Como ler uma imagem Análise da Imagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Dois modos de ler a Bíblia.
ESTÉTICA 1.
Letramento: um tema em três gêneros
A Linguagem da Pintura.
Análise de Imagem (Martine Joly)
ANÁLISE FÍLMICA Ensaio sobre a Análise Fílmica, Vanoye e Goliot-Lété
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
A Concepção Objetiva da Arte
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
O trabalho com conceitos em História
Movimentos da Psicologia
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
Prof. Everton da Silva Correa
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Atribuição de significados
Imagem Linguagem Visual
ESTÉTICA Arte e realidade
AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA
Intencionalidade discursiva
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
As teorias do currículo e o seu papel na descrição do currículo
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Comunicação & Expressão
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
O que é ensinar história?
História da comunicação.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Ideologia um conceito complexo
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Fundamentos da leitura visual
Profª. Taís Linassi Ruwer
Como fazer a leitura de obra de arte?
Importância da Leitura
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Por Onde Começar Letícia Thompson.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
(A psicologia da Forma)
INDEXAÇÃO DE IMAGEM FOTOGRÁFICA Baseado em: RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e temtização da imagem fotográfica. Ci. Inf., Brasília, v36, n.3, p.67-76,
Gestaltismo ..
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
IDEOLOGIA.
Correção da Atividade diagnóstica
O texto e suas propriedades 1ª parte
Semiótica e comunicação III
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
1-De acordo com Descartes:
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
Transcrição da apresentação:

Como ler uma imagem Análise da Imagem

Análise da Imagem “Aparentemente nada mais simples nem mais natural do que olhar e compreender uma fotografia, em geral, e de uma fotografia de imprensa em particular, feita como é para captar o olhar do espectador e ser interpretada à primeira vista”. (Martine Joly).

Análise da Imagem Como definimos uma boa fotografia? Em geral ela tem que ser nítida e de boa legibilidade (ou seja boa leitura). “Uma imagem bem legível e, por conseguinte, bem compreensível, é uma imagem sem ruído, sem parasitas, sem ambiguidades, sem dúvidas. Límpida, a boa fotografia de imprensa, “imagem do mundo”colhida no real, confirma assim a idéia de que o mundo em si mesmo é compreensível, previsível, reconhecido e reconfortante” (Martine Joly).

Análise da Imagem Outra definição de boa fotografia é a bem composta (herança de m olhar habituado a composição pictórica em perspectiva). O motivo principal tem que estar centrado, no eixo do nosso olhar. O ponto forte da imagem – presume-se está no centro -.

Análise da Imagem Mais uma regra: a fotografia não cortada. Não fragmentada. Em especial esta regra vale quando falamos de rostos. Mas são apenas convenções, tradições herdadas. No aparente erro da fotografia se encontra sua gramática, sua linguagem. É preciso então se despir destas questões e começar a decupar a imagem.

Análise da Imagem “ A imagem dá origem a uma história, que, por sua vez, dá origem a uma imagem”. (Alberto Manguel). Ler uma imagem é antes de mais nada procurar contextualizá-la em sua época. Ler uma imagem é um ato ou atitude ativa. Desejar ver, desejar ler. A percepção não é a única forma de acesso a uma imagem.

Análise da Imagem “A percepção não se separa da compreensão. Todo ato de ver implica em saber o que se ve.”(Lorenzo Vilches). Portanto, embora uma imagem possa remeter ao visível, toma alguns traços emprestados do visual, de qualquer maneira depende da produção de um sujeito. Devemos estudar como a imagem cria significados.

Análise da Imagem Muitos acreditam que a leitura de imagem seja algo natural: “O fato de o homem ter produzido imagens no mundo inteiro, desde a pré-história até nossos dias, faz com que acreditemos sermos capazes de reconhecer uma imagem figurativa em qualquer contexto histórico e cultural. No entanto deduzir que a leitura da imagem é universal revela confusão e desconhecimento.”(Martine Joly)

Análise da Imagem “O trabalho do analista é precisamente decifrar as significações que a “naturalidade aparente”das imagens visuais implica”. (Martine Joly) Podemos começar pensando nas funções comunicativas da imagem: Estética/arte; identidade; cartaz de estrada; imprensa, publicidade, propaganda, moda, etc.

Análise da Imagem Percebemos porém que isso muitas vezes é insuficiente. “Uma fotografia de imprensa, supostamente deveria ter uma função referencial e cognitiva, mas na realidade, situa-se entre a função referencial e a emotiva”. Também devemos separar a função explícita de uma função implícita. (Pierre Bordieu).

“Em certo sentido (percebido/nomeado) indica até que ponto a própria percepção das formas e dos objetos é cultural e como o que chamamos semelhança ou analogia corresponde a uma analogia perceptiva e não a uma semelhança entre a representação e o objeto: quando uma imagem nos parece semelhante é porque é construída de uma maneira que nos leva a decifrá-la como deciframos o próprio mundo”.