O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Advertisements

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
Maria Helena Barros de Oliveira
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
POLÍTICA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde Coletiva II 2009.
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Exercício Profissional
Modelo Assistencial Brasileiro
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
Níveis de Atenção Níveis de Prevenção Um pouco de história SUS
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Centro de Vigilância Sanitária
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARA CURSO DE MEDICINA
Políticas Sociais em Saúde Pública
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Saúde do Trabalhador no SUS
Mauro Luís Silva de Souza
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
Políticas Públicas Municipais
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
DESAFIOS PARA APLICAÇÃO DA NR-36 E PAPEL SINDICAL
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Vigilância em Saúde Ambiental
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
Promoção da Saúde no Brasil
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
DIREITO À SAUDE.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
POLÍTICA E AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
SAÚDE DO TRABALHADOR.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR BASE LEGAL: Legislação Federal Constituição Federal 1988 Lei 8080 de 1990 Legislação Estadual Lei de 2001 Decreto 5711 de 2002 Legislação Municipal Lei Municipal 9000/96

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR Legislação Federal: Constituição Federal 1988, Art 200: Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;... VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR Legislação Federal: Constituição Federal 1988 Repasse dos aspectos relativos à Saúde do Trabalhador para a competência de atuação do Sistema Único de Saúde – SUS, ou seja, houve uma transferência de atribuições do campo do Direito do Trabalho para o campo do Direito Sanitário, decorrendo este fato do entendimento de que a saúde é um direito que deve ser garantido integralmente.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR Legislação Federal: LEI Nº – Lei Orgânica da Saúde: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS: I - a execução de ações: a) de vigilância sanitária; b) de vigilância epidemiológica; c) de saúde do trabalhador; e d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;... V - a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR Legislação Federal: LEI Nº – Lei Orgânica da Saúde, : Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. § 3º Entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho...

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR As informações relacionadas ao trabalhador são oriundas de diversas fontes: CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho – INSS); Declaração de Óbito; mídia, denúncias; demandas de outros órgãos (Ministério Público, Sindicatos); Ficha Amarela, Ficha de notificação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Atuar em Saúde do trabalhador exige integração de ações: Assistência – porta de entrada - notificação de acidentes, doenças ou óbitos relacionados ao trabalho; Epidemiologia – fluxo de informações e estudos de dados – priorização; Vigilância em Saúde do Trabalhador - inspeções nos ambientes - avaliação das condições de trabalho e riscos - Vigilância Sanitária.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Após o preenchimento da FN pelo médico, a mesma segue via sistema para Consulta Especializada para US Saúde do Trabalhador.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR FLUXO DE ENCAMINHAMENTO PARA REFERÊNCIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR FLUXO DE ENCAMINHAMENTO PARA REFERÊNCIA

LUIZ ANTONIO BITTENCOURT TEIXEIRA