1-Religião nas Sociedades Tribais Trabalho: caça, pesca, coleta...agricultura Meios produção: florestas, águas, terra Sist.comercial: trocas → relações parentesco Org. social: CLÃ=autoridade/autonomia ADM: Egito= necessidade planejar, controlar, organizar (4.000 a.e.c.) ordens escritas, consultoria... Antes governantes com poder despótico (desproporção) reação contra a vítima + parentes + tribo Código de Talião (lex talionis) avanço: delito pena cessação vingança privada Direitos Humanos: Cód.Hamurabi (1690 a.e.c) (Babilônia) Êxodo (± 1500 a.e.c) (Hebreu)
2.Ligadas às expressões sociais do grupo 1.1. RELIGIÃO 1. Ligadas aos fenômenos da natureza 2.Ligadas às expressões sociais do grupo Direito vindo dos deuses => profetas-estadistas (soberanos tocados por luz) - Lei como expressão do poder de quem a faz - Animista (origem de ‘alma’) Totemista (grupo e animais) Seres bons/maus ou ambos com intenção de fazer mal; grupo como unidade social ‘totem’ como meio de transmissão de vida para o grupo para proteção = práticas com oferendas (feiticeiro ou xamã) “Totem” = forças divinas que em cólera, exigiam reparação. Espalhavam peste, seca e outros malefícios. “Tabu” = proibições religiosas, sociais e políticas criadas para aplacar a ira dos deuses e que, não obedecidas → castigo
2. Religião no Feudalismo ◘ organiza a economia; ◘ tributa em espécie e serviço(produção); ◘ tributo: direito do Rei/Sr.Feudal (terra). Poder político: Relações trabalho: centro=pessoas (Sr./camponês), aldeia Hierarquia - delegação poder: Rei → chefe feudo → chefe vila Org. social: Egito= necessidade planejar, controlar, organizar (4.000 a.e.c.) ordens escritas, consultoria, direitos femininos... Hamurabi= controle escrito e testemunhal (1800 a.e.c.) Arquitetura: Gótico catedrais: homem dominado pelo espaço, olhar para cima, em busca de Deus; Técnicas: fabricação e manuseio de vidro; colheitadeira movida a burro, guindastes, esgostos, ferradura, moinhos d´água, Acentuação da pena de morte, executada por: fogueira, afogamento, enforcamento... visando intimidação. sanções penais desiguais, dependendo da condição social e política do réu; Ciências e Tecnologia
2.1. RELIGIÃO & POLÍTICA DEUS Anjos Santos Povo Apoio ideológico, legitimação do poder vigente(?) REI Onipresente/ciente/potente DEUS Chefe feudo Proteger povo Anjos Santos Chefe fed.vilas Interceder c/autorid.sup. Chefe vila ~ anjos, + px. povo Papa...padres Povo Servir todos os outros Povo
Mundo Ideal Mundo Material imperfeição perfeição BEM MAL Diabo Deus 2.1.1.Platão séc. IVa.e.c. Mundo Ideal Mundo Material DICOTOMIA imperfeição perfeição 2.1.2. St.Agostinho séc. III BEM MAL D I C O T M A Diabo Deus Céu/paraíso Inferno Salvação Danação/Pecado Alma Corpo/carne
3. Capitalismo Rel.trabalho: Demanda = oferta (Equilíbrio) ◘ Navegações (XV-XVI); ◘ Renascimento (XIV-XVI); ◘ Iluminismo (XVIII); ◘ Rev. Francesa (XVIII)... Realizar “leis da Natureza H”: ◘ Harmonia, ◘ Paz, ◘ Felicidade 3. Capitalismo Rel.trabalho: Mercado (perfeito) ↔ conc.(perfeita) Demanda = oferta (Equilíbrio) Utópico ‘massa’ não tem $ ◘ LIBERDADE HUMANA < LEIS do MERCADO ◘ DIREITOS HUMANOS < DIREITO de PROPRIEDADE ◘ SACRIFÍCIO PESSOAL < GARANTIA do MERCADO
MODERNIDADE • o Renascimento (século XIV), • o aparecimento da imprensa (século XV), • a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII), • a Revolução Industrial (século XVIII), o mito e a religião substituídos pelo mito do progresso científico e tecnológico (positivismo/Comte). RAZÃO : para descobrir o mundo, e para entender a si mesmo (S.H.) → surge uma cultura laica, ou seja, sem a interferência da igreja De Teocêntrica para Antropocêntrica
• possibilita interpretação pessoal dos textos sagrados, O RACIONALISMO • possibilita interpretação pessoal dos textos sagrados, • a necessidade de nova moral religiosa (p/burguesia ascendente) possibilitou Reforma Protestante (Igreja Católica condenava usura, avareza, cobiça, e defendia a doutrina do "justo preço“) A ética protestante valorizava: a competitividade e a busca do lucro
Racionalidade c/ promessa p/ todas as perguntas As instituições religiosas perdem poder Nesta nova realidade: • a escolha racional centrada no ser humano da sentido de ordem; ↓ • Deus estava na natureza, também no S.H., que poderia agora descobri-lo via da razão; • Para encontrar Deus, bastaria levar uma vida piedosa e virtuosa; • a Igreja torna-se dispensável. Racionalidade c/ promessa p/ todas as perguntas
ESTE PERÍODO É DE INSEGURANÇA!! • o desenvolvimento do capitalismo “selvagem”, • as duas grandes guerras mundiais, • a utilização da bomba atômica, • os riscos da industrialização para a ecologia ... ↓ mostrou a ineficácia da razão como “salvadora da pátria”, ESTE PERÍODO É DE INSEGURANÇA!!
↓ ESTE PERÍODO É DE INSEGURANÇA • instituições religiosas sem poder sobre o universo cultural, social e pessoal, • os indivíduos vivem o sagrado de formas particulares (subjetividade) ↓ retorno ao sentimento religioso concorrência entre diversas instituições religiosas (como na economia de mercado capitalista) a religião seja moldada pelo “gosto do freguês”. “morte” institucional => novos tipos experiências religiosas Como se deu esse processo?
CONTEPORANEIDADE condição sócio-cultural e estética do capitalismo contemporâneo devido: • a expansão das grandes corporações multinacionais, • a globalização dos mercados e do trabalho, • o consumo de massa e • a intensificação dos fluxos internacionais do capital • a crise das ideologias do séc.XX,pós queda Muro Berlim Também chamada de crise de reprodução do capital => crescimento do consumo ↔ exaustão dos recursos naturais.
RELIGIÃO e Contemporaneidade Ser Humano pós-moderno: • não precisa de promessas celestiais • nem se importa com castigos no/do além, ↓ • S.H. está no plano concreto (norteado pelo consumo de cada um) • S.H. precisa de “receita” para o agora: como resolver seus males e conseguir satisfação (blogs “Saiba como…”, “Tudo sobre…”, “Os 10 melhores/maiores…”, “Descubra aqui como…” )
RELIGIÃO e PÓS MODERNIDADE • S.H. procura “guia espiritual” p/ sufoco da vida cotidiana: acordar, ir ao trabalho, voltar para casa, bater continência a rede Globo e dormir, pequeno lazer no fim de semana antes de iniciar a repetição RELIGIÃO: • concilia os dogmas com a ordem liberal do consumo: ↓ • São aceitáveis Deus, Jesus Cristo, santos e ..., desde que eles aumentem os potenciais para conseguir acumular mais sensações de prazer da vida terrena • Procura por “mestres”, “gurus” ou “deuses humanos” que “vendem” produtos para intensificar as sensações de prazer
..... E ainda: • precisamos de especialistas para nos dizer o que, e como fazer; • temos uma diversidade ENORME de tudo e de todos... • ... aliada com uma ‘cultura do descartável’ sem precedentes; • alimentamos um consumismo insaciável; • desejamos um hedonismo (busca pelo prazer) moderno imediato, instantâneo;
RELIGIÃO e PÓS MODERNIDADE • O Ser Humano está realmente somente em busca da solução imediata de seus problemas cotidianos? • Como se apresenta os valores humanos e educacionais nesse quadro?