Distribuição e Copyright Seminário em Computação Musical
Ladies and Gentleman: The Band Davi Rios Francisco Carvalho Nitai Silva Renato Ferreira Vitor Costa
A Inspiração A Internet gerou uma revolução em como conteúdo é distribuído A web trouxe inúmeras possibilidades para publishers e para a indústria do entretenimento Como proteger propriedade intelectual e direitos autorais???
A Partitura Objetivos Uma longa história... DRM XrML Creative Commons El Grand Final
Objetivos Abordar o desafio de proteger e legalizar conteúdo digital Abordar casos reais Evitar que a turma durma numa segunda-feira de manhã Deixar Geber feliz
A história problemática dos direitos autorais
Egito, 4000 a.c. - Invenção da escrita Grécia, 600 d.c. - Primórdios dos direitos autorais Idade Média – Ainda manuscritos. Alemanha, 1440 – Johann Gutenberg inventa a impressão e a tipografia. Recife, 5/9/06, aula de Computação Musical
As soluções problemáticas para os problemas históricos
Egito, 4000 a.c. - Invenção da escrita Grécia, 600 d.c. - Primórdios dos direitos autorais Idade Média – Ainda manuscritos. Alemanha, 1440 – Johann Gutenberg inventa a impressão e a tipografia. Inglaterra, 1709 – Estatuto de Anne - primeiro ato de copyright da história. Suíca, 1889 – Convenção de Berna Paris, 1971 – última revisão ao texto da Convenção. Recife, 5/9/06, aula de Computação Musical
Digitalização e gigantização do problema (a.k.a. P2P)
Egito, 4000 a.c. - Invenção da escrita Grécia, 600 d.c. - Primórdios dos direitos autorais Idade Média – Ainda manuscritos. Alemanha, 1440 – Johann Gutenberg inventa a impressão e a tipografia. Inglaterra, 1709 – Estatuto de Anne - primeiro ato de copyright da história. Suíca, 1889 – Convenção de Berna Paris, 1971 – última revisão ao texto da Convenção. EUA, Recife, 5/9/06, aula de Computação Musical
A digitalização das soluções... e novos problemas!
Egito, 4000 a.c. - Invenção da escrita Grécia, 600 d.c. - Primórdios dos direitos autorais Idade Média – Ainda manuscritos. Alemanha, 1440 – Johann Gutenberg inventa a impressão e a tipografia. Inglaterra, 1709 – Estatuto de Anne - primeiro ato de copyright da história. Suíca, 1889 – Convenção de Berna Paris, 1971 – última revisão ao texto da Convenção. EUA, EUA, iTunes + FairPlay Recife, 5/9/06, aula de Computação Musical
Digital Rights Management DRM é o termo utilizado para tecnologias desenvolvidas para gerenciamento de direitos digitais
Multi-tier Business Model DRM deve se aplicar a todos os estágios do ciclo de vida de um conteúdo digital: –Criação –Agregação / Publicação –Distribuição –Consumo –Super-distribuição
Multi-tier Business Model
XrML eXtensible rights Markup Language Linguagem baseada em XML Desenvolvida pela ContentGuard Permite interoperabilidade entre sistemas DRM ContentGuard provê uma SDK para tratamento da linguagem
XrML Um keyHolder pode imprimir um livro localizado numa URL
Creative Commons Enabling the legal sharing and reuse of cultural, educational, and scientific works. Opções flexíveis de licenças Todos os direitos reservados versus Alguns direitos reservados!
Creative Commons Licenças genéricas Licenças específicas para áudio
iTunes e DRM FairPlay? Várias contendas na justiça –Concorrência vs. Apple –Apple vs. Open Source –Usuários vs. Apple
El Grand Final Problemas antigos ainda sem soluções Soluções devem abranger todas as camadas do ciclo de vida de um item digital Complexidade da Lei de Copyright Ainda vamos ver muitas novidades...