SINOPSE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O CONTO.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Sérgio Elias Vieira Cury
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Descrição do gênero Artigo de opinião
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Textos jornalísticos informativos
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 8ª ANO
Luiz Carlos Magalhães Padre e Jornalista
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
Regras e limites na educação de crianças
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
INTRODUÇÃO x RESUMO herek.com.br.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
ANÁLISE TEXTUAL Aula 7: Parágrafo. Estrutura do parágrafo.
RESENHA Resenha-resumo:
RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?
CRôNICA.
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
AULA 6 Como Estudar.
REUNIÃO DE PAIS Vídeo: Somos responsáveis pela educação de nossos filhos.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Resenha Produção de texto.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Como funciona a imprensa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
GÊNERO TEXTUAL PROCURAÇÃO: CONCEITO E FORMA
O adolescente cristão e a sexualidade
Texto Narrativo.
TV Asahi – – 115 episódios - Japão TV Record - Brasil
A Narrativa e seus Elementos Básicos
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Produção de Texto SARESP 2011
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
RESUMO.
Redigindo a opinião do grupo.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Jornalismo literário.
Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
Resumo.
Estrutura da Reportagem
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
RESENHA.
Escrita e Práticas Comunicativas
Metodologia Científica
Comunicação e Redação Empresarial
Professor Jardson Brito
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
APRENDIZ DA VIDA!.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Tipologia textual Dissertação.
O Gênero e a Argumentação nasTradições Discursivas DLCV – Área de Filologia e Língua Portuguesa Letícia Fernandes de Britto Costa Orientadora: Profª Drª.
RESENHA.
Introdução a atividade acadêmica
Transcrição da apresentação:

SINOPSE

SINOPSE: O QUE É E COMO SE FAZ? Segundo o dicionário (aulete.uol.com.br), sinopse é o texto que apresenta uma visão geral de uma obra ou produto cultural, sem destacar aspectos particulares, sem avaliação e, por isso, muito próximo do resumo.

Seu objetivo é dar ao leitor/espectador uma visão ampla, noção básica, do que vai encontrar num produto cultural, sem destacar aspectos particulares, sem pormenorizar. Sua avaliação opinativa é restrita, procurando descrever de modo breve.

Analisando a relativa estabilidade do gênero: Conteúdo temático: o tema ou conteúdo da sinopse é sempre apontar para um produto cultural, ou seja, aponta para outro texto, de modo breve, conciso e objetivo.

Estrutura/forma composicional: Geralmente, traz indicativos do autor/produtor, situando o leitor. Traz idéias centrais, argumentos e/ou sequências descritivas/narrativas básicas, em linhas gerais.

Estilo: basicamente, a sinopse apresenta um estilo funcional e de certo modo objetivo. Uma vez que o autor tem pouca relevância, sua presença é pequena, quase imperceptível.

Condições de produção: sinopses geralmente são textos curtos, que circulam em jornais e revistas, da esfera de circulação da imprensa e jornalística (jornalismo impresso). A situação de comunicação exige de quem escreve a previsão de que o leitor que consome o jornal ou a revista quer manter-se informado, atualizado culturalmente, e quer encontrar motivação para ler um livro ou assistir a um filme ou espetáculo cultural.

Sinopse de filme: Em Feliz Que Minha Mãe Esteja Viva (Je suis heureux que ma mère soit vivante, 2009), acompanhamos a busca de Thomas, filho adotivo do casal Annie e Yves Jouvet (Christine Citti e Yves Verhoeven), por sua mãe biológica. Aos quatro anos, Thomas, vivido então por Gabin Lefebvre, é abandonado por Julie Martino (Sophie Cattani), jovem e irresponsável demais para cuidar dele e de seu irmão bebê. O abandono gera em Thomas um sentimento de raiva, que vemos se materializar quando ele chega aos 12 anos, durando até sua vida adulta. A história é contada em recortes de três momentos, mostrando Thomas na infância, pré-adolescência e como jovem adulto de 20 anos, vivido por Vincent Rottiers.

Enquanto aos 12 anos a revolta do menino é aceita e relevada, como um fenômeno normal de tornar-se adolescente, na vida adulta ninguém mais será prejudicado por decisões movidas à raiva a não ser ele próprio. Chega a ser irritante assistir ao personagem agindo de maneira insensata, no melhor estilo "aborrecente". No entanto, é a irracionalidade de Thomas que move a trama.

Quando reencontra a mãe, ele tenta achar formas de preencher o vazio deixado pelo abandono há tantos anos, e participar de sua vida, passando a morar na casa de Julie. A relação entre os dois desenrola-se de maneira não convencional e é inevitável enxergar ali toques de Édipo, em uma combinação do conceito da psicologia com a tragédia de Sófocles.