Carta Argumentativa PRP- Karla Faria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Obs.: persuadir = convencer
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Verbos – Prova Bimestral
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Unicamp.
Origem: Grécia Antiga (séc.V a.C.) Faz parte da arte retórica
CARTA ARGUMENTATIVA.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
O texto argumentativo.
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
IÊDA SANTANA Olá amigos do 4º ano!
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Dissertação Redação.
PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Prof. Júnior Oliveira.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
CARTA DO LEITOR • Gênero textual em que um leitor expressa opiniões (favoráveis ou não) a respeito de assunto publicado em revistas, jornais, ou a respeito.
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
GÊNEROS JORNALÍSTICOS Professor Marlos Pires Gonçalves
Jornal como Recurso Didático
Carta é um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo.
CARTA ARGUMENTATIVA CARACTERÍSTICAS E EXEMPLO Professora Ana Carolina
A carta do leitor.
O texto argumentativo.
Iniciação Científica º Série/EM.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Professora Aline Duarte
Produção de Texto SARESP 2011
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Redigindo a opinião do grupo.
2007 Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas Comunidade São Francisco de Assis.
EDITORIAL.
Abaixo-assinado.
Textos dos media Maria Serafina Roque
Como Falar Bem em Público
Florianópolis, 18 de maio de 2015.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Gênero textual: Carta Aberta
Leia também as outras duas cartas do Apóstolo João Você tem o privilégio de ler agora a terceira carta do Apóstolo João na versão Biblia Viva da Editora.
A crítica.
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
Por que o jornal na escola?
Crônica argumentativa
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
MANIFESTO é uma declaração pública e solene que gira em torno de um posicionamento, uma concepção ou uma decisão a respeito de um assunto de cunho social,
#vaidarcerto :).  Comumente nos deparamos com fatos sociais relacionados a um grupo de pessoas que se unem em prol de uma reivindicação pautando-se por.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH
A carta argumentativa A carta argumentativa é um texto elaborado com o propósito de defender um ponto de vista sobre determinado assunto, por meio de argumentos.
Tipos textuais x Gênero textual
Transcrição da apresentação:

Carta Argumentativa PRP- Karla Faria

Características e objetivos Exposição de ponto de vista sobre um dado assunto. Argumentação sobre o ponto de vista. Estratégia persuasiva. Estrutura semelhante ao da carta pessoal: cabeçalho saudação, uso do vocativo corpo da carta apresentação do tema argumentos que comprovam o ponto de vista despedida assinatura

Características e objetivos Linguagem adequada ao meio de publicação. Padrão norma culta. Carta argumentativa vs carta pessoal Defesa de um ponto de vista através de argumentos com objetivo persuasivo. Leitor é definido, estabelecido. Mesmo que seja para a publicação no jornal, a carta é direcionada a um leitor definido: O jornal e seus leitores. Pode-se deixar transparecer as marcas de interlocução (pronomes e verbos no imperativo).

Carta de leitor Opinião Efeito de sentido de parcialidade. Espaço “democrático” do jornal. Aproximação leitor e empresa jornalística. Leitor prestigiado.

Exemplo de carta Londrina, 10 de setembro de 2002 Prezado editor, O senhor e eu podemos afirmar com segurança que a violência em Londrina atingiu proporções caóticas. Para chegar a tal conclusão, não é necessário recorrer a estatísticas. Basta sairmos às ruas (a pé ou de carro) num dia de "sorte" para constatarmos pessoalmente a gravidade da situação. Mas não acredito que esse quadro seja irremediável. Se as nossas autoridades seguirem alguns exemplos nacionais e internacionais, tenho a certeza de que poderemos ter mais tranquilidade na terceira cidade mais importante do Sul do país. Um bom modelo de ação a ser considerado é o adotado em Vigário Geral, no Rio de Janeiro, onde foi criado, no início de 1993, o Grupo cultural Afro Reggae. A iniciativa, cujos principais alvos são o tráfico de drogas e o subemprego, tem beneficiado cerca de 750 jovens. Além de Vigário Geral, são atendidas pelo grupo as comunidades de Cidade de Deus, Cantagalo e Parada de Lucas. Mas combater somente o narcotráfico e o problema do desemprego não basta, como nos demonstra um paradigma do exterior. Foi muito divulgado pela mídia - inclusive pelo seu jornal, a Folha de Londrina - o projeto de Tolerância Zero, adotado pela prefeitura nova- iorquina há cerca de dez anos. Por meio desse plano, foi descoberto que, além de reprimir os homicídios relacionados ao narcotráfico (intenção inicial), seria mister combater outros crimes, não tão graves, mas que também tinham relação direta com a incidência de assassinatos. A diminuição do número de casos de furtos de veículos, por exemplo, teve repercussão positiva na redução de homicídios. Convenhamos, senhor editor: faltam vontade e ação políticas. Já não é tempo de as nossas autoridades se espelharem em bons modelos? As iniciativas mencionadas foram somente duas de várias outras, em nosso e em outros países, que poderiam sanar ou, pelo menos, mitigar o problema da violência em Londrina, que tem assustado a todos. Espero que o senhor publique esta carta como forma de exteriorizar o protesto e as propostas deste leitor, que, como todos os londrinenses, deseja viver tranquilamente em nossa cidade. Atenciosamente, M. http://www.mundovestibular.com.br/articles/4486/1/CARTA-ARGUMENTATIVA/Paacutegina1.html

Atividades 1- Ler cartas de leitores publicadas em jornais. 2- Exercício impresso. 3- Elaboração de carta argumentativa a partir de reportagem do jornal O Fluminense.