PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
O QUE É RELAÇÃO HUMANA? PROFESSOR IVAN.
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Percepção e Tomada de Decisão
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Características Biográficas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÕES.
Funções Cognitivas Perceção
Professora - Irene Reis
Percepção e Tomadas de Decisões Individuais
Comportamento Organizacional
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
Comprometimento.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Traços da Personalidade
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
PRECONCEITO.
Semana 6 Variabilidade e Cognição humana
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Motivação e Endomarketing
Funções Mentais Superiores
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
PERCEPÇÃO.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
O processo de decisão de compra
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Aula 5.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
Capítulo 7 Direção.
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS
Gestão Estratégica de Pessoas
UNIEURO Curso: Mestrado em Administração Nível: aluno especial de pós-graduação Aluna: Elizabeth Oliveira Santos Disciplina: Comportamento Organizacional.
Gestaltismo ..
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
A Liderança e seus Conceitos
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
Percepção Humana Eva Bessa.
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
SUBSISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Introdução à Administração
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Percepção Humana Eva Bessa.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento Organizacional
GESTÃO DE PESSOAS I PROF. JOSÉ PEREIRA DE OLIVEIRA.
CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos
IDENTIDADE Representação de Si e Conceito de Si Identidade e Historia
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Transcrição da apresentação:

PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS “Primeiro árbitro: ‘Pode ser falta ou pênalti, e digo o que realmente é”. Segundo árbitro: ‘Pode ser falta ou pênalti, e digo o que vejo que é’. Terceiro árbitro: ‘Pode ser falta ou pênalti, mas não é nada até que eu diga o que é’.” (H. Cantril)

PERCEPÇÃO Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. O que uma pessoa percebe pode ser substancialmente diferente da realidade objetiva.

PERCEPÇÃO Importante para o estudo do comportamento organizacional. COMPORTAMENTO HUMANO PERCEPÇÃO DA REALIDADE

PERCEPÇÃO Fatores que operam para moldar / distorcer a percepção: OBSERVADOR ALVO CONTEXTO

PERCEPÇÃO OBSERVADOR: Quando uma pessoa observa um alvo e tenta interpretar o que está percebendo, esta interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais do observador.

PERCEPÇÃO ALVO: As características do alvo que está sendo observado também podem afetar a percepção. Os alvos não são observados isoladamente, a sua relação com o cenário influencia a percepção, como nossa tendência a agrupar coisas próximas ou parecidas.

PERCEPÇÃO CONTEXTO: O contexto dentro do qual percebemos os objetos ou eventos é muito importante.

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO: Tenta explicar a forma como julgamos diferentemente as pessoas, dependendo do sentido que damos a um dado comportamento. Quando observamos o comportamento tentamos determinar se sua causa é: Interna – visto sob controle do indivíduo. Externa – resultante de estímulos de fora.

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO: Modo como determinamos a causa do comportamento é função de três fatores: Diferenciação (distintividade): comportamentos diferentes em situações diferentes. Consenso: todas as pessoas respondem de maneira semelhante a uma mesma situação. Coerência: o que o observador busca nas ações de uma pessoa.

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO: ERRO FUNDAMENTAL: Quando julgamos o comportamento das outras pessoas, tendemos a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência de fatores internos.

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Percepção Seletiva: Tendência das pessoas em destacar os aspectos de uma situação com base em seus próprios interesses, experiências passadas e atitudes.

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Efeito de Halo: Acontece quando a impressão geral sobre uma pessoa é feita com base em uma única característica (inteligência, sociabilidade, aparência, etc.).

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Efeito de Contraste: A avaliação das características de uma pessoa é afetada pela comparação com outras pessoas encontradas recentemente, que têm estas mesmas características avaliadas como melhores ou piores.

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Projeção: É a tendência a atribuir características pessoais a outros indivíduos. É mais fácil julgar os outros se assumirmos que eles são parecidos conosco.

PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Estereotipagem: Acontece quando o julgamento de uma pessoa é feito com base na percepção que temos sobre o grupo do qual ela faz parte .

PERCEPÇÃO APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: Entrevista de Seleção Expectativas sobre desempenho Avaliação de desempenho

São afirmações avaliadoras ou julgamentos ATITUDES São afirmações avaliadoras ou julgamentos que dizem respeito a objetos pessoas ou eventos. Refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa.

ATITUDES SATISFAÇÃO COM O TRABALHO: Atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza. Uma pessoa que tem um alto nível de satisfação com seu trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele, enquanto aquela insatisfeita apresenta atitudes negativas.

ATITUDES ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO: Grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho, participa ativamente dele e considera seu desempenho como uma coisa valiosa para si. Os altos índices de envolvimento com o trabalho mostraram estar ligados a um menor absenteísmo e índices mais baixos de demissões voluntárias. No entanto, parecem prever melhor a rotatividade do que o absenteísmo.

ATITUDES COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: Definido como a situação em que o trabalhador se identifica com uma empresa e seus objetivos, desejando manter-se parte dessa organização. Deste modo, o comprometimento com o trabalho significa a identificação com as tarefas realizadas, enquanto que o comprometimento organizacional significa a identificação com a organização na qual se trabalha.

ATITUDES E CONSISTÊNCIA TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA: Busca explicar o vínculo existente entre atitudes e comportamentos. Dissonância = inconsistência. A dissonância cognitiva - qualquer incompatibilidade que um indivíduo percebe entre duas ou mais de suas atitudes, ou entre suas atitudes e seu comportamento. As pessoas buscam um estado de estabilidade, no qual exista um mínimo possível de dissonância.

ATITUDES E CONSISTÊNCIA TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA: APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: Ajuda na previsão da propensão às mudanças de atitudes e de comportamento

DIFERENÇAS INDIVIDUAIS Leitura do texto “As diferenças individuais explicam o comportamento organizacional”.