Ursula Blattmann Florianópolis, 31 de maio de 2006

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fórum de Bibliotecas Escolares e Públicas
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Proposta de implantação do módulo de Circulação e Empréstimo.
AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS
COORDENAÇÃO COORDENAÇÃO – AÇÕES Aquisição de novos obras
Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa de Esteio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.

Arquivo e Documentação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
BIBLIOTECA DA EMATER.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
BIBLIOTECA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Movimento Brasil Competitivo
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Bem-vindos!.
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: A Biblioteca/CIR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Biblioteca Universitária da Universidade de Stuttgart e da Escola Superior de Mídias – HdM: relato de visita Ursula Blattmann Câmara Setorial de Bibliotecas.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
Bibliotecas na Alemanha: um relato de viagem
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
Carlos Renato & Mª Raquel
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas Curso SEER Ministrantes Miguel Angel Márdero Arellano  Ramon M. S. da Fonseca Elaborado por Ursula Blattmann.
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Revista ACB : Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina Ursula Blattmann.
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
Universidade Estadual de Maringá
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
O Projeto Estrutura/Logística Programação Cultural Fotos do Evento
Aula Inaugural Biblioteca. Sistema integrados de Bibliotecas O sistema integrados das Bibliotecas da Mantenedora Soebras é composto pelas Bibliotecas.
Apresentação. Sociedade da informação no Brasil Do que se trata A informática e a indústria eletrônica passaram a ocupar lugar central no processo de.
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)
2005 – Lançada como Projeto Piloto com a participação de três Instituições: PUCPR UFSC UNIDAVI.
Aula Inaugural Biblioteca
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Catálogos Coletivos Bruno Henrique Brant Felipe Oliveira Faria Belo Horizonte 2007.
Transcrição da apresentação:

Ursula Blattmann Florianópolis, 31 de maio de 2006 (Re)Pensando a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina ciclo de debates promovido pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina - ABPESC  Ursula Blattmann Florianópolis, 31 de maio de 2006

Cidade de Stuttgart - Alemanha Capital do estado Baden-Württemberg - http://www.stuttgart.de Cidade com 600.000 habitantes , cerca de 25% estrangeiros: turcos, árabes, russos e brasileiros

Biblioteca Pública Estadual de Baden-Württenberg - WLB Wuerttembergische Landesbibliothek – WLB Acervo com 5 milhões de itens, destacando as coleções de: 3.400.000 de livros  13.198 periódicos correntes 15.264 manuscritos 7.039 incunábulos 128.397 mapas 63.465 notas 390.995 microformas 7.224 CD-ROMs 568.613 fotografias

Biblioteca Pública Estadual de Baden-Württenberg - WLB A Wuerttembergische Landesbibliothek – WLB tem como objetivo mapear todas as informações registradas sejam em livros, brochuras, periódicos, audiovisuais e mídias eletrônicas sobre todo estado de Baden-Württemberg, as localidades e regiões e personalidades deste estado. Também é colecionada a literatura cinzenta “Graues Literatur”, isto é publicações não disponibilizadas por editoras no caso de Associações e outros órgãos.  Tem como abrangência toda literatura que envolve pessoas e da área científica. 

Biblioteca Pública Estadual de Baden-Württenberg - WLB As visitas orientadas presenciais são realizadas na primeira quarta-feira de cada mês iniciando às 14h30 min e às 18h. ou em casos especiais (é fundamental fazer o agendamento direto com a biblioteca). O horário de atendimento da biblioteca é de segunda-feira à sexta-feira das 8 às 20 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas. Existem diferentes horários para as divisões e setores da biblioteca.

Biblioteca Pública Estadual de Baden-Württenberg - WLB Coleção de bíblias - http://www.wlb-stuttgart.de/archive/bibelslg.html ,  entre as quais a de Gutenberg. Apenas 3% dos livros estão disponíveis no sistema de acesso livre, enquanto 97% do acervo é em áreas restritas - Magazin. Endereço eletrônico: http://www.wlb-stuttgart.de/

Biblioteca Pública Estadual de Baden-Württenberg – dados de 2004 273 dias com atendimento ao público; 64 horas por semana de atendimento  ao público; 1.130.380 empréstimos; 34.206 usuários ativos; 260.241 atendimentos nos salões de leitura; 59.860 atendimento a perguntas e informações; 285 orientações e visitas orientadas; 91.427 empréstimo entre-bibliotecas (ativo/entregas); 23.205 empréstimo entre-bibliotecas (passivo/encomendas); 5 exposições culturais; 20 atividades culturais como palestras.

Biblioteca Pública Estadual de Baden-Württenberg – dados de 2004 A coleção aumentou em: 80.900 itens, sendo: por compra 36.460 depósito 27.737 permuta 747 doados 15.976

O ambiente Seus depósitos no subsolo são conhecidos como “Magazinen”, ocupam dois andares  do tamanho 120X60 metros (2 campos de futebol). Existem 5 horários de atendimento. Os pontos de acesso à Internet podem ser utilizados por 45 min por usuário sem custos adicionais. Cafeteria logo na entrada do prédio.

Catálogos No DigiKat - Digitalisierter alphabetischer Zettelkatalog - http://digisykben.wlb-stuttgart.de  estão os livros que foram publicados até o ano de 1988 e os periódicos até 1994. Livros após 1989 e inclusive o acervo antigo, conhecido como “Altbestand” de 1501 até 1850 podem ser consultados no  catálogo on-line - Online-Katalog - http://www.wlb-stuttgart.de/rundgang/vr_bfz.htm . Catálogo sistemático on-line para mapas - OSKAR, systematische Online-Katalog der Kartenabteilung. Biblioteca utiliza como notação o sistema “numerus currens” ou seja o número corrente da obra,

Catálogos online Os dados atualizados constantemente estão disponibilizados desde 1986 no catálogo on-line http://www.wlb-stuttgart.de/bawue/lanbib.html  e a interface de pesquisa em http://www.statistik.baden-wuerttemberg.de/LABI/home.asp. A manutenção do banco de dados ReDI – Regionale Datenbank-Information para as escolas superiores estaduais e das bibliotecas públicas estaduais de Baden-Württemberg . http://www-fr.redi-bw.de/index.php,  disponibiliza aos associados diretrizes bibliográficas , base de dados com texto na íntegra e factuais via Internet.  O desenvolvimento e manutenção operacional esta sob responsabilidade das universidades de Freiburg e Stuttgart. Também são realizadas pelo setor da WLB atividades cooperativas na manutenção do catálogo virtual bibliográfico da Alemanha – Virtuelle Deutsche Landesbibliographie - http://www.ubka.uni-karlsruhe.de/landesbibliographie/index.html, esse ambiente proporciona a meta-busca nas bibliografias regionais da Alemanha.

Recursos estratégicos A biblioteca tem apoio financeiro do ministério da Ciência, Pesquisa e Artes do Estado de Baden-Wuerttemberg É biblioteca regional para este estado federativo da Alemanha. Cabe lembrar que no estado são duas bibliotecas estaduais, a outra está localizada em Karlsruhe. Nesta biblioteca são cerca de 135 funcionários (auxiliares e bibliotecários) para desenvolverem os serviços, as atividades e tarefas.

Exposição Eric Carle Uma das 5 exposições de 2005 foi sobre Eric Carle (http://www.eric-carle.com), sua obra em diferentes idiomas, detalhes em http://www.wlb-stuttgart.de/aktuelles/eric_carle.html .

Impressões gerais A gestão do acervo O desenvolvimento da coleção O trabalho bibliográfico estadual – conhecido como Landesbibliographie, é um projeto colaborativo entre as duas bibliotecas públicas estaduais a de Karlsruhe e a de Stuttgart . Ambiente projetado e ergonômico. Velocidade da conexão internet: 2 a10 Gb

O que acontece no Brasil? Biblioteca Nacional e o Sistema de Bibliotecas Públicas Nacionais : qual será o prefeito que irá ao Rio de Janeiro para tratar de Cultura e depois a Brasília buscar recursos e tratar de outros assuntos? Levantamento realizado: De todos estados do Brasil, apenas 14 BPE com presença na Internet, sendo 7 possibilitam a consulta via catálogos online.

O que poderíamos aprender? Cooperação local, regional, nacional e internacional. Inserir a BPESC na pauta de políticas públicas de acesso à informação e inclusão social e digital. Utilização racional dos recursos pois são limitados (tanto aqui como lá). Envolvimento dos cursos de Biblioteconomia da UDESC e UFSC em apoiar atividades e tarefas da BPESC. Realização de intercâmbios para aprendizado continuado. Divulgar nossa realidade por meio de diagnósticos, estudos e realização de eventos como este ciclo de debates.

http://www.wlb-stuttgart.de/rundgang/start_vr.htm

REFERÊNCIAS Blattmann, Ursula. Visita a Bibliotecas na Alemanha. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 10, n.2 , p. 269-264 - , jan. dez. 2005. Disponível em: < http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/viewarticle.php?id=127&layout=abstract > LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura/ política para o livro. São Paulo: Summus, 2004. Correio eletrônico: ursula@ced.ufsc.br