1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de 2001 2 Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gesinf Gestão de Parque Informático
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Visão Global do Projecto
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
Evolução dos SGBD’s.
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
Rational Unified Process
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Planificação do Projecto de SW
Ferramenta de aprovisionamento de redes de cliente
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
Descrição do projeto Implementar um sistema de informação com ênfase na modelagem do banco de dados para atender as seguintes atividades da Comissão.
O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.
Mobilidade na Internet
Portal Arte e Cultura, em Modelo ASP
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Web: criação de páginas
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.

Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora
Pedro Henriques Ourém Unívoca Agenda – Apresentação do projecto Objectivos – Software Utilizado – Etapas do desenvolvimento Ferramentas Disponíveis Problemas.
Formação ITED/ITUR CONTEÚDOS E UNIFORMIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO
1 2º Fase do trabalho Sistema de Supervisão e Gestão Objectivo: Integrar as tecnologias ADSL Siemens e Alcatel referentes à recolha de alarmes Terminal.
Digital Item Processing
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
TIC 10º ano de escolaridade
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Certificação I T E D Problemas e propostas de solução
ACESSO A BASE DE DADOS.
Desafios gerenciais Aula 4.
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
I T E D Problemas & Propostas de Solução
Projecto APEL Digital Com o apoio de:Parceiro:. Projecto APEL Digital •Este projecto visa a substituição de processos manuais no tratamento e disponibilização.
Professor: Márcio Amador
Professor: Pedro Lopes
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Introdução Neste trabalho vamos falar sobre os elementos de uma base de dados, aprofundando mais as tabelas, que é o nosso tema.
O Perfil do consumidor mudou na última década. As vendas via e-commerce no Brasil passaram de R$0,54 bilhão em 2001 para R$18,7 bilhões em 2011, caracterizando.
Planear um Website Principais etapas.
ÁREA PROJECTO.
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Enquadramento e Estruturação da Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
Transcrição da apresentação:

1 Estado actual de progresso do projecto

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários : Gonçalo Ramalhão Paulo Julião Orientador oficial da PT-Comunicações : Engenheiro Rogério Tojeiro Professor Orientador da FEUP : Professor Mário Jorge Leitão Orientadores mais próximos na PT-Comunicações : Engenheiro Samagaio Duarte Engenheiro Rui Pereira Engenheiro Miguel Magalhães

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de ª Fase do trabalho Sistema de Aprovisionamento de ADSL INTRANET - PT Estação Padrão Servidor SAPA

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Possibilidades actuais do SAPA: Criação e actualização das tabelas da base de dados Introdução de novos dados e consulta simplificada de alguns parâmetros Listagem de DSLAM´s (caracterização dos clientes) Processamento de pedidos (instalação, alteração, cessação) Pesquisa de serviços Entre outros possíveis Em suma, podemos retirar um rol de informações necessárias que nos permite avaliar a evolução da oferta do serviço ADSL e controlar a atribuição de recursos.

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Possibilidades Futuras do SAPA: Consultas por domínio a dados estatísticos Gera-se assim a possibilidade de obter uma pesquisa mais fácil, rápida e elucidativa Gráficos dinâmicos que permitem uma melhor percepção da situação actual. Apontadores centrados na utilização específica por parte de diversos departamentos Registo de histórico de pedidos não aceites

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Requisitos da nova aplicação: Funcionar em harmonia e complementando a aplicação já existente Aproveitar ao máximo a informação contida nas tabelas fornecidas pela aplicação já existente Para além de fornecer tabelas como resultado de consultas de utilizador, fornecer ainda um conjunto de gráficos Aplicação de custo mínimo e rendimento máximo. Ou seja, deverá adaptar-se às condições actuais a nível tecnológico da PT (sendo compatível com o futuro próximo), consumir a menor quantidade de recursos no servidor e deverá ser uma aplicação de rápida acessibilidade e simples utilização Ser flexível, tendo em vista a sua utilização por um número variado de departamentos

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Soluções possíveis encontradas: Utilização do TOAD (editor de SQL) e de programação em linguagem ASP Inconvenientes: Desconhecimento da nossa parte da linguagem de programação ASP (Active Server Page) Aumento do tempo previsto para efectuar a 1ª fase do projecto e consequente menor tempo para a 2ª fase Aumento da dificuldade de efectuar o tratamento estatístico e parte gráfica. Necessária a utilização de ferramentas em JAVA sem certezas de resultados

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Soluções possíveis encontradas: ACCESS 2000 no servidor e nos terminais do utilizador Vantagens: Permite estabelecer facilmente ligações a informações relacionadas, mas também complementa outros produtos de base de dados Maior rapidez na construção de aplicações (independentemente da origem dos dados) Nova funcionalidade - página de acesso a dados – que permite rapidamente criar e instalar aplicações para uma intranet É um sistema gestor de base de dados relacionais totalmente funcional. Proporciona todas as funções de definição, manipulação e controlo de dados necessárias para gerir grandes quantidades de dados

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Vantagens: Baseia-se nos tipos de relações especificados pelo utilizador para ligar automaticamente as tabelas necessárias, não sendo necessário um conhecimento aprofundado de SQL Possibilidade de partilhar os dados com outros utilizadores, garantindo a segurança e integridade dos mesmos Activa automaticamente os dispositivos de bloqueio, para impedir que duas pessoas actualizem, em simultâneo, o mesmo objecto. Detecta e respeita os mecanismos de bloqueio de outras estruturas de bases de dados (como Paradox, FoxPro e as bases de dados em SQL) Permite um tratamento gráfico a nível de base de dados inovador em que o processamento é efectuado não apenas pelo servidor, mas também pelo próprio utilizador Possibilidade de interacção com outros programas, nomeadamente o Microsoft Excel

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Soluções possíveis encontradas: ACCESS 2000 no servidor e simples browser no utilizador Inconvenientes: Impossibilita a utilização da opção página de acessos a dados do ACCESS 2000 na elaboração das páginas web Recorre à utilização do Excel para geração de gráficos, o que tornará a aplicação mais pesada no servidor Torna a elaboração da aplicação menos intuitiva e menos rápida de se efectuar Impossibilita a visualização de tabelas de consultas em conjunto com o respectivo gráfico Poderá vir a limitar o número de gráficos disponíveis para consulta de utilizadores

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Solução escolhida: A solução que se pretende realizar não será na nossa opinião, aquela que produziria melhores resultados, no entanto, é aquela que melhor se adapta à situação tecnológica actual da PT-Comunicações Utilizamos por isso, Access 2000 no servidor, sendo necessário aos utilizadores um simples browser de internet Tecnologia de desenvolvimento: Microsoft Visual Interdev 6.0 Linguagem JAVA para scripts em Web Animation Shop Microsoft Excel 2000

PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Resumo da situação Neste momento procede-se ao desenvolvimento Instalação da aplicação no servidor: meados de Agosto Aplicação final: 31 de Agosto de 2001 Estimativa de custos: $00 (preço do pacote Office 2000 Premium a instalar no servidor) Prazo obrigatório a ser cumprido: 12 de Setembro - Reunião Nacional de ADSL