SÍNTESE DE PROTEÍNAS DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Advertisements

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
Replicação do DNA.
Síntese Proteica Profª Viviane Gadotti.
TRADUÇÃO Processo pelo qual o RNA maduro é lido ou
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
Replicação, transcrição e tradução
SÍNTESE Proteica e código genético
A genética e os genes.
Síntese protéica.
Síntese de Proteínas Tradução.
Síntese de Proteínas.
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Citologia Prof. Marcelo.
R EPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. R EPLICAÇÃO DO DNA O DNA tem capacidade de se auto-duplicar, processo que recebe o nome de REPLICAÇÃO.
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS A SÍNTESE DE PROTEÍNAS. TRADUÇÃO (Síntese de Proteínas)  Envolve os três tipos de RNAs (RNA-m, RNA-r e RNA-t). ETAPAS 1)INICIAÇÃO.
BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto Capítulo 7(Itens 8 ao 19 ) Caderno 2 Aulas 21 a 24.
Pentose  ribose Base Nitrogenadaexclusiva  uracila Fita  simples OS TRÊS TIPOS DE RNA RNA – ribossômico (RNA-r)  componente do ribossomo, juntamente.
ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA E RNA. LOCALIZAÇÃO DNA  núcleo, mitocôndrias e cloroplastos. RNA  nucléolo, ribossomos, citosol, mitocôndrias e cloroplastos.
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
Respiração celular.
1) Defina sequências numéricas.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Biológicas (Bach & Lic) BIO Genética Tipos de Herança Dr. Cláudio C Silva.
Genética Molecular Centro de Ciências Exatas e da Natureza
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução.
Vírus Definição Os vírus são agentes infecciosos acelulares que, fora das células hospedeiras, são inertes, sem metabolismo próprio, mas dentro delas,
Prof. Edi A célula.
DNA A molécula da vida.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
Fundamentos de Aritmética
PATERNIDADE Exame de DNA – Identificação pessoal
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
CLONE População de células geneticamente idências
Compostos inorgânicos e orgânicos
O que você deve saber sobre
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
METABOLISMO ENERGÉTICO II Fermentação e Respiração
O Processo de Tradução Centro de Ciências Exatas e da Natureza
O que você deve saber sobre
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Professora: Luciana Ramalho
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
ESTRUTURA DO GENOMA HUMANO
Biologia Nuclear Prof. Guilherme.
Características gerais dos seres vivos
Genética e os padrões de transmissão de herança
A genética e os genes Módulo 11 BioApoio
1.1. Tipos de ligações químicas
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL por Kristian Wessman
FOTOSSÍNTESE.
Aminoácidos.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Características Gerais Dos Seres Vivos.
DNA o veículo da hereditariedade
Ciências Níveis de organização
Recombinação V(D)J: Os genes das Ig e TCR
O QUE É TRANSCRIÇÃO ? É o processo de formação do RNA a partir da cadeia-molde de DNA. E não é todo o DNA que vai ser sintetizado, apenas alguns fragmentos.RNADNA.
Noções de Genética I:.
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
NÚCLEO DA CÉLULA
Duplicação do DNA e Síntese de Proteínas
Sistema de Reparo DNA.
DNA ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO.
GENES.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

SÍNTESE DE PROTEÍNAS DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução Núcleo Citoplasma DNA RNAm RNAr RNAr Proteína

SÍNTESE DE PROTEÍNAS Transcrição Um fragmento de DNA (gene) é utilizado como molde para confeccionar moléculas de RNA Gene: É um trecho do DNA que pode ser transcrito em RNA. Os RNA’s formados podem ser de três tipos: RNAm (mensageiro) RNAt (transportador) RNAr (ribossômico) Gene

Transcrição

Transcrição

DNA vai abrir uma parte dele (helicase) Transcrição DNA vai abrir uma parte dele (helicase) Esse pedaço que está aberto contêm a informação para a síntese proteica. Para que passe essa informação ele irá formar um RNAm. Fita aberta servirá de molde. A RNA polimerase liga-se no DNA, produzindo o RNAm. Processo chamado de TRANSCRIÇÃO.

Tradução Tradução É o processo no qual as seqüências de nucleotídeos em uma molécula de RNA mensageiro direciona a incorporação de aminoácidos em uma proteína. É a Segunda Etapa da Síntese de proteínas e ocorre no citoplasma O RNA mensageiro após ser transcrito sai do núcleo e migra para o citoplasma O RNA mensageiro é utilizado como molde para a produção de proteínas Participantes da Tradução: RNA mensageiro, RNA transportador, Ribossomos e Aminoácidos. RNA transportador Metionina Prolina RNA mensageiro Códon Serina Aminoácidos Ribossomo Anticódon

Síntese de Proteínas DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução Núcleo Citoplasma DNA RNAm RNAr RNAr Proteína

Tradução Ribossomo prende-se para ler a informação Leitura: por códon. É necessário um códon de iniciação (Met-AUG). Cada códon tem um anticódon que traz um aminoácido. O anticódon esta presente no RNAt . Quando interage com o códon, deixa o aminoácido. Ao encontrar o códon de terminação. A proteína está finalizada.

Síntese de Proteinas 6) O Código Genético O código genético consiste em trincas de nucleotídeos (códons) Como existem 4 bases de RNA (A,U,G,C), existem ao todo 64 códons. Porém, como vimos, um códon (AUG) é o de inicio e três são se parada (UAA), (UAG) e (UGA). Podemos dizer também que o Código Genético é universal, pois os códons têm o mesmo significado em quase todos os organismo do planeta. Porém, o Código Genétigo não é Ambíguo: um único códon não especifica mais do que um aminoácido. Então, há mais de um códon para certos aminoácidos. Existem apenas 20 aminoácidos diferentes para 60 códons. Dizemos que o Código Genético é Degenerado ou Redundante.

18) (PUC - MG-2007) Sobre o esquema ao lado, foram feitas algumas afirmações. I. O esquema representa o mecanismo da tradução, onde interagem os três tipos de RNAs. II. O pareamento do códon com anticódon específico resulta na entrada do aminoácido correto, determinado pela seqüência codificadora. III. Toda molécula de RNAm possui um códon de iniciação, que é sempre o mesmo – AUG.

IV. A perda de um único nucleotídeo no gene que dá origem ao RNAm pode alterar a tradução a partir daquele ponto. V. A associação entre aminoácidos para formar proteínas depende de ligações peptídicas. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I , IV e V apenas. b) I, II e III apenas. c) II, III e IV apenas. d) I, II, III, IV e V.

39) (UNICAMP-2009) Testes de paternidade comparando o DNA presente em amostras biológicas são cada vez mais comuns e são considerados praticamente infalíveis, já que apresentam 99,99% de acerto. Nesses testes podem ser comparados fragmentos do DNA do pai e da mãe com o do filho. Um teste de DNA foi solicitado por uma mulher que queria confirmar a paternidade dos filhos. Ela levou ao laboratório amostras de cabelos dela, do marido, dos dois filhos e de um outro homem que poderia ser o pai. Os resultados obtidos estão mostrados na figura abaixo. a) Que resultado a análise mostrou em relação à paternidade do Filho 1? E do Filho 2? Justifique. b) Num teste de paternidade, poderia ser utilizado apenas o DNA mitocondrial? Por quê? 39) a) O resultado mostrou que o Filho 1 é filho biológico do outro homem porque apresenta duas bandas (segmentos de DNA) também encontradas nesse homem, enquanto as outras duas se referem a segmentos de DNA herdados da mãe. O Filho 2 é filho do marido, já que as bandas referentes a esse filho são encontradas tanto no resultado referente à mãe quanto naquele correspondente ao marido. b) Não, porque o DNA mitocondrial tem informações só do genoma materno, proveniente das mitocôndrias do gameta materno (óvulo). Não seria possível, portanto, detectar os fragmentos de DNA mitocondrial de origem paterna.