Universidade Federal de Santa Catarina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Comissão de Educação dos Profissionais
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Universidade Federal do Rio Grande
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Disciplinas do curso 06mar2008
Fabiano André Vergani
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Acadêmico: Lourival Lacerda
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
ACADÊMICO: CARLOS ALBERTO DOS PRAZERES Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III CIN 5432 Prof. Ursula Blattmann Florianópolis, Abril de 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Universidade Federal de Santa Catarina
BIBLIOTECAS VIRTUAIS DISCIPLINA: CONTROLE II PROFESSORA: URSULA BLATMANN Florianópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Revista ACB : Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina Ursula Blattmann.
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
ONDE A PESQUISA, PODE SER FEITA?
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Educação na sociedade da informação
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Curso : Biblioteconomia Acadêmica : Tânia M. B. Valença Disciplina : Controle dos Registros do Conhecimento III Professora Ursula Blattmann Florianópolis - 2005

Artigo de Fábio Mascarenhas e Silva A INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIRA NO ÂMBITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA INICIATIVA GOVERNAMENTAL Artigo de Fábio Mascarenhas e Silva Mestre em Ciência da Informação pela PUC Campinas

RESUMO Este artigo aborda as iniciativas do governo, com relação à gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) Brasileira no âmbito da Sociedade da Informação (SI) a partir de uma leitura crítica de quatro publicações : Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil; Livro Branco: Ciência, Tecnologia e Inovação; Ciência e Tecnologia para a construção da Sociedade da Informação; e Contribuição para políticas de Informação Científico-Tecnológica.

Sociedade da Informação no Brasil : Livro Verde O Livro Verde é uma publicação do Programa Sociedade da Informação (Socinfo); Constitui em um conjunto de propostas visando impulsionar a Sociedade da Informação(SI) em vários aspectos como : ampliação do acesso, meios de conectividade, formação de recursos humanos, iniciativa à pesquisa, comércio eletrônico e desenvolvimento de novas aplicações.

Livro Branco : Ciência, Tecnologia e Inovação Consiste de uma grande agenda que enumera estratégias a serem desenvolvidas até o ano de 2012; Compõe quatro seções : a primeira examina os desafios para a consolidação de um Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; a segunda apresenta os objetivos de uma proposta de política para o o período de 2002-2012;

Livro Branco : Ciência, Tecnologia e Inovação A terceira estabelece as bases para a formulação de diretrizes estratégicas a partir do que existe; a quarta explicita um conjunto de diretrizes estratégicas com vistas às ações necessárias para que se alcancem os objetivos sugeridos.

Ciência e Tecnologia para a Construção da Sociedade da Informação Proposta encaminhada ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia que visa desenvolver um projeto de amplitude nacional a fim de estabelecer uma infra-estrutura que permita a oferta de serviços e aplicações da Sociedade da Informação, tendo como base o desenvolvimento de uma nova geração de redes Internet.

Contribuição para políticas de Informação Científico-Tecnológica(ICT) Coordenada pelo IBICT, a obra sugere a reflexão e desenvolvimento de metodologias apropriadas para os espaços de conhecimento, constituindo sistemas que sejam capazes de agregar setores sociais envolvidos e dependentes da informação; Ressalta ainda temas como : a economia da informação, políticas e marcos legais, comunicação voltada à transferência da informação e diretrizes envolvendo cidadania e inclusão social.

Histórico da Informação Científica e Tecnológica(ICT) Décadas de 1950/1960 – Foi o início de uma política de Ciência e Tecnologia e de Informação Científica e Tecnológica (ICT), por uma intervenção do Estado. A produção de ICT centrava-se nas universidades, institutos de pesquisa e empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento. Décadas de 1970 – O IBBD passa a ser denominado IBICT, que teve como missão planejar e coordenar o setor de ICT no país. Inaugurou o primeiro curso de pós-graduação (mestrado) em Ciência da Informação no país.

....Continuação Década de 1980 – Criou-se os Sistemas Estaduais de Informação em Ciência e Tecnologia (SEICT’s) e banco de dados nacionais. Década de 1990 – Instalação de núcleos de Informação Tecnológica e criação de sistemas e redes responsáveis pelo programa de disseminação da informação. Propagação de bibliotecas universitária virtuais com a implementação de programas como o PROEBE, SCIELO, SBInet.

Pontos críticos abordados pelo Autor “ a ICT brasileira, não se demonstra suficientemente habilitada para promover o fluxo dos estoques de informação ”; “ desatenção às políticas voltadas aos produtores e usuários de estoques de informação especializados”; “ falta de uniformidade dos sistemas de informação de bibliotecas, centros de documentação e núcleos de informação tecnológica”;

... continuação “ Para sermos uma sociedade fundamentada na informação, não bastaria o acesso à Internet, mas condições de uso e geração de fluxos informacionais em diversos setores da sociedade, que contribuíssem para o bem estar social de uma maneira geral ”.

Conclusão Sabemos que problemas como os da educação, saúde e moradia, não parecem estar atrelados aos avanços científicos e tecnológicos, mas sabemos também, como será importante se estas propostas de política nacional à gestão da Informação em Ciência e Tecnologia, se concretizadas, resultarão em benefícios sociais como a introdução das tecnologias de informação em classes menos favorecidas.

Referência http://www.socinfo.org.br/ SILVA, Fábio Mascarenhas e. A informação em ciência e tecnologia brasileira no âmbito da sociedade da informação: uma análise da iniciativa governamental. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. , p 18- 30, 2005. Disponível em : http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=150&article=30&mode=pdf . Acesso em 22 maio 2005. http://www.socinfo.org.br/