Excesso de material particulado A QUALIFICAÇÃO DA RUA X NÃO PAVIMENTADA RESULTA OUTRAS CONSEQUÊNCIAS ALÉM DO INDICADOR

BIBLIOGRAFIA CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Editora Ática, 1993 FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004 HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005 HUBERMAM, Leo. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: LTC, 2010 (p. 270) JACOBS, Jane. The Death and Life of Great American Cities. São Paulo: Martins Fontes, 2007 KAYANO, J.; CALDAS, E. L. Indicadores para o diálogo. In: Novos contornos da gestão local: conceitos em construção. São Paulo. Polis. Programa de Gestão pública e Cidadania. FGV-EAESP. 2002. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – Atlas do Desenvolvimento Humano, 2011 ROLNIK, Raquel. O que é Cidade. São Paulo: Brasiliense, 1988 ROMERO, Ademar; SICHE, Raul; AGOSTINO Feni. Índices versus indicadores: Precisões conceituais na discussão de sustentabilidade dos países. Ambiente e Sociedade, 2007 ROMERO, Juliana Maria – Tese Qualificação urbana por meio do licenciamento de projetos na cidade de Curitiba, PR: O caso de um centro comercial de grande, 2010 SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo, EDUSP, 1999 SANTOS, Milton. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. São Paulo: EDUSP, 2004 SOUZA, Marcelo Lopes. ABC do Desenvolvimento Urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003 SEMEGHINI, Ulysses Cidade. Do Café à Indústria: São Paulo. UNICAMP, 1991 SOUZA, Marcelo Lopes. Fobópole: O Medo Generalizado e a Militarização da Questão Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008 UN Habitat, 2012 UNITED NATIONS ORGANIZATIONS - Human Development Map, 2000 VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. São Paulo: Atlas, 2008. (p. 112) VILAÇA, Flavio. Espaço Intraurbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001 VITTE, Claudete de Castro Silva; KEINERT, Tânia Margarete Mezzomo (Org.) Qualidade de vida, planejamento e gestão urbana: Rio de Janeiro, Bertrand Brasil. (p. 130)