Expedientes e Processos Administrativos SIGA-DOC Expedientes e Processos Administrativos
Agenda Histórico Tipos de documentos Apresentação do sistema Recuperação Preservação Interopera-bilidade Módulos comple-mentares SIGA-DOC em números Open source Comitês Conclusão
Desenvol- vimento Jan/06 Histórico do Projeto Desenvol- vimento Jan/06 SJRJ Jan/07 TRF2 Set/07 SJES Nov/07 CJF Jan/12 TJ/PA Out/12 TJ/BA TJ/RJ FIOCRUZ UFF CNJ STF TJ/SC
Documentos Tipo de documento Expediente Processo Adm. Origem Produzido no sistema Externo Importado Suporte Papel Digital
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Produção de Expedientes Editor de textos interno (permite colar do Word) Gera documentos a partir do preenchimento de formulários Facilidade de classificação (pessoas, órgãos e gestão documental) Numeração única de documentos Criação automática de vias (PCTT) Gerência de co-signatários Geração automática de PDF Assinatura eletrônica com certificado digital
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Exibição do Expediente
Movimentação Transferir Juntar e desentranhar Vincular Anexar PDF Para lotação ou pessoa Entre órgãos usuários do sistema Para órgão externo Juntar e desentranhar Vincular Anexar PDF Criar e cancelar vias Escrever despachos Arquivar Fazer anotações Refazer e duplicar
Criação de Expediente Interno
Produção de Processos Controle de juntada e desentranhamento Geração de certidão de exclusão para casos de desentranhamento ou cancelamento de anexação Numeração contínua de páginas em processos digitais Geração de múltiplos volumes, com certidão de criação e de encerramento Controle de apensos Subprocessos Geração de PDF único com todo o dossiê
Criação de Expediente Interno
Criação de Expediente Interno
Diário da Justiça Eletrônico Publicação Boletim Interno Diário da Justiça Eletrônico Gerenciamento minucioso de permissões para publicar Movimentação específica para publicar Geração automática do boletim, após confirmação do gestor Publicação é registrada no histórico do documento Gestão centralizada por órgão Gestores podem triar documentos submetidos por usuários sem privilégio Envio de documentos e metadados para publicação Quando ocorre a publicação, acrescenta data e página no histórico do documento
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Recuperação Busca Metadados Texto completo Documento principal Anexos Verificação de autenticidade via web Níveis de Sigilo Público Limitado Ao órgão Entre lotações Entre pessoas
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Preservação MoReq-Jus Alto grau de aderência PCTT Class. automática Tempo-ralidade de cada via Documentos Metadados PDF HTML Formulário Anexos Assinatura eletrônica ICP-Brasil Padrão PKCS#7 Políticas de assinatura ICP-Brasil Carimbo de tempo (futuro)
Interoperabilidade Integração com sistemas de RH Cadastro Sincronismo via HTTP e XML de pessoas, cargos, funções, lotações Histórico de alterações Gestão de Identidade (SIGA-GI) Cadastro Recebimento de senha por email Integrações opcionais Módulos do SIGA Outros sistemas via webservices Workflow (SIGA-WF)
Exemplo de XML <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <base orgaoUsuario="RJ"> <cargos> <cargo id="2032" nome="TECNICO JUDICIARIO/INFORMATICA" /> </cargos> <funcoes> <funcao id="65" nome="SUPERVISOR" /> </funcoes> <lotacoes> <lotacao id="0" nome="Seção Judiciária do Rio de Janeiro" sigla="SJRJ" /> <lotacao id="142" nome="Direção do Foro " sigla="DIRFO" idPai="0" /> <lotacao id="163" nome="Secretaria Geral" sigla="SG" idPai="142" /> <lotacao id="180" nome="Subsecretaria de Telecomunicações e Informática" sigla="STI" idPai="163" /> <lotacao id="519" nome="Coordenadoria de Sistemas de Informação" sigla="CSIS" idPai="180" /> <lotacao id="525" nome="Seção de Sistemas Especializados" sigla="SESIE" idPai="519" /> </lotacoes> <pessoas> <pessoa id="00489623760" cpf="00489623760" nome="RENATO DO AMARAL CRIVANO MACHADO" sexo="M" dtNascimento="16121968" nacionalidade="BRASILEIRA" naturalidade="RIO DE JANEIRO" tipoSanguineo="AB+" grauInstrucao="SUPERIOR COMPLETO" matricula="13635" dtInicioExercicio="14072005" atoNomeacao="322" dtNomeacao="10062005" dtAtoPublicacao="15062005" dtPosse="14072005" cargo="2132" padraoReferencia="A-NS-4" situacao="1" lotacao="525" sigla="TAH" email="TAH@jfrj.gov.br" funcaoConfianca="65" /> </pessoas> </base>
Módulos Complementares SIFA-WF Workflow Gestão do fluxo de trabalho Tramitação automática Controle de prazos SIGA-GI: Gestão de Identidade Autenticação Controle de acesso e permissões Integração com MS AD e Exchange SIGA-DOC
Impressão do Rascunho
Finalizer, Anexar e Visualizar Dossiê
Dossiê HTML
Dossiê PDF
Despachar
Despacho/Transferência
SIGA-DOC em Números Órgão Usuários Documentos CJF 232 24.814 TRF2 1.249 212.083 SJRJ 3.334 428.937 SJES 537 26.039 TOTAL 5.352 691.873
SIGA-DOC em Números Órgão 2007 2008 2009 2010 2011 2012 CJF - 36.658 TRF2 1.446 9.314 37.633 38.532 58.138 93.223 SJRJ 47.996 59.822 73.660 86.289 86.735 97.975 SJES 688 2.031 7.989 8.473 9.831 TOTAL 49.442 69.824 113.324 132.810 153.346 237.687
Open Source Disponível desde Fevereiro de 2012 em: http://code.google.com/p/projeto-siga Motivação Adoção por diversos órgãos Código fonte, documentação, base de conhecimento disponível para o público externo Controle de versões Distribuição de atualizações Recebimento de contribuições de desenvolvedores externos
Comitês Comitê Gestor Priorizar Alocar recursos Comitê de Padronização Definir modelos e padrões Consolidar e acompanhar demandas Comitê de TI Avaliar viabilidade técnica Definir prazos e custos
Arquitetura Struts 2 Action Load balance, single sign-on Java EE Container Web Struts 2 Action Load balance, single sign-on Banco de dados Hibernate, Oracle Hibernate Search, Lucene Produção de documentos Templates em JSP ou Free-marker iText, FOP, Nheen-gatu FCK-Editor
Infraestrutura
Conclusão Solução completa de gestão de documentos altamente aderente ao MoReq-Jus. Projetado e implementado exclusivamente por servidores públicos para ser um sistema nacional e multi-órgão. A 2ª Região fica feliz em oferecer o SIGA-DOC, fruto de seu trabalho, para ser amplamente utilizado, visando: Reduzir o gasto público; Minimizar o esforço redundante das equipes de TI; Evoluir rapidamente o sistema através do trabalho colaborativo.
Premissas Participar dos comitês Emitir ato normativo tornando obrigatório o uso para todos os documentos do órgão Os novos documentos deverão ser 100% digitais Aderir à base de dados integrada Toda alteração no sistema será versionada em clone de nosso repositório GIT Possuir uma equipe de servidores do quadro atuando no projeto em tempo integral 2 servidores da área de negócios (mínimo 1) 3 servidores de TI (mínimo 1) Se um servidor se afastar, antes deve repassar o conhecimento para seu sucessor Prover atendimento de primeiro nível A comunicação com a SJRJ deve ser centralizada em 1 ou 2 pessoas
Obrigado! Patrícia Longhi – patricia.longhi@jfrj.jus.br Gustavo Barreto – gustavo.barreto@jfrj.jus.br Paulo Henrique Duarte – phduarte@jfrj.jus.br Renato Crivano – crivano@jfrj.jus.br