Organização Industrial Localização da Empresa Referência: Martins e Laugeni – Administração da Produção
Localização da Empresa
Abordagens Gerais para se tomar decisões sobre localização Definição das necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Determinação das Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Procura por região viável Desenvolvimento de alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico
Capacidade do projeto: a que os fabricantes dos equipamentos informam Capacidade produtiva de uma instalação usualmente mede a quantidade de output por unidade de tempo. Capacidade do projeto: a que os fabricantes dos equipamentos informam Capacidade efetiva (real): descontadas as paradas e outras improdutividades. Capacidade nominal: adotada ou estabelecida pela empresa. Se não houver “margem de segurança” é igual à Capacidade efetiva.
Medida da capacidade em empresas industriais e de serviços MEDIDA DA CAPACIDADE DE EMPRESA INSUMOS VOLUME DE PRODUÇÃO Fábrica de refrigerantes Horas.máquinas disponíveis Número de unidades/ano Hotel Leitos disponíveis Número de hóspedes/dia Número de espectadores/ Cinema Número de assentos semana Fábrica de cimento Volume do forno de clinquer Toneladas/dia Empresa de transportes Número de poltronas Número de passageiros/ano Usina hidroelétrica Tamanho das turbinas Potência gerada (MW) Loja Área da loja Vendas/mês Escola Número de alunos Número de formados/ano
Determinação da Demanda A Determinação da Capacidade a instalar dependerá da estimativa da demanda. A precisão da determinação da demanda dependerá não só de adequada pesquisa de mercado, mas também de tratamento e análise dos dados coletados. Identificar e avaliar as alternativas Seleção da alternativa mais adequada
Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja: ANO 1 2 3 4 5 PRODUTO (unidades) 100.000 110.000 123.000 138.000 155.000 Sabe-se que a precisão da estimativa é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado de 35%. Portanto, o cenário de capacidade para a empresa é: ANO 1 2 3 4 5 CAPACIDADE MÁXIMA 38.500 42.350 51.660 57.960 65.100 CAPACIDADE MÍNIMA 31.500 34.650 34.440 38.640 43.400
CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA PROCESSO A 60 unid/h B 40 unid/h C 51 unid/h D 66 unid/h QUAL A CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? 40 unid/h QUAL O GARGALO DO SISTEMA? PROCESSO B
Exemplos de Fatores Determinantes na Localização Disponibilidade de Mão de Obra; Nível salarial e sindicatos; Disponibilidade de transporte; Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. Recursos naturais; Incentivos fiscais
determinantes na localização Exemplos de Fatores determinantes na localização Proximidade dos mercados Tendências de crescimento populacional Fornecedores e serviços de apoio Restrições ambientais Disponibilidade e custos dos terrenos
determinantes na localização Exemplos de Fatores determinantes na localização Leis de zoneamento; Proximidade de universidades; Hospitais; Nível de vida; Preferências da gerência
Cluster como Fator Competitivo Outros tipos de localização Condomínio industrial Consórcio modular Keiretsu Cooperativas Empresa virtual
Opções de Localização quando capacidade adicional e necessária: Não fazer nada: ajuste interno. Expandir a atual instalação. Adicionar nova fábrica. Fechar a instalação existente e mudar-se para outra maior.
Métodos Quantitativos de Localização Industrial Centro de Gravidade Momentos Ponto de Equilíbrio Avaliação de Fatores
Métodos Quantitativos de Localização Industrial Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): NOTAS Fator Peso A B C D Restrições ambientais 15 5 4 4 3 Disp de mão de obra 12 2 3 4 2 Sist de transporte 18 3 4 4 4 Prox. de mercados 20 2 3 4 3 Qualidade de vida 25 3 3 4 4 Prox. Matérias primas 10 5 2 1 5
Escolher C
EXERCÍCIO UMA EMPRESA DESEJA PONDERAR OS FATORES QUALITATIVOS DE QUATRO CIDADES CANDIDATAS A SEDIAR A SUA NOVA UNIDADE. A EMPRESA INICIALMENTE DEFINIU OS FATORES A SEREM CONSIDERADOS E ATRIBUIU A CADA UM DELES UM PESO. POSTERIORMENTE PEDIU A CADA UM DE SEUS PRINCIPAIS EXECUTIVOS QUE ATRIBUÍSSEM A CADA UMA DAS CIDADES UMA NOTA, ENTRE 0 E 10, PARA CADA UM DOS FATORES. OS DADOS OBTIDOS ESTÃO ABAIXO: Escolher C