Cap Relatividade Relatividade; Efeito Doppler para a luz;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à teoria da relatividade restrita
Advertisements

Lorde Kelvin ( ) Físico inglês
RELATIVIDADE RESTRITA NUMA CASCA DE NOZ
Relatividade Restrita
Universidade Federal Rural
Universidade Católica de Goiás
Espaço, Tempo e Relatividade
Capítulo 38 Relatividade.
Capítulo 38 Relatividade z z  z2
Física Moderna Prof. Dante Mosca
RELATIVIDADE ESPECIAL
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Tópico Avançado: A teoria Geral da Relatividade.
Relatividade especial trabalha com referenciais inerciais
Representação do E-T : diagramas de Minkowski
REA TRANSFORMAÇÕES DE LORENTZ Adaptado da apostila de Física IV – IFUSP – de autoria de Manoel R. Robillota et al. Evento: Algo que realmente acontece.
REA Relatividade de Galileu
REA OS POSTULADOS E AS CONTRADIÇÕES
Tempo e Espaço Após estudar um pouco a dilatação do tempo e a contração do comprimento uma série de duvidas podem passar pela nossa cabeça: É o espaço.
Ondulatória.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Capítulo 18 – Movimento ondulatório
TEORIA DA RELATIVIDADE
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
Teoria da Relatividade
Tubos sonoros - Uma das extremidades fechadas: Deslocamento máximo
© J. Seixas (DFIST) Onde se propaga a luz? Como diferem a luz e o som? Como varia a velocidade da luz com a velocidade do observador? A experiência.
Prob. 1: Qual deve ser o momento linear de uma partícula, de massa m, para que a energia total da partícula seja 3 vezes maior que a sua energia de repouso.
Teoria Da Relatividade
Introdução à Relatividade
estão igualmente distantes
REA Transformações de Lorentz - aplicações
Uma abordagem à Física do 12º ano utilizando Simulações e Animações
Tópicos em Física Moderna
Aula-5 Teoria da Relatividade Restrita I
Introdução à Relatividade
Espaço, Tempo e Relatividade
Espaço, Tempo e Relatividade
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES mhs
Fizencadeando pensamentos
CONTRAÇÃO DO ESPAÇO E QUEBRA DE SIMULTANEIDADE
Ondas.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Aula-6 Teoria da Relatividade Restrita II
Ondas.
Índice Um pouco de história Tempo e Espaço Massa & Energia Sair
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Efeito Doppler Quando há movimento relativo entre o ouvinte e a fonte, a frequência percebida é diferente da frequência produzida pela fonte; denominamos.
A Revolução da Física Moderna
Generalizando as Coisas
TEORIA DA RELATIVIDADE E MECÂNICA QUÂNTICA
TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
Origem do Universo.
Introdução à Relatividade
CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA
EXPERIMENTO DE MICHELSON-MORLEY
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
1/1/ Mecânica & Ondas Relatividade de Einstein J. Seixas.
Teoria da Relatividade Especial
Professora Paula Melo Silva
Teoria da Relatividade Especial
* Teoria da relatividade * Descoberta do elétron
Ondulatória conceitos fundamentais
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Transformações Na Física Clássica, utilizamos as Transformações de Galileu para passar de um referencial para outro. Considerando apenas a velocidade em.
Física I Aula15 Centro de Massa e Momento Linear II 2009/2010.
Transcrição da apresentação:

Cap. 37 - Relatividade Relatividade; Efeito Doppler para a luz; Os postulados da relatividade; Evento; A relatividade da simultaneidade; A relatividade do tempo; A relatividade das distâncias; Transformações de Lorentz; A relatividade das velocidades; Efeito Doppler para a luz; Momento e Energia.

Relatividade Relatividade: medida de eventos (onde e quando ocorrem). Relação de valores medidos em referenciais diferentes. De fato, “Relatividade” é anterior à Einstein: Relatividade Galileana (Eqs. de Transformação de Galileu: y S’ y’ x’ v As leis da mecânica devem ser as mesmas para quaisquer referenciais inerciais S vt x’ x y = y’ x

Relatividade 1905: Teoria da relatividade restrita (referenciais inerciais – sem aceleração) 1915: Teoria da relatividade geral (outros tipos de referenciais)

Os postulados da relatividade As leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais. Não existe referencial absoluto. Os valores medidos em dois referenciais podem ser diferentes, mas a relação entre eles (leis) é que devem ser as mesmas. A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c em todas as direções e em todos os referenciais inerciais. c = 299 792 458 m/s: velocidade limite Experimento de W. Bertozzi (1964) com elétrons

Evento Evento: algo que acontece. Coordenadas de um evento: colisão entre duas partículas, acender de uma lâmpada, passagem de um pulso luminoso, etc. Coordenadas de um evento: 3 coordenadas espaciais. 1 coordenada temporal. Relatividade: determina as relações entre as coordenadas atribuídas a um mesmo evento por 2 observadores se movendo um em relação ao outro.

A relatividade da simultaneidade Suponha dois observadores em referenciais inerciais com velocidade relativa v. Para o observador A dois eventos independentes são simultâneos. Para o observador B esses eventos são necessariamente simultâneos?

A relatividade da simultaneidade Suponha dois observadores em referenciais inerciais com velocidade relativa v. Para o observador A dois eventos independentes são simultâneos. Para o observador B esses eventos são necessariamente simultâneos?

A relatividade da simultaneidade Observador verde: “os dois eventos foram simultâneos” Observador azul: “os dois eventos não foram simultâneos” Quem está certo? Lembre-se: Não existe referencial absoluto.

A relatividade do tempo O intervalo de tempo entre dois eventos depende da distância (espaço-temporal) entre os eventos. Observador O’: (tempo próprio*) Observador O: *Intervalo de tempo próprio: dois eventos acontecem no mesmo local dilatação do tempo

A relatividade do tempo Fator de Lorentz: Artigo Science

A relatividade das distâncias Como medir o comprimento de um corpo que não está em repouso no seu referencial? L0 contração das distâncias *comprimento próprio: Comprimento de um corpo no referencial em que o corpo se encontra estacionário Efeito sentido apenas na direção de movimento!!

Transformações de Lorentz Referencial S’ se movendo com velocidade v em relação ao referencial S. Observador em S: evento nas coordenadas (x, y, z, t) Observador em S’: evento nas coordenadas (x’, y’, z’, t’) Transformação de Galileu: Transformação de Lorentz:

Transformações de Lorentz   Simultaneidade Dois eventos simultâneos em S’: Dt’ = 0 Não são simultâneos em S: Dt ≠ 0 Dilatação dos Tempos Dois eventos ocorrem no mesmo local em S’ (Dx’ = 0) mas em ocasiões diferentes (Dt’ ≠ 0) Contração das Distâncias Régua em repouso em S’. O tamanho da régua em S, ou seja, as coordenadas de suas extremidades devem ser medidas simultaneamente (Dt = 0) 

A relatividade das velocidades Velocidade que dois observadores diferentes medem para a mesma partícula: Dividindo as equações: Divida numerador e denominador por Dt’: * Mesma direção de movimento de S’!!!!   caso clássico:

Efeito Doppler para a luz Para o som: 2º postulado da RR: A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c em todas as direções e em todos os referenciais inerciais. A frequência muda!!!

Efeito Doppler para a luz O Efeito Doppler na Astronomia: Estrela em repouso em relação a nós: detecta-se f0 Estrela se aproxima, ou se afasta: Deslocamento Doppler Velocidade radial pequena: expanda b em série deslocamento Doppler *Se esse adesivo estiver azul, então você está dirigindo muito rápido.

Momento Momento clássico de uma partícula: Momento relativístico de uma partícula: Tempo próprio da partícula

Energia Teorema trabalho-energia cinética: Energia cinética: Energia total: Termo que independe da velocidade da partícula!!!! ENERGIA DE REPOUSO

Energia Energia de repouso: relação entre massa e energia Relação energia-momento