“Aplicação de Técnicas Analíticas no Estudo Geoquímico de Misturas de Óleos Biodegradados e Não-Biodegradados” Elizandra Cananéa de Sá Luiz Landau, D.Sc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
Deve ser selecionado o modo
Prof. Darlan Marcelo Delgado
TRANSFORMAÇÃO POR ANÁLISE DE ERRO
ANÁLISES DE REGRESSÃO.
Analise de Regressão Parte 2.
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Modelos de Regressão Múltipla.
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS
Rejane Sobrino Pinheiro Tania Guillén de Torres
Produtores Independentes no Brasil
CoKrigagem Procedimento geoestatístico segundo o qual diversas variáveis regionalizadas podem ser estimadas em conjunto, com base na correlação espacial.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
Título da Apresentação
O Uso De Modelos Econométricos Em Empresas
Métodos quantitativos de pesquisa Construção e análise de tabelas.
Estatística Aplicada (Aula 5)
Otimização da Técnica Radiográfica por Simulação Computacional
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Organização e apoio: Parâmetros Físico-Químicos Aplicados em Estudos Geoquímicos nos Sedimentos da Bacia Pelotas FURG Marilia Kabke Wally Paulo Roberto.
Introdução a planejamento e otimização de experimentos
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
Métodos Numéricos Computacionais
Jaci Maria Bernardo Silva Guigon (COPPE/UFRJ)
IMPACTO DA CIRCULAÇÃO OCEÂNICA DE GRANDE ESCALA NA MODELAGEM DE DISPERSÃO DE ÓLEO EM ESCALA DE BACIA. Autores: Luiz Paulo de Freitas Assad Orientadores:
Orientação: Luiz Landau e Raimundo Almeida Filho
ANÁLISE INSTRUMENTAL.
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:
Autor Doutorando Alex Francisco Antunes
Estatística e Probabilidade
DELINEAMENTOS CORRELACIONAIS
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Análise de Regressão Camilo Daleles Rennó
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
VALIDAÇÃO CRUZADA EM ANÁLISE BASEADA EM MODELO DE EFEITOS PRINCIPAIS ADITIVOS E INTERAÇÃO MULTIPLICATIVA (AMMI) Carlos Tadeu dos Santos Dias Escola Superior.
Regressão Linear.
Interpolação e Ajuste de Curvas
Contabilidade e Regressão Linear
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Regressão e Previsão Numérica.
André de Oliveira Traple (bolsista); Daniel Juan Pagano (orientador)
Ajuste de regressão 13 de abril de 2015
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
Denis A. F. de Souza1, Alvaro L. G. A. Coutinho2, José L. D. Alves1
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Regressão.
Ajuste do Modelo Avaliação dos Coeficientes
Estatística para Cursos de Engenharia e Informática
Introdução a Teoria Microeconômica
Israel Müller Zamporlini
Descrição Bivariada Comparando Duas Distribuições
Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.
Estatística e Probabilidade
FLO Estatística Aplicada a Engenharia Florestal
Regressão Linear Simples
Correlação e regressão
Regressão linear simples
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Experimentação e Instrumentação Regressão Linear e Múltipla
SER301 – ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Fernando Leonardi RA: Matheus Vieira RA: Uso das.
LINEARIDADE Kamila Dias Nayara Rayanne Pereira Renata Fernandes Solange Araújo.
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Transcrição da apresentação:

“Aplicação de Técnicas Analíticas no Estudo Geoquímico de Misturas de Óleos Biodegradados e Não-Biodegradados” Elizandra Cananéa de Sá Luiz Landau, D.Sc (UFRJ/COPPE/LAMCE) Silvana Maria Barbanti, D.Sc (COPPETEC/CENPES) COPPE/UFRJ Rio de Janeiro, RJ Novembro/2004

Objetivos Estudar o comportamento geoquímico de misturas de óleos; Desenvolver um método para estimar a contribuição de cada um dos óleos em misturas. Mistura Petróleo % óleo biodegradado % óleo não-biodegradado

Motivação A maioria das acumulações de petróleo das bacias sedimentares brasileiras é formada por misturas de óleos biodegradados e não-biodegradados; A qualidade final do petróleo no reservatório é determinada pela proporção relativa entre os óleos;

Aplicações na Indústria do Petróleo O método estimativo proposto permite: Estimar a qualidade final do petróleo no reservatório; Auxiliar nas estratégias para produção e completação mais otimizadas dos campos de petróleo.

Desenvolver um método estimativo : Desafio Intrínseco Desenvolver um método estimativo : Simples; Rápido; De baixo custo adicional; Pequena margem de erro; Ferramenta útil de rotina no setor de E & P para estimar a qualidade do petróleo no reservatório.

Introdução Área de Estudo Bacia de Campos Bacia brasileira de maior produção de petróleo; Responsável por 80% da produção nacional; A taxa de biodegradação e de mistura de óleos é mais acentuada. Ao Sul pelo Alto de Cabo Frio Ao Norte pelo Alto de Vitória Guardado et al. (1989)

Seleção dos Óleos Originais Foram selecionados 4 amostras de óleo: 2 óleos não-biodegradadas (óleos A e C) 2 óleos biodegradadas (óleos B e D) Premissas: Origem; Maturação Térmica. Rooney et al. (1998) UCM n-Parafinas

Metodologia Preparação das Misturas

Cromatogramas das misturas A/B

Cromatogramas das misturas C/D

Procedimentos e Técnicas Analíticas

Discussão dos Resultados Dentre os parâmetros geoquímicos analisados, aqueles que expressaram variações frente o aumento da porcentagem do óleo não-biodegradado em misturas foram: Grau API; Teor de Hidrocarbonetos Saturados (%); Valores de UCM; Razões de Biomarcadores; Teor de Ni, S e Va.

Grau API Teor de Saturados (%) UCM/(UCM+n-alcanos) Hopanos/Esteranos

Óleo não-biodegradado ÓLEOS Ni V S Óleo não-biodegradado 8 10 3.4 Óleo Biodegradado 19 28 9.3

Análise Estatística Multivariada Determinar uma função que permita estimar a porcentagem de contribuição dos óleos biodegradados e não-biodegradados em misturas. Selecionar os parâmetros geoquímicos; Coeficiente de Correlação de Pearson (r); Aplicação do Método de Regressão Linear Múltipla Seqüencial.

Método de Regressão Linear Múltipla Seqüencial Y = aX1 + bX2 + cX3 onde: Y = variável dependente (proporção estimada) a, b e c = contribuições de cada variável independente X sobre a variável dependente Y X = variável independente (parâmetros geoquímicos)

Equações Proposta pelo Regressão Linear Múltipla Seqüencial. Mistura A/B Mistura C/D

Erro = ((μ – x)/μ)*100

Mistura A/B Mistura C/D Erro Padrão = 6.3%

Conclusões A partir do estudo geoquímico em misturas de óleos mostrou que determinados parâmetros geoquímico apresentam variações expressivas frente o aumento de contribuição do óleo não-biodegradado. A aplicação do método de regressão linear múltipla seqüencial mostrou ser uma ferramenta promissora para o estudo da estimativa da porcentagem de contribuição do óleo não-biodegradado e biodegradado em misturas.

FIM Agradecimentos ANP/PRH-02; Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE/COPPE/UFRJ); Centro de Excelência de Geoquímica Orgânica (CEGEQ/CENPES/PETROBRAS. FIM