ARRUELAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas resistentes
Advertisements

TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
Aperto do parafuso que une o cabeçote ao bloco do motor
Desenho Mecânico I Aulas 4 Fernando.
ESTAÇÃO INVERNADA.
Arruelas.
Material didático desenvolvido pelo Profº Valentino Funções:. proteger as peças, parafuso e a porca evitando desgaste e deformações nas superfícies de.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
Micrômetro A precisão de medição que se obtém com o paquímetro, às vezes, não é suficiente. Para medições mais rigorosas, utiliza- se o micrômetro, que.
Resistência dos Materiais Revisão de Mecânica Vetorial Força Resultante, Lei dos Senos e Lei dos Cossenos Curso de Férias – Julho de 2016 Aula 02 Prof.
Tensões e deformações em peças mecânicas Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Elementos de fixação e de apoio Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
UNIDADE III PILARES.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Topografia de Superfícies e Superfícies de Contato Prof. Reinaldo Maia Contribuição Prof. Diego Corradi.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
TB 100%.
9. Acessórios (suportes)
Cap.4 - Ligações de peças estruturais
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
Preparativos Antes da Montagem
ELEMENTOS DE MÁQUINAS ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS.
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
TERMFORMAGEM O processo de transformação plástica através da termoformagem consiste em aquecer chapas de plástico de diversos tipos de materiais e espessuras;
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Apoio Regulável para Pedaleira
Transporte e Logística
POLÍGONOS.
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
Ligação com conectores ou prendedores
calibradores e blocos padrão Professora Fernanda maura
Aula 9 – Análise de Operações
PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi
Mancais de Deslizamentos. Tuma 1D3B Rogério n° 28 Altino n° 04 Vagner n° 32 Tiago n° 30 Felipe n° 36 Prof.: Roberto Santos.
FRESADORA Prof. Elton Ricardo.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Mancais e Lubrificação
Desenho Técnico Moderno
Desenho Técnico Moderno
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Índice Cabine de Segurança Biológica Objetivo Capela de Fluxo Laminar
Treinamento de conexões. As roscas utilizadas são as NPT, UNF, BSP e MÉTRICA com suas variações, a rosca da porca de aperto das conexões nacionais e DIN.
Silva, Ribeiro, Dias, Sousa Desenho Técnico Moderno ELEMENTOS DE MÁQUINAS © LIDEL EDIÇÕES TÉCNICAS 1 Desenho Técnico Moderno Capítulo 13 – Elementos de.
Capítulo 1: Tensão.
Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas
Elementos de Máquinas I
INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO
NR 18.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
MÁQUINAS SIMPLES Qualquer instrumento que nos ajude a trabalhar é CONSIDERADO uma MÁQUINA; São INSTRUMENTOS que servem para FACILITAR a REALIZAÇÃO de.
GUIA DE ADESIVOS.
CONCEITOS BÁSICOS SOBRE PAVIMENTAÇÃO TEMA: INTRODUÇÃO Prof. Ricardo Chaveiro Alves.
Processo de Conformação e Usinagem Engº Esp. Prof. Christian Eduardo Moreira de Souza Universidade Paulista UNIP – Araçatuba - SP.
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO. Sumário: Introdução Tipos ELEMENTOS DE FIXAÇÃO Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças. Qualquer construção, por.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
PORCAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
MOLAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
Corte e dobra de aço Equipamentos
Transcrição da apresentação:

ARRUELAS

Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação

ARRUELAS Usadas para evitar um afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso em virtude das vibrações e para proteger as superfícies de aperto. Têm a função de distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas. Em algumas situações, também funcionam como elementos de trava.

TIPOS DE ARRUELAS Arruela Lisa Além de distribuir igualmente o aperto tem também a função de melhorar o aspecto do conjunto. Por não ter elemento de trava, é utilizada em órgãos de máquinas que sofrem pequenas vibrações.

Arruela de Pressão É utilizada na montagem de conjuntos mecânicos, submetidos a grandes esforços e grandes vibrações. Funciona, também, como elemento de trava, evitando o afrouxamento do parafuso e da porca. É, ainda, muito empregada em equipamentos que sofrem variação de temperatura.

Arruela Dentada Muito empregada em equipamentos sujeitos a grandes vibrações, mas com pequenos esforços. Os dentes inclinados das arruelas formam uma mola quando são pressionados e cravam no parafuso.

Arruela Serrilhada Tem basicamente as mesmas funções da arruela dentada. Apenas suporta esforços um pouco maiores.

Arruela Ondulada Não tem cantos vivos. É indicada, especialmente, para superfícies pintadas, evitando danificação do acabamento. É adequada para equipamentos que possuem acabamento externo constituído de chapas finas.

Arruela de Travamento Com Orelha Utiliza-se esta arruela dobrando-se a orelha sobre um canto vivo da peça. Em seguida, dobra-se uma aba da orelha envolvendo um dos lados chanfrado do conjunto porca/parafuso.

Arruela Para Perfilados Muito utilizada em montagens que envolvem cantoneiras ou perfis em ângulo. Devido ao seu formato de fabricação, este tipo de arruela compensa os ângulos e deixa perfeitamente paralelas as superfícies a serem parafusadas.

TIPOS ESPECIAIS