O peso da redação no CV UFRGS A prova de Língua Portuguesa e Redação possui escore equivalente a 60 questões, sendo 30 questões referentes à Prova de Língua Portuguesa e 30 correspondentes à Prova de Redação.
Avaliação da prova de redação As regras para o CV estabelecem que não será avaliada a redação dos candidatos que forem eliminados por: 1. não acertarem pelo menos uma questão em qualquer uma das nove provas de múltipla escolha; 2. não acertarem mais de 30% do total das questões de escolha múltipla das nove provas, isto é, somarem um total de acertos igual ou inferior a 81 questões.
Avaliação da prova de redação Existe também uma regra específica de eliminação aplicável à Prova de Redação. Essa regra estabelece que o candidato não deve ter escore inferior a 30% do escore máximo, que é 30, o que implica uma nota mínima 9 nessa prova.
Avaliação da prova de redação Motivo Quantidade Fuga ao tema 18 Narração pura 5 Menos de 30 linhas 50 Candidatos que foram eliminados do CV 2004 pela Prova de Redação Discussão parcial do tema 32 Predominância narrativa 6 Produção textual deficiente 11
Avaliação da prova de redação O critério de nota mínima da Prova de Redação 2004 provocou a eliminação de 122 candidatos, ou 0,8% dos 15.342 candidatos cujas redações foram avaliadas no CV 2004. O número de candidatos que concorreu às 4.300 vagas oferecidas pela UFRGS foi 15.220, o que representou uma relação de 3,54 candidatos por vaga.
Avaliação da prova de redação Motivo Quantidade Fuga ao tema 10 Narração pura Menos de 30 linhas 63 Candidatos que foram eliminados do CV 2005 pela Prova de Redação Discussão parcial do tema 49 Predominância narrativa 5 Produção textual deficiente 9
Avaliação da prova de redação O critério de nota mínima da Prova de Redação 2004 provocou a eliminação de 140 candidatos, ou 0,9% dos 14.122 candidatos cujas redações foram avaliadas no CV 2004. O número de candidatos que concorreu às 4.300 vagas oferecidas pela UFRGS foi 13.982, o que representou uma relação de 3,25 candidatos por vaga.
30 01 Atenção: por escreverem menos de 30 linhas, 50 candidatos foram eliminados do CV 2004 e 63 candidatos foram eliminados do CV 2005. 50
Estrutura básica da dissertação: média 5 linhas Introdução média 20 linhas Desenvolvimento Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). média 5 linhas Conclusão
Estrutura básica da dissertação: Introdução média 5 linhas média 20 linhas Desenvolvimento 1 Desenvolvimento 2 Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). Conclusão média 5 linhas
Atenção: estrutura problemática Introdução 12 linhas 8 linhas Desenvolvimento Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). 10 linhas Conclusão
Estrutura do parágrafo margem Cada parágrafo deve ter, no mínimo, duas frases.
A correção gramatical do texto equivale a 50% da nota final Entenda a correção: Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). A correção gramatical do texto equivale a 50% da nota final
Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). A avaliação da estrutura e do conteúdo do texto equivale a 50% da nota final
(todo tema de redação deve ser entendido como se fosse uma pergunta) O mais importante: entender a pergunta (todo tema de redação deve ser entendido como se fosse uma pergunta)
ou significa alimentar utopias? Basta ter talento para conquistar UFRGS 2004 Nos dias de hoje, ter esperança é lutar pela concretização de projetos pessoais, ou significa alimentar utopias? UFRGS 2005 A transgressão faz parte das ações humanas, ou ela pode ser entendida como violação às normas? UFRGS 2006 Basta ter talento para conquistar um lugar no mundo?
E se o tema não for uma pergunta? Qual sua opinião sobre? O que você pensa sobre? UFRGS 1995 As relações entre os moradores de uma comunidade e os estranhos que se estabelecem temporariamente nessa comunidade. FFFCMPA 2006 O processo de passagem para a idade adulta.
Uma possibilidade de resolução da questão de redação Introdução clareza do ponto de vista Abordagem do tema resposta justificativa
Desenvolvimento consistência autonomia criticidade Acrescentar idéias que provem que a justificativa sustenta a resposta autonomia Relatar uma situação que prove o que foi explicado criticidade Julgar, comentar o que foi explicado
Conclusão Expressar opinião. Não ser contraditório. Ser autor do próprio texto.
Os aspectos formais Letra Margem Título Rasura
Letra Todos os tipos de letra são aceitos, desde que sejam mantidas as diferenças entre maiúsculas e minúsculas; ela seja legível.
Não há indicação de margem Evite Não há diferença entre maiúscula e minúscula
Maiúscula Correto: se legível Pingo no “i” Alinhamento
Não há indicação de margem Não há alinhamento
Rasuras são admissíveis desde que não comprometam a legibilidade.
Todos os tipos de letra são aceitos desde que não comprometam a legibilidade.
deve aparecer em todas as dissertações. título deve aparecer em todas as dissertações.
Sua razão de existir é indicar ao leitor qual será a linha geral do texto.
Não há normatização quanto à pontuação de títulos Não há normatização quanto à pontuação de títulos. Apesar de ser da prática da norma ortográfica vigente a pontuação de títulos, predomina o uso de não os pontuar.
O título deve ser escrito no mesmo corpo de letra utilizado no texto.
errado Emprega-se letra maiúscula apenas na primeira palavra que inicia o título, ou pode empregar-se em todas as palavras tônicas que o compõem. Errado é empregar-se maiúscula desnecessariamente.
Não há diferenciação adequada entre maiúscula e minúscula no título.
Evite: parágrafo com uma só frase.
O zero não existe... Só tira zero quem... Não responder à pergunta (fuga ao tema) Copiar a proposta Fizer menos de trinta linhas Fizer uma narração Entregar a folha em branco