A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maio / 2006.
Pedagogia da pesquisa-ação
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ELABORAÇÃO CURRICULAR RELACIONADA À VIDA COTIDIANA, AO MEIO AMBIENTE, À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Associação Industrial Portuguesa Fórum de Outubro de 2003 Contributos do Sistema Educativo para a Inovação Margarida Chagas Lopes.
Plano de Trabalho Docente
X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador–BA, 7 a 9 de julho de 2010 Memorial: motivações e contribuições.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Faculdade de Educação de Costa Rica
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Metodologia da Pesquisa Científica
O movimento das concepções alternativas
Professor(es)-Pesquisador(es):
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
INTRODUÇÃO ..
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007

Conteúdo Fundamentos teórico-epistemológicos – Ensino de ciências e Construtivismo – Construtivismo crítico e construtivismo moral – Teoria Crítica: Adorno e Habermas Panorama da pesquisa em formação de professores no Brasil e no mundo – Relação universidade-escola – Políticas públicas em currículo e formação de professores

Metodologia Leitura de textos Seminários Discussão em grupo

Avaliação Pré-elaboração da resenha do texto da aula: colocada no Portfólio (TELEDUC) antes da aula Resenha: colocada no Portfólio depois da aula Trabalho final: re-elaboração própria do conteúdo da disciplina tendo em vista a dissertação ou tese

Artigos de revisão: universidade escola ZEICHNER, Kenneth; NOFFKE, Susan. Practioner Research, , 2001 COCHRAN-SMITH, Marylin. The New Teacher Education: For Better or for Worse? Educacional Research, v. 34, n.7, 3-17, 2005 COCHRAN-SMITH, Marylin. Studying Teacher Education: what we know and need to know. v.56, n.4, , COCHRAN-SMITH, Marylin; Fries, Mary Kim. Stikes, Stones e Ideology. The discourse of Reform in Teacher Education. Educational Research, 1-14, 2001 COCHRAN-SMITH, Marylin. The Teacher Research movement. Educational Research, v. 38, n 7, 1999 PRICE, Jeremy. Action Research, pedagogy and change: the transformative potential of action-research in pre-service teacher education. Journal of Curriculum Studies, v.33, n.1, 43-74, 2001

Artigos de revisão: universidade escola PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com formação. Educação e Pesquisa, v. 31, n.3, p , Pesquisa e Formação Docente. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, 2005 ANDRE, Marli; SIMÕES, Regina H. S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação e Sociedade, n. 68, 1999 TEBREURI-VIEIRA Celina. Formação em pensamento crítico de professores de ciências : Impacte nas práticas de sala de aula e no nível de pensamento crítico dos alunos. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências, v.3, n. 3,, FOERSTE, Erineu. Parceria na Formação de Professores. Revista Iberoamericana de Educacion, 1-12 Aquino, Júlio Groppa. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate, v.27, n.2, , 2001

Formação de Professores e Políticas SOUZA, Denise Trento Rebello. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, , 2006 DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. Competências na formação de professores no Brasil: o que não há de novo. Educação e Sociedade, v. 24, n, 85, , 2003 CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil, São Paulo: Cortez Editora, 2002