1-Religião nas Sociedades Tribais

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Transcrição da apresentação:

1-Religião nas Sociedades Tribais Trabalho: caça, pesca, coleta...agricultura Meios produção: florestas, águas, terra Sist.comercial: trocas → relações parentesco Org. social: CLÃ=autoridade/autonomia ADM:  Egito= necessidade planejar, controlar, organizar (4.000 a.e.c.) ordens escritas, consultoria... Antes governantes com poder despótico (desproporção) reação contra a vítima + parentes + tribo Código de Talião (lex talionis) avanço: delito pena cessação vingança privada Direitos Humanos: Cód.Hamurabi (1690 a.e.c) (Babilônia) Êxodo (± 1500 a.e.c) (Hebreu)

2.Ligadas às expressões sociais do grupo 1.1. RELIGIÃO 1. Ligadas aos fenômenos da natureza 2.Ligadas às expressões sociais do grupo Direito vindo dos deuses => profetas-estadistas (soberanos tocados por luz) - Lei como expressão do poder de quem a faz - Animista (origem de ‘alma’) Totemista (grupo e animais)  Seres bons/maus ou ambos com intenção de fazer mal; grupo como unidade social  ‘totem’ como meio de transmissão de vida para o grupo  para proteção = práticas com oferendas (feiticeiro ou xamã)  “Totem” = forças divinas que em cólera, exigiam reparação. Espalhavam peste, seca e outros malefícios.  “Tabu” = proibições religiosas, sociais e políticas criadas para aplacar a ira dos deuses e que, não obedecidas → castigo

2. Religião no Feudalismo ◘ organiza a economia; ◘ tributa em espécie e serviço(produção); ◘ tributo: direito do Rei/Sr.Feudal (terra). Poder político: Relações trabalho: centro=pessoas (Sr./camponês), aldeia Hierarquia - delegação poder: Rei → chefe feudo → chefe vila Org. social:  Egito= necessidade planejar, controlar, organizar (4.000 a.e.c.) ordens escritas, consultoria, direitos femininos...  Hamurabi= controle escrito e testemunhal (1800 a.e.c.) Arquitetura: Gótico catedrais: homem dominado pelo espaço, olhar para cima, em busca de Deus; Técnicas: fabricação e manuseio de vidro; colheitadeira movida a burro, guindastes, esgostos, ferradura, moinhos d´água,  Acentuação da pena de morte, executada por: fogueira, afogamento, enforcamento... visando intimidação.  sanções penais desiguais, dependendo da condição social e política do réu; Ciências e Tecnologia

2.1. RELIGIÃO & POLÍTICA DEUS Anjos Santos Povo Apoio ideológico, legitimação do poder vigente(?) REI  Onipresente/ciente/potente  DEUS Chefe feudo  Proteger povo  Anjos Santos Chefe fed.vilas  Interceder c/autorid.sup.  Chefe vila  ~ anjos, + px. povo  Papa...padres Povo  Servir todos os outros  Povo

Mundo Ideal Mundo Material imperfeição perfeição BEM MAL Diabo Deus 2.1.1.Platão séc. IVa.e.c. Mundo Ideal Mundo Material DICOTOMIA imperfeição perfeição 2.1.2. St.Agostinho séc. III BEM MAL D I C O T M A Diabo Deus Céu/paraíso Inferno Salvação Danação/Pecado Alma Corpo/carne

3. Capitalismo Rel.trabalho: Demanda = oferta (Equilíbrio) ◘ Navegações (XV-XVI); ◘ Renascimento (XIV-XVI); ◘ Iluminismo (XVIII); ◘ Rev. Francesa (XVIII)... Realizar “leis da Natureza H”: ◘ Harmonia, ◘ Paz, ◘ Felicidade 3. Capitalismo Rel.trabalho: Mercado (perfeito) ↔ conc.(perfeita) Demanda = oferta (Equilíbrio) Utópico ‘massa’ não tem $ ◘ LIBERDADE HUMANA < LEIS do MERCADO ◘ DIREITOS HUMANOS < DIREITO de PROPRIEDADE ◘ SACRIFÍCIO PESSOAL < GARANTIA do MERCADO

MODERNIDADE • o Renascimento (século XIV), • o aparecimento da imprensa (século XV), • a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII), • a Revolução Industrial (século XVIII), o mito e a religião substituídos pelo mito do progresso científico e tecnológico (positivismo/Comte). RAZÃO : para descobrir o mundo, e para entender a si mesmo (S.H.) → surge uma cultura laica, ou seja, sem a interferência da igreja De Teocêntrica para Antropocêntrica

• possibilita interpretação pessoal dos textos sagrados, O RACIONALISMO • possibilita interpretação pessoal dos textos sagrados, • a necessidade de nova moral religiosa (p/burguesia ascendente) possibilitou Reforma Protestante (Igreja Católica condenava usura, avareza, cobiça, e defendia a doutrina do "justo preço“) A ética protestante valorizava: a competitividade e a busca do lucro

Racionalidade c/ promessa p/ todas as perguntas             As instituições religiosas perdem poder Nesta nova realidade: • a escolha racional centrada no ser humano da sentido de ordem; ↓ • Deus estava na natureza, também no S.H., que poderia agora descobri-lo via da razão; • Para encontrar Deus, bastaria levar uma vida piedosa e virtuosa; • a Igreja torna-se dispensável. Racionalidade c/ promessa p/ todas as perguntas

ESTE PERÍODO É DE INSEGURANÇA!! • o desenvolvimento do capitalismo “selvagem”, • as duas grandes guerras mundiais, • a utilização da bomba atômica, • os riscos da industrialização para a ecologia ... ↓ mostrou a ineficácia da razão como “salvadora da pátria”, ESTE PERÍODO É DE INSEGURANÇA!!

↓ ESTE PERÍODO É DE INSEGURANÇA • instituições religiosas sem poder sobre o universo cultural, social e pessoal, • os indivíduos vivem o sagrado de formas particulares (subjetividade) ↓ retorno ao sentimento religioso concorrência entre diversas instituições religiosas (como na economia de mercado capitalista) a religião seja moldada pelo “gosto do freguês”. “morte” institucional => novos tipos experiências religiosas Como se deu esse processo?

CONTEPORANEIDADE condição sócio-cultural e estética do capitalismo contemporâneo devido: • a expansão das grandes corporações multinacionais, • a globalização dos mercados e do trabalho, • o consumo de massa e • a intensificação dos fluxos internacionais do capital • a crise das ideologias do séc.XX,pós queda Muro Berlim Também chamada de crise de reprodução do capital => crescimento do consumo ↔ exaustão dos recursos naturais.

RELIGIÃO e Contemporaneidade Ser Humano pós-moderno: • não precisa de promessas celestiais • nem se importa com castigos no/do além, ↓ • S.H. está no plano concreto (norteado pelo consumo de cada um) • S.H. precisa de “receita” para o agora: como resolver seus males e conseguir satisfação (blogs “Saiba como…”, “Tudo sobre…”, “Os 10 melhores/maiores…”, “Descubra aqui como…” )

RELIGIÃO e PÓS MODERNIDADE • S.H. procura “guia espiritual” p/ sufoco da vida cotidiana: acordar, ir ao trabalho, voltar para casa, bater continência a rede Globo e dormir, pequeno lazer no fim de semana antes de iniciar a repetição RELIGIÃO: • concilia os dogmas com a ordem liberal do consumo: ↓ • São aceitáveis Deus, Jesus Cristo, santos e ..., desde que eles aumentem os potenciais para conseguir acumular mais sensações de prazer da vida terrena • Procura por “mestres”, “gurus” ou “deuses humanos” que “vendem” produtos para intensificar as sensações de prazer

..... E ainda: • precisamos de especialistas para nos dizer o que, e como fazer; • temos uma diversidade ENORME de tudo e de todos... • ... aliada com uma ‘cultura do descartável’ sem precedentes; • alimentamos um consumismo insaciável; • desejamos um hedonismo (busca pelo prazer) moderno imediato, instantâneo;

RELIGIÃO e PÓS MODERNIDADE • O Ser Humano está realmente somente em busca da solução imediata de seus problemas cotidianos? • Como se apresenta os valores humanos e educacionais nesse quadro?