Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
Sistema circulatório.
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA E FISIOLOGIA DO SANGUE
ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
O que é que acontece a quem tem diabetes?
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Sistema Cardiovascular
Ciências O SANGUE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue.
AMINOÁCIDOS & PROTEÍNAS
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Aula 26 O sangue.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Métodos de entrada e defesa do Organismo
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
E.E. Camilo Bonfim Tema: Importância do Ferro para o Organismo
SISTEMA SANGUINEO “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito:
lDH Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Monitores:
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DO HEMOGRAMA
TECIDO SANGUÍNEO.
Trabalho sobre Hemofilia; Anemia; Anemia Falciforme e Leucemia.
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
Constituintes do sangue
LEUCEMIA.
Úlceras de Membros Inferiores na Anemia Falciforme
FARMACOLOGIA DO SANGUE
Nutrição na Desnutrição
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Anatomia e fisiologia animais – sangue
Constituintes do Sangue e suas funções
SANGUE.
Sangue O sangue é constituído por uma parte líquida chamada de plasma e por uma parte sólida composta pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos,
SISTEMA CARDIOVASCULAR
LEUCEMIA.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Constituição e funções
Sistema Circulatório.
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Anemias.
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
Conseqüências da Anemia Ferropriva no infanto na faixa etária abaixo dos 5 anos Aluna: Marcelle Alves Lima Silva Orientador: MSc Valdemir Miranda.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO HEMOFILIA
Hipóteses Diagnósticas
Hemoglobina É uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) . Encontrada dispersa no sangue ou em varias células especializadas.
SISTEMA LINFÁTICO.
Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.
Prof. Dr. Paulo Roberto Moura Lima
MONITORIA DE BIOQUÍMICA E LABORATÓRIO CLÍNICO
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
Biologia/Geologia II Unidade 6 – Reprodução Reprodução Assexuada Magda Charrua BG II 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA.
Sistema Circulatório.
1 Compreender o Corpo Humano 9
Sistema cardiovascular
Dificuldade de aprendizagem
Sistema cardiovascular
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
Glóbulos Vermelhos A principal função dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos é transportar a hemoglobina. A hemoglobina por sua vez.
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Disciplina e ano Transporte de nutrientes e oxigénio até às células 1.3 Sangue Circulação Recordar conceitos… Ciências da Natureza seis.
TECIDO SANGUÍNEO O sangue é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta células separadas por grande quantidade de matriz extracelular , o plasma sanguíneo,
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
Vitaminas e Nutrientes
Leucemia.
O que é anemia ? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
Transcrição da apresentação:

Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas, deu-se no século XI. A Hemofilia A é o transtorno mais freqüente da coagulação, deficiência recessiva ligada ao sexo, do fator VIII de coagulação. Segundo cifras da Organização Mundial da Saúde (OMS), representa 85% dos casos divulgados internacionalmente. A Hemofilia B deve-se a deficiência do fator IX. Os dados clínicos e de laboratório são similares aos da hemofilia do tipo A. O tratamento para hemofilia envolve transfusões de plasma para repor o fator da coagulação deficiente.

Anemia A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue). É através da hemoglobina que o sangue transporta oxigênio para todas as partes do nosso corpo. Há muitos tratamentos para anemia, contudo, estes dependerão do grau de gravidade de cada caso. Como todas as nossas células dependem de oxigênio para desempenhar suas funções vitais, a anemia pode trazer sérias complicações, uma vez que ela atinge diretamente a hemoglobina (proteina transportadora de oxigênio e ferro). Curiosidade: A deficiência de ferro em nosso organismo é um importante fator desencadeante desta doença

Anemia Falciforme A anemia falciforme é uma doença hereditária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue. Nos doentes, chamados de falcêmicos, a hemoglobina dentro dessas células assume formato de foice ou meia-lua ao entregar o oxigênio para os tecidos e se enrijece, enquanto a hemoglobina normal é arredondada e maleável. A anemia falciforme é uma doença para a vida toda, mas é possível administrar os sintomas e complicações. Para evitar infecções, a criança terá que tomar uma dose diária de penicilina. Os médicos também receitam suplementação de ácido fólico para ajudar na produção de sangue. Transfusões sanguíneas também podem ser usadas para controlar o quadro.

Leucemia Quatro principais tipos de leucemia. Leucemia aguda x crônica. Leucemia linfóide x mielóide. Leucemia é um termo amplo que cobre um espectro de doenças. Leucemia linfóide aguda é a mais comum em crianças pequenas. Ela também afeta adultos, especialmente os de mais de 65 anos. Leucemia mielóide aguda ocorre mais em adultos do que em crianças. Leucemia linfóide crônica afeta mais adultos acima de 55 anos de idade. Algumas vezes ocorre em adultos jovens, mas quase nunca em crianças. Leucemia mielóide crônica ocorre principalmente em adultos. Um número muito pequeno de crianças é afetado.

Leucócitos: glóbulos brancos. Hemácias: glóbulos vermelhos.