Inserção curricular da extensão NA UFRN

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Inserção curricular da extensão NA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Inserção curricular da extensão NA UFRN

Conceito de extensão Universitária A partir de um debate amplo e aberto, desenvolvido nos XXVII e XXVIII Encontros Nacionais, realizados em 2009 e 2010, respectivamente, o FORPROEX apresenta às Universidades Públicas e à sociedade o conceito de Extensão Universitária, qual seja: A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. (FORPROEX, 2012, p. 28)

Política Nacional de Extensão Universitária: por que inserir a extensão nos currículos? Reafirmar a Extensão Universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade; Conquistar o reconhecimento, por parte do Poder Público e da sociedade brasileira, da Extensão Universitária como dimensão relevante da atuação universitária, integrada à concepção de Universidade Pública e de seu projeto político-institucional; Contribuir para que a Extensão Universitária seja parte da solução dos grandes problemas sociais; Priorizar práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais, relacionadas com as áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho e Produção; Considerar as atividades voltadas para o desenvolvimento, produção e preservação cultural e artística como relevantes para a afirmação do caráter nacional e de suas manifestações regionais;

Quem ORIENTA a inserção da extensão nos currículos. 1 Quem ORIENTA a inserção da extensão nos currículos? 1. Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012)

(Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014) Quem ORIENTA a inserção da extensão nos currículos? 2. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PNE 2014-2024 (Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014)

Meta 12, Estratégia 12.7 do PNE 2014-2024 Quem ORIENTA a inserção da extensão nos currículos? 2. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Meta 12, Estratégia 12.7 do PNE 2014-2024 Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público. ESTRATÉGIA: 12.7) assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social;

Inserção Curricular da Extensão Universitária Magnólia Araújo – CB/PROEX Erika Andrade – CE/PROGRAD Pamela Brandão – CCSA Sandra Rufino – CT Cynara Ribeiro – CE Jailson Júnior – FACISA Marcus Nunes – CCET Cíntia Salgado - CCS Joana Tereza Vaz - CCHLA Comissão para inserção curricular da extensão universitária: Portaria 10 de 30 de setembro de 2016

Etapas do trabalho na UFRN Apresentação pela PROEX no Fórum de Coordenadores de Graduação e indicação dos membros da Comissão. A comissão se reuniu entre outubro de 2015 e dezembro de 2017, quinzenalmente. Diagnóstico por formulário eletrônico. Reuniões e elaboração da minuta. Discussão e aprovação pela Comissão de Extensão. Apresentação e discussão em outras universidades. Realização de um seminário com participação de pró-reitores da UFMG, UFSCAR e UERN. Agenda de reuniões com todas as unidades acadêmicas, nos locais e na PROEX.

SEMINÁRIO SOBRE A INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO REALIZADO NO AUDITÓRIO DO DEF-CCS EM ABRIL DE 2017 (À MESA, REPRESENTANTES DA COMISSÃO, PROEX E PROGRAD).

Levantamento de dados (formulário): consulta aos coordenadores de curso sobre o que já se faz de extensão CB - BIOMEDICINA CB - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (EaD) CB - ECOLOGIA CB - ENGENHARIA DE AQUICULT CCET - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CCET - CIÊNCIAS ATUARIAIS CCET - ENGENHARIA DE SOFTW CCET – ESTATÍSTICA CCET - GEOFÍSICA CCET - GEOLOGIA CCET - QUÍMICA CCET - QUÍMICA (EaD) CCET - QUÍMICA DO PETRÓLEO FACISA - ENFERMAGEM FACISA – PSICOLOGIA IMD - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CCHLA - COMUNICAÇÃO SOCIAL CCHLA - FILOSOFIA CCHLA - GEOGRAFIA (EaD) CCHLA - GESTÃO DE POLÍTICAS CCHLA - HISTÓRIA CCHLA - PSICOLOGIA CCHLA - TEATRO CCS - EDUCAÇÃO FÍSICA CCS – ENFERMAGEM CCS - FISIOTERAPIA  CCS - FONOAUDIOLOGIA CCS - NUTRIÇÃO CCS - ODONTOLOGIA CCSA - BIBLIOTECONOMIA CCSA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS CE - PEDAGOGIA CE - PEDAGOGIA (EaD) CERES - DIREITO CERES - SISTEMAS DE INFORMA… CERES - PEDAGOGIA CT - ENG. AMBIENTAL CT - ENG. CIVIL CT - ENG. DE PRODUÇÃO CT - ENG. DE TELECOMUNICAÇ… CT - ENG. MECÂNICA CT - ENGENHARIA QUÍMICA CT - ENGENHARIA TÊXTIL CT - ENG. DE COMPUTAÇÃO EAJ - AGRONOMIA EAJ - ZOOTECNIA EMUFRN – MÚSICA ES - GESTÃO HOSPITALAR

Atividade mais viável para garantir a inserção curricular da inserção (51 respostas) COMPONENTES OPTATIVOS COMPONENTES OBRIGATÓRIOS ATV. COMPLEMENTARES EDITAIS ESPECÍFICOS AUMENTA CH ??? NÃO AUMENTA CH

após a aprovação ... Estimular o reconhecimento da extensão em sua dimensão pedagógica e como elemento de construção do conhecimento no âmbito dos fóruns competentes; Fomentar ações de extensão integradas aos currículos; Promover o exercício da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Criar mecanismos para reconhecimento dos espaços de extensão na condução de pesquisas; Trabalhar em parceria com a PROGRAD a inserção da extensão como estratégia formativa durante a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, à luz das diretrizes curriculares da área; Ampliar os mecanismos de divulgação das ações de extensão curriculares desenvolvidas pela UFRN. Estimular a educação para desenvolvimento sustentável através da extensão universitária.

IFES com resolução aprovada ou em processo de discussão UFMG, UNIFESP, UFRJ, UFAL, UFPE, UFC, UERN, UFAC, IFSC, UFCA, UFBA, UFLA, PUC PR, UFSCAR ...