TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
Diante a Era Tecnológica.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Paraty e Saco do Mamanguá
Reorientação curricular
PDE -CURSO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
As Sete Leis do Aprendizado
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Educação Ambiental - GPEEA
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Alfabetização Científica
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Dominando as práticas pedagógicas
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
POLO XXXXX – XX PEDAGOGIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Relatório da atividade
Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFA. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
Universidade de Cuiabá Faculdade de Arquitetura
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
A S COMUNIDADES EM T RANSFORMAÇÃO : S UCESSÃO E COLOGIA Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo - (Licenciado) Especialista em Docência Universitária.
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Dom Pedrito Bacharelado em Enologia Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg Eng.º Agrônomo.
Tecnologias na Educação
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
ENSINO FUNDAMENTAL/EJA FABIANA DE PAULA PEREIRA
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
Professor(es) Apresentador(es):
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
05/11/2015.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Plano de curso História da Educação Brasileira
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC. NELSON HANANQUE ESQUIVEL FILHO TURMA E PROFESSORA: GABRIELA LUCAS UNIDADE 3 Atividade 3.8

Plano de aula Objetivos Tema Metodologia Eixos Temáticos Recursos Reflexões Habilidades Conclusões Avaliação Referências

Tema: ECOLOGIA Sub tema : Biomas Brasileiros

Eixo Temático Biomas Brasileiros: Caracterização; Principais organismos(Fauna e Flora); Fatores que alteram negativamente os sub-temas citados.

Objetivos 1. Expôr os diferentes biomas existentes no Brasil; 2. Caracterizar os Biomas e apresentar os principais organismos que compõem a fauna e a flora local. 3. Despertar o interesse dos educandos em preservar os diversos ambientes que compõem um Bioma.

Metodologia Aula expositiva com a utilização de vídeos sobre cada um dos biomas brasileiros. Sensibilização:exibição dos vídeos de cada bioma.

Recursos - Pen drive Kingston (2gb); - TV pen drive para projeção do Vídeo; - Papel, Impressora (elaboração de roteiros).

Habilidades O educando deverá adquirir: Aprimoramento dos conhecimentos prévios; Desenvolvimento de consciência crítica acerca dos assuntos expostos; Compreensão das questões que envolvem ameaças aos biomas brasileiros.

Proposta de Avaliação Proposta de Avaliação A partir dos questionamentos do roteiro e da execução do vídeo o educando deverá propor possíveis planos de ação para evitar as ameaças que atingem os principais biomas do nosso país.

Relatos

Relatos

Reflexões A atividade é de grande valia para o aumento da qualidade do processo de aprendizado do educando e na minha opinião só fortaleceu a pratica pedagógica.

Conclusões Pontos positivos Enriquecimento das aulas a nível do ensino médio; Aumento no estímulo ao estudante; Pontos negativos Infelizmente ainda não temos recursos necessários para atingir todos os alunos em toda a unidade escolar.

REFERÊNCIAS Odum, E.P. 1988. Ecologia . Rio De Janeiro: Ed. Guanabara. 1988. PEREIRA, A.B. Primack, R. B. e E. Rodrigues 2001. Biologia da Conservação. Ed. Planta, Londrina. Purves, W. K. 2005. Vida: a ciência da biologia. Porto alegre: Artmed. Vol. II. Townsend, C. R., M. Begon e J. L. Harper 2006. Fundamentos em Ecologia. 2ªed. Artmed, Porto Alegre. Ricklefs, R.E. 2003. A Economia da Natureza. 5ª ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

Site consultado www.youtube.com

Links utilizados http://www.youtube.com/watch?v=sQL0EP8X5vE http://www.youtube.com/watch?v=9dcX_6TS9hA http://www.youtube.com/watch?v=HWbs4oA69LY&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=I35CE3ZyGN4 http://www.youtube.com/watch?v=fKZzZUixe0o http://www.youtube.com/watch?v=0N8ZtTCb7Y8