Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC - 9104 / Governo Eletrônico Prof. Aires José.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC - 9104 / Governo Eletrônico Prof. Aires José Rover e Eduardo Costa Grupo 3: Emily Vivian Valcarenghi - emilyvivian@gmail.com Marcilia Fagundes de Souza - marcyllya@yahoo.com.br Lúcio Eduardo Darelli – darelli@gmail.com

História: reprodução e Hereditariedade A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana Maturana e Varela Capítulo III: História: reprodução e Hereditariedade p. 64-82

A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana Maturana e Varela Idéia central Conhecer o conhecer através de um approach nem objetivista, nem idealista, mas de forma lógica a partir da observação das mudanças estruturais (ontogenia) de uma unidade autopoiética Dinâmica interna + interacional

A Autopoiese É a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios. A conservação da autopoiese e da adaptação de um ser vivo ao seu meio são condições sistêmicas para a vida. Por tanto um sistema vivo, como sistema autônomo está constantemente se autoproduzindo, autorregulando, e sempre mantendo interações com o meio, onde este apenas desencadeia no ser vivo mudanças determinadas em sua própria estrutura.

Retomando... Capítulo I: Conhecer o conhecer Todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer. Capítulo II: A organização do ser vivo Todo conhecer é um fazer daquele que conhece, todo conhecer depende da estrutura daquele que conhece. Capítulo III: História, reprodução e hereditariedade Entender os mecanismos que fazem do ser vivo um ser histórico.

História, reprodução e hereditariedade Como seres sociais, temos uma história, de descendentes e ancestrais. E como organismos, somos seres multicelulares. Como seres históricos, compartilhamos a mesma idade ancestral.

História, reprodução e hereditariedade (continuação) Para a compreensão do ser vivo é necessário entender os mecanismos que o tornam um ser histórico, para tanto é preciso entender o fenômeno da reprodução, que geralmente, consiste em que a partir de uma unidade e por meio de um processo origina-se outra unidade de mesma classe, mas distinguível da primeira.

História, reprodução e hereditariedade (continuação) Os modos de geração de unidades: réplica, cópia e reprodução Toda vez que ocorre uma série histórica acontece o fenômeno hereditário, ou seja, reaparecem configurações estruturais próprias de um membro de uma série na série seguinte.

O processo de reprodução Fratura que gera duas ou mais unidades semelhantes e diferentes entre si. O processo de reprodução gera necessariamente unidades historicamente conectadas, que por sua vez sofrem fraturas reprodutivas e formam, em conjunto, um sistema histórico. A reprodução não é constitutiva do ser vivo e não faz parte de sua organização, pois podemos existir sem nos reproduzir.

Hereditariedade É a invariância transgeracional de qualquer aspecto estrutural numa linhagem de unidades historicamente conectadas.

Conclusões Este livro mostra, a partir das qualidades das experiências dos seres vivos, autopoiese celular, organização dos metacelulares e seus domínios comportamentais, sistema nervoso, domínios linguísticos e linguagem, como surgem os fenômenos próprios dos seres vivos.

Conclusões (continuação) Todo fazer leva a um novo fazer: é o círculo cognitivo que caracteriza o nosso ser, num processo cuja realização está imersa no modo de ser autônomo do ser vivo. Torna-te quem tu és. (Nietzsche) Porque realmente temos dificuldade de nos auto-analisarmos? Podemos esperar de uma unidade aquilo que a não está determinado na dinâmica de sua organização?