Introdução à Instrumentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Amintas engenharia.
Conceitos Gerais de Grandezas Físicas
Unidades do sistema S.I. Massa Comprimento Tempo Corrente eléctrica
Método (de medição) – sequência de operações utilizadas na medição
Conceitos fundamentais
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Notas de aula Aula 1 Introdução ao curso Introdução a teoria de erros Forças centrais Alexandre Suaide Notas.
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Introdução a teoria de erros Alexandre Suaide Notas de aula
Física experimental I Objetivos: 1. Fixar conceitos de mecânica e termodinâmica. Conhecimento 2. Conhecimento e visão crítica de procedimentos experimentais.
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
Algarismos Significativos
Critérios gerais de classificação da prova de Matemática B – Prova 735.
Formulário de Matemática
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Folha de Cálculo Como Dar Nome a Uma ou mais Células?
A física é uma ciência experimental Fazer uma experiência nada mais é do que reproduzir um fenômeno natural, sob condições controladas, propiciando a realização.
A física é uma ciência experimental
A física é uma ciência experimental
6 Resultados de Medições Diretas
Medidas Elétricas.
ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA APLICADA.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Roda de Inércia.
Erros e variáveis aleatórias
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
Algarismos Significativos
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
MEDIDAS FISICAS.
Medições e Erros.
Aula 7 instrumentos digitais
SUMÁRIO: Medição e medida. Erros sistemáticos e erros aleatórios
Informática André alencar.
CAPACÍMETRO DIGITA L Gleson Fabio da Costa
Resolução de sistemas de equações lineares
Tratamento estatístico de dados experimentais  conceitos básicos
Introdução à METROLOGIA
Medição eletromagnéticas
MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Características generalizadas de desempenho de instrumentos
Erros e sua propagação Pontos mais importantes:
Algarismos Significativos
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
CI202Y - Métodos Numéricos Nelson Suga 2010
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Laboratório de Hidráulica
Métodos Numéricos Erros.
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza
ICC – 4.1. Aritmética Binária
METROLOGIA: ERROS DE MEDIÇÃO METROLOGIA SANDRO COSTA SILVA
Laboratório de Física Professores: Denes Morais José Cássio.
Física Experimental 1 Prof. Wellington Akira Iwamoto
Etapas da realização dos trabalhos de LEQ IV
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Física Experimental I – Teoria de Erros
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Aulas Introdutórias O processo de medida; – Incerteza; – Algarismos significativos e arredondamento; Tratamento de erros experimentais; O análise gráfico:
CEPZ1 – 2015 – AULA 04 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
A física é uma ciência experimental A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright ©
Valor Verdadeiro e Precisão
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Medição em Química Medir Medida Medição Determinar o nº de vezes que essa grandeza contém outra escolhida como unidade. Resulta.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Instrumentação

Tipos de Instrumentos de medida Instrumentos analógicos Instrumentos baseados numa agulha com movimento angular ou linear que se desloca sobre uma escala. Instrumentos digitais Apresentam as leituras sob a forma de dígitos (algarismos)

Tipos de Instrumentos de medida Instrumentos de leitura directa Instrumentos sem tratamento electrónico do sinal. Utilizam frequentemente a energia do circuito em teste para o seu próprio funcionamento, apresentando por isso o chamado efeito de carga. Podem ser digitais ou analógicos. Instrumentos electrónicos Fazem um tratamento electrónico do sinal, utilizando portanto uma fonte interna de energia. Podem ser digitais ou analógicos.

Funções dos Instrumentos de medida Indicação. Registo. Controlo.

Erros de medida

Erros de medida - Qualificação Grosseiros. Causados por operação incorrecta do utilizador. Sistematicos. 1. Erros do instrumento (fricção nos rolamentos, má calibração, etc) 2. Erros ambientais (temperatura, humidade, campos electromagnéticos, etc) 3. Erros de leitura (relacionados com o observador – paralaxe, etc) Aleatórios. São os erros que restam após a eliminação / contabilização dos grosseiros e dos sistemáticos. Resultam da acumulação de pequenos efeitos incontroláveis e variáveis no tempo. Só podem ser analizados de uma forma estatística.

Erros de medida – Quantificação Definições: Valor esperado (Y): Valor “real” da grandeza – o valor que deveríamos medir com um instrumento ideal. Valor medido (X): Valor obtido com um instrumento real. Erro absoluto (e): e = Y – X Erro relativo (er): er = |Y – X| / Y

Erros de medida – Quantificação Definições: Rigor (ou exactidão) de uma medida (A): A = 1- |Y – X| / Y = 1- er indica o quanto a medida está correcta. Precisão de uma medida (P): P = 1- |X – X| / X indica o quanto a medida está coerente com o conjunto de medidas.

Regras de cálculo na propagação de erros Arredondamentos Quando o algarismo a desprezar for igual ou superior a 5 o arredondamento é feito para cima, caso contrário é para baixo. Ex 1: arred(2,565; 2) = 2,57 Ex 2: arred(1,445; 1) = 1,4 Ex 3: arred(1,445; 2) = 1,45

Regras de cálculo na propagação de erros Adição e subtracção: No resultado, deve-se utilizar o número de casas decimais que tem a parcela com menor número de casas decimais. Ex: 1,78 (2) + 2,5 (1) 4,28 () R: 4,3 (1) Multiplicação e divisão: No resultado, deve-se utilizar o número de algarismos significativos que tem a parcela com menor número algarismos significativos. Ex: 0,07 (1) x 1,785 (4) 0,12495 () R: 0,1 (1)

Regras de cálculo na propagação de erros Regras na determinação dos algarismos significativos: Todos o dígitos não nulos (1-9) são contados como algarismos significativos. Zeros que tenham qualquer dígito não nulo à sua esquerda são considerados significativos. Todos os outros zeros não cobertos na regra 2 não são significativos. Ex.: 0,0040000 tem 5 Alg Sig 120,00420 tem 8 Alg Sig 1.000.000 ?! Ambíguo 1.00 X 106 tem 3 Alg Sig

Regras da propagação de erros na medida de grandezas Em leituras analógicas: O último algarismo significativo numa medida será a leitura na menor das escalas marcadas. Poderá haver interpolação até metade da menor das escalas. Em leituras digitais: O último algarismo significativo será o último dígito dos mostrador que se mantiver constante durante toda a leitura. Em casos em que haja alternância contínua e igualmente repartida entre dois valores poderá ser tomado mais um algarismo significativo correspondente a meio valor do anterior.

Leitura de aparelhos analógicos Em leituras analógicas existe sempre o erro de limitação (EL) relacionado com o atrito mecânico do sistema. O erro de limitação é fornecido pelo fabricante do aparelho em termos de percentagem de escala total. Por exemplo, 2 % FS, representa um erro de 20 mA num medidor com 1 A de escala máxima. Se estivermos a ler no 1º terço da escala, por exemplo 100 mA, o erro relativo devido à limitação do aparelho será sempre maior que o EL, neste caso será 20%!. Por isso em aparelhos analógicos devemos sempre procurar ler no último terço da escala!

Análise estatística de erros aleatórios Média aritmética: Média geométrica: Desvio simples: dk = Xk - X Desvio médio: Desvio padrão: se n<30 => n* = n-1 se n ≥30 => n* = n

Resolução de exercícios...