COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Adm. Geraldo Barbosa Silva Júnior

as formas de comunicação ESCRITA: Redação simples, direta e objetiva, com vocabulário adequado para transmitir uma determinada mensagem, informação ou decisão. Ex. : Relatórios, Correspondências, Circulares etc. ORAL: Comunicação interpessoal com uso da fala, através do mesmo código para transmitir informações ou dados. Ex.: Diálogo, Discurso, Pronunciamento etc.

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO MENSAGEM MEIO RECEPTOR EMISSOR DECODIFICAÇÃO CODIFICAÇÃO RUÍDO RESPOSTA FEEDBACK

CLASSIFICAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS Qualquer forma de comunicação escrita é considerada uma correspondência, seja destinada a Pessoas Jurídicas ou Pessoas Físicas, ou aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição. Portanto, pode ser classificada como : INTERNA: entre órgãos de uma mesma instituição/organização; EXTERNA: entre instituições/organizações e Pessoas Físicas.

TIPOS DE CORRESPONDÊNCIAS OFÍCIO: correspondência de caráter oficial utilizada exclusivamente pelo serviço público na comunicação com o público externo; CARTA: correspondência pela qual Pessoas Jurídicas ou Físicas se comunicam com o público externo em geral; CARTA COMERCIAL: meio de comunicação utilizado pela Pessoas Jurídicas para desenvolver ou finalizar transações comerciais.

TIPOS DE CORRESPONDÊNCIAS CIRCULAR: correspondência enviada simultaneamente a vários destinatários (interna); CORREIO ELETRÔNICO: transmissão de documentos ou mensagens através da Rede Mundial de Computadores.

UTILIZANDO OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO CORRESPONDÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS: Usar os padrões técnicos formais (texto impessoal); Uso adequado de Pronomes de Tratamento; Texto formal, claro e objetivo; Usar vocabulário correto; Descrição de Remetentes: Cargos, Funções e Local; Descrição de Destinatários: Local, Data, Cargos e Funções.

UTILIZANDO OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E-MAIL: Evitar abreviações desnecessárias; Texto formal, claro e objetivo; Usar vocabulário correto; Assinatura e endereço formal; Atenção aos remetentes; Responder adequadamente.

UTILIZANDO OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO AO TELEFONE: Saber ouvir; Falar pausadamente; Usar vocabulário correto; Evitar reducionismo; Cortesia e Educação; Anotação.

CORRESPONDÊNCIAS TÉCNICAS MEMORANDO PORTARIA OFÍCIO RELATÓRIO

MEMORANDO Modalidade de comunicação interna utilizada entre unidades administrativas de um determinado órgão, que pode estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.

PORTARIA Ato escrito que determina providências de caráter administrativo do Poder Público, dá instruções sobre execução de uma lei ou serviço, nomeia ou designa funcionários e aplica medidas de ordem disciplinar a subordinados.

OFÍCIO Modalidade de comunicação privativo utilizado entre Organizações Públicas para comunicar-se com demais organizações.

RELATÓRIO Exposição detalhada de ações administrativas desenvolvidas por uma organização pública ou privada. Deverá conter: folha de rosto, sumário e conteúdo.

DOCUMENTOS TÉCNICOS PROCURAÇÃO REQUERIMENTO DECLARAÇÃO ATESTADO COMUNICAÇÃO INTERNA

PROCURAÇÃO Documento que designa poderes específicos ou gerais a alguém (outorgado) para atuar em nome de outra pessoa (outorgante). Deve ter firma reconhecida em Cartório para ter validade.

REQUERIMENTO Documento para solicitação de algo a alguém, utilizado entre empresas e órgão públicos.

DECLARAÇÃO Documento utilizado quando se quer atestar ou confirmar algum fato para garantir um direito a determinada pessoa.

ATESTADO Documento firmado por uma pessoa em favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato.

COMUNICAÇÃO INTERNA Documento emitido por funcionário endereçada a um superior, subordinado ou nível equivalente, contendo informações referente ao andamento do trabalho.