Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM
Advertisements

Jacqueline de Aguiar Barros
Saúde do Brasil Um Sistema na UTI
PEA 5730 PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
PORTARIA Nº. 880 DE 16 DE MAIO DE 2013
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
PROJETO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SECRETARIA.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Marco Teórico Década de 50 – SAMDU “Serviço de Assistência Médica Domiciliar”; 1982 – Primeiro serviço de RESGATE / DF com as UTEs “Unidades Táticas de.
Noções de administração em enfermagem II
SAÚDE Compromissos de Governo.
ASSISTÊNCIA DOMICILIAR NO CONTEXTO DA MEDICINA PREVENTIVA
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 1 Prof.º Cleverson Luis
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Objetivos do núcleo multidisciplinar do CEFAI
Dr. Renato Françoso Filho
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
CÂMARA DE SAÚDE.
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
UNACON Hospital Municipal de Caetité
60 serviços Modelos de Gestão de Grandes Conglomerados Hospitalares
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
O hospital. Profª Simone Paixão.
HAPVIDA SAÚDE HOJE • 3ª maior operadora privada do Brasil;
Regionalização Solidária.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
UFU Universidade Federal de Uberlândia "Compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade"
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
MARIA AUXILIADORA ZANIN
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Ambulatório Médico Especializado
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
NOAS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Projeto III Projeto Institucional Posto de Saúde
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Enfermagem em Trauma e Emergência
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Componentes - Carlos - Carlota - Gabriely - Gerson - Luiz Eduardo.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2012.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Implantação do Laboratório de Análises Clinicas na ESF Ribeirinha Distrito de Auxiliadora / Rio Madeira Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá – Amazonas.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2012.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL GRANDE FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA Prof
Transcrição da apresentação:

Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE Universidade Católica de Goiás Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho

Tipos de Unidades de Saúde Para organização de um sistema local de saúde, a rede deverá contar com unidades distribuídas segundo os diferentes níveis de complexidade de serviços e de acordo com a realidade local

TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE POSTO DE SAÚDE * População: até 2000 habitantes * Assistência: profissionais de nível médio * Desenvolve atividades voltadas para orientações como :materno-infantil, alimentação, imunizações, fornecimento de medicamentos, educação em saúde.

TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE * População: entre 2000 e 30.000 hab. * Destinada a prestar assistência à saúde de uma população determinada. * Profissionais de nível superior * Os centros de saúde dividem-se em três tipos, segundo complexidade.

TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES * Ambulatório de especialidades * População superior a 30.000 hab. * Atividades médicas definidas pelo perfil epidemiológico e recursos de cada região * Laboratório de patologia clínica, radiodiagnóstico, sala de pequenas cirurgias e leitos de repouso.

TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE UNIDADE MISTA * População de até 15000 hab. * Assistência básica em regime ambulato- rial e de internação com atendimento de urgência, com toda a infraestrutura. * Utilizada em regiões onde a referência Centro de Saúde/ Hospital local ou regional seja onerosa.

TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE HOSPITAL LOCAL Destinado a atender agrupamento populacional acima de 20.000 hab. Assistência médica básica em regime de internação e urgência Outras especialidades poderão ser agrupadas, de acordo com o quadro epidemiológico.

TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE HOSPITAL REGIONAL Assistência médica básica em regime de internação emergência Especialidades médicas básicas, associadas àquelas consideradas estratégicas e necessárias para cada região.

TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE HOSPITAL ESPECIALIZADO * Presta assistência médica em uma só especialidade, em regime de internação e de emergência. HOSPITAL DE BASE OU MACRO- REGIONAL * Presta assistência médica especializada de alto grau de complexidade, em regime de internação.

CENTRO DE SAÚDE População:2000 a 5000 hab. Educação para a saúde TIPO I População:2000 a 5000 hab. Educação para a saúde Consulta médica e exames laboratoriais Atendimento interdisciplinar TIPO II População:5000 a 15000 hab. Melhores recursos de diagnóstico e tratamento

CENTRO DE SAÚDE TIPO III * População entre 15000 a 30000 hab. * Todos os recursos do TIPO II, mais as áreas definidas de acordo com o perfil epidemiológico da população. * São centros de referência * Supervisão de Postos de Saúde * Poderá ter leitos de observação e funcionar 24hs.