Personalidade Anti-social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
A instituição escolar e a violência
TEORIA DO CRIME (DIREITO PENAL II)
KS Consulting Palestrante: Odair Ricci
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Transtorno de Personalidade Anti-Social
Um subgrupo da depressão
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Isolamento Social.
BULLYNG
Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força. Tiago.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Tente ler sem chorar!!!.
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Comportamento suicida
FÉ? PARA QUE SERVE?.
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
Vícios da Internet Segurança na Internet e vícios da Internet.
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
QUESTÕES DA INFÂNCIA E JUVENTUDE:
PSICOPATIA.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
RISCOS E BENEFICIOS DE NAVEGAR NA INTERNET
O pecado da acepção de pessoas
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
Proteja-se na rua!.
O que é Bullying?.
Consciencialização sobre o Bullying
Ética deontológica de Kant
VC É AQUILO QUE VC FAZ CONTINUAMENTE.
Professora Roseli Candida Leite
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Violência Doméstica E.B 2/3 Couto Mineiro E.M.R.C Prof.: José António
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
Criminologia Profa: Vladia Soares
Crueldade com os Animais
Abandono de Animais Você abandonaria seu filho? Animais são como crianças, o abandono não tem desculpa.
INFÂNCIA ROUBADA.
PSICOLOGIA Geral e Jurídica DOCENTE ESP : Gisele Andrade.
Transtornos de Adaptação
Concurso SES-DF: Psicólogo
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Transtorno de Personalidade Antissocial
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Psicopatia na adolescência.
PSICOPATIA.
ESQUIZOFRENIA.
Colégio Imaculada Conceição Professor : Ribamar Disciplina:Sociologia Grupo:Ana Luiza Nogueira,Joseana Farias,Larissa Pontes e Marcos Garcia Tema: A lei.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Transtornos por uso de Substâncias
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
Transcrição da apresentação:

Personalidade Anti-social Sociopatas, Psicopatas, Personalidade dissocial, personalidade amoral

Prevalência 3% em homens 1% em mulheres As estimativas de prevalência em contextos clínicos têm variado de 3 a 30%, dependendo das características predominantes das populações amostradas.

Casos 1) Kelly Samara Carvalho dos Santos “Ago. 2007: Jovem, 19 anos, bonita e bem vestida, presa em São Paulo acusada de falsidade ideológica, estelionato e furtos. Conquistava a confiança de pessoas ricas, homens e idosos, roubava suas jóias, dinheiro, cartões de crédito e cheques. Já se passou por estudante de direito, veterinária, dermatologista, fazendeira, ...”

2) “Champinha” “Nov. 2003: Jovem, 16 anos, condenado pelo sequestro e assassinato de Felipe Caffé (19 anos) e Liana (16 anos) em São Paulo. Felipe recebeu um tiro na nuca e foi jogado num córrego. Liana foi abusada sexualmente por 4 dias e morta a facadas.”

3) Divina de Fátima Pereira “Nega” “Nov. 2007: Acusada de matar a irmã grávida de 9 meses, em Goiânia. A irmã descobriu que Divina tinha roubado seus documentos e cheque para dar golpes, então ameaçou denunciá-la à policia. Divina a estrangulou com um sutiã. Voltou em algumas horas e fingiu estar surpresa com a morte da irmã. Divina continuou a aplicar golpes com os documentos da irmã falecida.”

4) Suzane Von Richthofen

Gravidade Grau I Leve : Trapaças, golpes, pequenos roubos. Não são inclinados à matar Grau II e III Moderado à Grave: Matam com crueldade e prazer

“Predadores Sociais” - Mas não são considerados loucos Palavra Psicopata: psyche: Mente pathos: Doença - Mas não são considerados loucos - Não há Delírios, Alucinações e nem sofrimento mental

Perfil do Psicopata - Superficialidade e Eloquência - Egocentrismo e Megalomania: Superioridade, arrogância, auto-confiança - Ausência de empatia - Manipulação, mentiras e trapaças Pobreza de emoções (Não sentem amor, compaixão e respeito) - Ausência do sentimento de culpa

Características Comportamentais Impulsividade - Incapacidade de fazer planos para o futuro.

Exemplo de Impulsividade “ Um presidiário psicopata grave, um dia estava a caminho de uma festa e resolveu comprar um engradado de cerveja. Ao perceber que havia deixado sua carteira em casa, simplesmente pegou um pedaço de madeira robusto e assaltou o posto de gasolina mais próximo, deixando um funcionário gravemente ferido.”

2. Autocontrole deficiente (Irritabilidade e Agressividade) - Ofendem-se por motivos banais e respondem com violência. - Após este comportamento voltam a agir normalmente, como se nada tivesse ocorrido. - Repetidas lutas corporais ou agressões físicas.

Exemplo de Auto-controle deficiente “ Estacionar no shopping em local proibido, e ao ser solicitado para retirar o carro, agir com agressão e depois ser capaz de passear no shopping como se nada tivesse acontecido.”

3. Necessidade de excitação Intolerância ao tédio ou rotina, por isso envolvem-se em situações ilegais, agressões físicas, brigas, direção perigosa, uso de drogas, promiscuidade sexual. - Mudam de residência e emprego constantemente.

Exemplo de Necessidade de Excitação “ Jovens de classe média são pegos ateando fogo em um mendigo que dormia na praça da cidade. Na delegacia declararam que estavam voltando de uma festa e resolveram brincar com as pessoas que encontrassem na rua. O mendigo foi o primeiro que encontraram.”

4. Irresponsabilidade - Incapacidade de manter-se no trabalho (faltas frequentes) e de honrar compromissos financeiros. - Indiferença com a família - Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia.

5. Problemas comportamentais precoces - Mentiras recorrentes, vandalismo e violência precoces. - Crueldade com animais, colegas, crianças, irmãos. - Praticantes de bullying (intimidações) - Ausência de remorso - Punições não mudam seus comportamentos

6. Comportamento transgressor no adulto - Incapacidade em se adequar às normas sociais (comportamentos ilícitos) - Desrespeito e violação dos direitos dos outros. - Propensão para enganar (usar nomes falsos, mentir repetidamente, ou ludibriar outrém para obter vantagem própria)

Diagnóstico Características anteriores > 18 anos Existência de Transtorno de conduta com início aos 15 anos, Exclusão de outras doenças mentais (Esquizofrenia ou Episódio Maníaco)

Critérios Diagnósticos para F60. 2 - 301 Critérios Diagnósticos para F60.2 - 301.7 Transtorno da Personalidade Anti-Social A. Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos, como indicado por pelo menos três dos seguintes critérios: (1) fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção (2) propensão para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer (3) impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro (4) irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas (5) desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia (6) irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras (7) ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa B. O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade. C. Existem evidências de Transtorno da Conduta com início antes dos 15 anos de idade. D. A ocorrência do comportamento anti-social não se dá exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou Episódio Maníaco.

Referência Bibliográfica Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado. SILVA, A.B.B. Ed. Fontanar. 2008. Rio de Janeiro. http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=50