Correntes imigratórias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
A formação do território brasileiro
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Movimentos migratórios
A história através dos gráficos...
Imigração japonesa Inícios da imigração.
Movimentos imigratórios
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNOS DO BRASIL
ECONOMIA E TRABALHO NO II REINADO
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
O que você deve saber sobre
população brasileira Cap. 15
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Correção da Prova 4° Bimestre.
Migrações - Influências
CENTRO SUL.
13 de maio – Abolição da escravatura
1- A ATUAL REGIÃO SUDESTE
BRASIL MUNDO POPULAÇÃO
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Estrutura fundiária brasileira Histórico
MIGRAÇÕES.
Estrutura fundiária brasileira
Movimentos Migratórios
A Formação do povo brasileiro.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Movimentos migratórios
O PROCESSO DE IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL
Migrações internas no Brasil
população brasileira Cap. 15
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
Geografia do Brasil Movimentos Migratórios Prof. Bruno Batista.
Segundo Reinado Economia.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Grupos de imigrantes mais numerosos no Brasil
Migrações internas – exemplos históricos
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Movimentos Migratórios Internos
A migração interna no Brasil
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
População Brasileira.
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
Sudeste.
Capítulo 17 Por que a escravidão durou tanto tempo no Brasil?
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
IMIGRAÇÃO.
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
Fonte: Organização Internacional para Migração
POPULAÇÃO.
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
6. As questões do trabalho no Brasil
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
 No princípio do Século XIX ocorreram grandes modificações políticas e econômicas na Europa. Grande parte dos italianos que migraram para o Brasil eram.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Transcrição da apresentação:

Correntes imigratórias Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

Em 1850 foi marcante, pois mudaria o rumo da historia do Brasil Em 1850 foi marcante, pois mudaria o rumo da historia do Brasil. A lei Euzébio de Queiroz pôs fim ao trafico negreiro, devido a pressão imposta pela Grã- Bretanha. Porem o fim da escravidão chega ao fim somente em 1888 com a Lei Áurea.

O que impulsionou a imigração no Brasil? 1) A substituição da mão de obra escrava para a assalariada 2) Promoção do branqueamento de raças pela elite e governo brasileiro 3) Crise econômica e social nos países europeus aliado com a necessidade de mão de obra no Brasil.

Os principais grupos de imigrantes no Brasil- Portugueses É o grupo mais numeroso de imigrantes que vieram par ao Brasil. Se dedicaram tanto para as atividades rurais quanto urbanas e espalharam-se por todas as regiões do país, principalmente o Rio de Janeiro.

Italianos É a segunda maior comunidade de imigrantes. No final do século XIX, a Itália estava passando por uma crise politica e econômica principalmente o desemprego. A viajem era custeada pelo governo e os grandes fazendeiros, muitos morreram devido a doenças e condições precárias nos navios.

A relação de trabalho em muitos casos era ruim, eram tratados semelhante aos escravo, não demorou muito para existir a escravidão por divida. Os italianos concentraram-se no trabalho nas lavouras de café e uma outra parte na ocupação da região sul como povoamento.

Alemães Os alemães chegaram ao Brasil em 1824 no Rio Grande do Sul, a corrente imigratória vinda da Alemanha concentrava-se principalmente na região Sul. Trouxeram sua experiência na manufatura do couro, dos cristais e das tecelagens.

Espanhóis Assim como os italianos vieram ao Brasil no final do século XIX principalmente no estado de São Paulo trabalhar na lavoura de café. É o terceiro maior grupo de imigrantes destacando no comercio nos principais núcleos urbanos do pais.

Árabes, sírios, libaneses, judeus e eslavos Os Árabes, sírios e libaneses concentram-se principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e da região norte do Brasil. Destacaram-se com a atividade comercial. Os judeus devido ao nazifascismo migraram nas décadas de 1920 e 1930, também nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os eslavos também vieram no século XX e dedicaram-se a atividades rurais, concentrando-se no estado do Paraná.

Japoneses Foram os últimos grupo de imigrantes a entrar no Brasil, os japoneses eram vistos como um povo de difícil integração, contudo a necessidade de mão de obra fez com que as autoridades aceitassem a sua entrada no pais. Suas atividades foram tanto na área rural quanto urbana, na década de 1930 o governo Vargas limitou a entrada de imigrantes com a Lei de Cotas de Imigração.

Migrações Consiste em um movimento interno do pais, em que o migrante demonstra interesse em se estabelecer em caráter definitivo. Os movimentos de migração no Brasil sempre esta relacionado a ofertas de empregos. O processo de industrialização, a partir da década de 1930, foi o responsável pelo grande deslocamento de nordestinos para a região sudeste entre 1950-1970.

Em meados de 1970 as regiões centro-oeste e norte ganharam um novo impulso econômico, com a chamada ´´nova fronteira agropecuária``. Muitos sulistas venderam suas propriedades e se deslocaram para o Centro-Oeste, para dedicarem ao cultivo de soja.

Emigrações Consiste na saída de brasileiros para um determinado destino. Atualmente mais de 4 milhões de brasileiros vivem fora do pais. O emigrante brasileiro normalmente e jovem, do sexo masculino e solteiro. Os principais destinos são: Japão, Portugal, Espanha, Itália e Paraguai. Brasiguaios: brasileiros que vivem no Paraguai Decasséguis: brasileiros descendentes de japoneses que vivem e trabalham no Japão.