Preços Óptimos em Monopólio Natural

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Transcrição da apresentação:

Preços Óptimos em Monopólio Natural . Monopólio natural multiproduto: com produtos diferenciados existem diferentes estruturas de preços de que resultam lucros não negativos para a empresa. Dentre elas quais as mais eficientes? . Tal como no caso uniproduto, os preços de Ramsey (“second-best”) serão aqueles que maximizam o bem estar sujeitos à restrição de que a empresa cobre os seus custos.

Preços Óptimos em Monopólio Natural . Os preços de Ramsey serão aqueles que, de uma forma óptima, resultam do “trade-off” entre a exigência de uma rendibilidade acrescida (para eliminar o deficit da empresa) e as ineficiências resultantes de uma subida dos preços acima dos custos marginais. . Regra de Ramsey – “inverse elasticity rule” (ver exemplo ilustrativo em Church e Ware, pp. 790-791).

Preços Óptimos em Monopólio Natural . Implementação dos preços de Ramsey: . Necessidade de muita informação; . Assimetria de informação; . Extensão da regulação; . Teoria do “Second-Best”; . Considerações distributivas; . Os preços de Ramsey não são estritamente baseados nos custos.

Preços Óptimos em Monopólio Natural . Preços de Ramsey e subsidiação cruzada. . A enorme carga de informação necessária para a implementação dos preços de Ramsey, deixa antever possibilidades de erros e custos expressivos para o regulador. . Vogelsang e Finsinger (1979) apresentaram um mecanismo dinâmico que minimiza a informação necessária ao regulador.

Preços Óptimos em Monopólio Natural . Neste mecanismo, o regulador não necessita conhecer a procura, as funções custo ou até mesmo os preços de Ramsey ex-ante. . O regulador só necessita de ser capaz de observar preços, quantidades e custos. . A informação acerca dessas variáveis é então usada no sentido de restringir as decisões sobre os preços, por parte da empresa, no futuro.

Preços Óptimos em Monopólio Natural . A informação revelada pela empresa através das suas acções actuais é usada pelo regulador no futuro. . Limitações deste mecanismo: . Custos afundados; . Comportamento estratégico (por parte da empresa regulada).