Universidade Federal de Santa Catarina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal de Santa Catarina
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
FACULDADE DOS GUARARAPES
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
IA_10_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Fred Luthans
MA_14_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Fred Luthans
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Acadêmico: Lourival Lacerda
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA
Sulamita M.S.Morini - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
ACADÊMICO: CARLOS ALBERTO DOS PRAZERES Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III CIN 5432 Prof. Ursula Blattmann Florianópolis, Abril de 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Enciclopédias on-line Disciplina: Controle II Professora: Úrsula Blattmann.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Professora: Ursula Blattmann.
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
BASE DE DADOS DE ARTIGOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia CIN5432 – CONTROLE DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO III Professora:
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Tipos de Tutoria.
BASE DE DADOS BIBLIOTECA PARTICULAR
Base de Dados MINHA BIBLIOTECA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
UNIVAP – UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Referências Bibliográficas
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
REFLEXÕES SOBRE PERCURSOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CLUBE DE CIÊNCIAS Sandra Maria Sales Pereira Ana Elisabeth Dias Pereira Cavalcante Diana Gonçalves.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Capacitação do Bibliotecário como Mediador do Aprendizado no Uso de Fontes de Informação Universidade Federal de Santa Catarina Disciplina: Controle de Registros III Professora: Ursula Blattmann Acadêmica: Maria Juseli Gonçalves Ribeiro E-mail: mariajuselig@yahoo.com.br

Capacitação do Bibliotecário como Mediador do Aprendizado no Uso de Fontes de Informação A visão do bibliotecário, como mediador e facilitador do aprendizado no uso de fontes de informações.

Processo seletivo de profissionais capacitados conhecimento interdisciplinar e especializado; comunicação interpessoal oral e escrita; habilidades gerenciais; comprometimento com a aprendizagem contínua e com o planejamento da carreira pessoal; manuseio inteligente de sistemas automatizados.

As 4 fases para a capacitação de equipes bibliotecárias Preliminares (nível estratégico); Elaboração de planos de ação (nível tático); Execução da proposta metodológica; Avaliação do programa de capacitação.

Aspecto pedagógico das atividades de capacitação Considerando o aspecto pedagógico das atividades de capacitação, quase tudo o que aprendemos requer uma ação de nossa parte, o que, por sua vez, traz conseqüências. À medida que alguém aprende e comporta-se de uma determinada maneira, o conhecimento dos efeitos de tal comportamento é importante, bem como sua correção e reforço do processo de aprendizado.

Conclusão O papel do bibliotecário é de suma importância no processo evolutivo intelectual, social e organizacional de nossa sociedade globalizada, que tanto valoriza o correto uso da informação como ferramenta na construção do processo decisório e evolutivo.

Referências DIAS, M.M.K.; BELLUZZO, R.C.B.; PINHO, F.A .; PIRES, D. Capacitação do Bibliotecário como Mediador do Aprendizado no Uso de Fontes de Informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.2, n.1, p. 1-16. jul./dez. 2004.