MATÉRIA E ENERGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades da Matéria
Advertisements

Energia Potencial e Conservação da Energia
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
Termoquímica Turma 201 Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
As Ciências Físicas e Químicas
Energia Slides Energia Cinética
O que você deve saber sobre
ÁTOMO, MATÉRIA E ENERGIA
Aula 9° ANO Professor : Diego
Termodinâmica.
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
Física B – Aula 29 Energia Energia:
Propriedades gerais da matéria
Química.
Propriedades Gerais da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
MATÉRIA E ENERGIA PROPRIEDADES GERAIS CAPITULO 1 9 ANO - CIÊNCIAS.
Propriedades da Matéria
Propriedades gerais da Matéria
Termodinâmica.
Psicoacústica Fundamentos de Acústica
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
Densidade ou massa volúmica de uma substância
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
CAMPO ELÉTRICO PROF.: Edson Tavares de Brito Disciplina: Física III
Química – Fenômenos físicos
Conservação de energia
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Energia Mecânica Trabalho e Potência Cap.1,2 e 3.
Movimento Ondulatório
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 9º Ano 1º bimestre/2012
Propriedades da Matéria
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
MATERIAIS SUAS PROPRIEDADES E SEUS USOS
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
Área de conhecimento interdisciplinar;
ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO
1.1. Energia cinética e energia potencial
LEIS DE NEWTON.
Termoquímica Professor: Élcio Rogério Barrak
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Grandezas Físicas Capítulo 1.
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
MATÉRIA E ENERGIA MATÉRIA: POR TER MASSA E OCUPAR UM LUGAR NO ESPAÇO,
Trabalho e Energia.
Professora Paula Melo Silva
3.1 Tipos fundamentais de energia
Eletromagnetismo – Aula 4
3.2 Energia potencial gravítica
O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,
Impulso e quantidade de movimento
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
A energia e sua conservação
Matéria e energia Ciências – 5º ano.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Transcrição da apresentação:

MATÉRIA E ENERGIA

Tudo o que vemos é feito de matéria. Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem. Tudo o que você vê é matéria. Não existe vida e nem manutenção da mesma sem matéria. Tudo o que vemos é feito de matéria.

CORPO E OBJETO Há dois tipos de matéria: corpo e objeto. Corpo: uma porção limitada de matéria natural Objeto: é o corpo que sofreu ação humana para alguma finalidade prática. Corpo Objeto O tronco da árvore em si é um corpo. Porém, ao sofrer a ação humana e se transformar em tábuas que, posteriormente, serão pisos ou móveis, esta madeira se transforma em um objeto.

MASSA E VOLUME ALGODÃO CHUMBO Massa: quantidade de matéria em um corpo/objeto Volume: é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbicas (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.) O algodão possui maior volume do que a bola de chumbo, já que ocupa mais espaço, porém, possui menor quantidade de matéria, tendo uma massa bem menor. ALGODÃO CHUMBO

MASSA ÷ VOLUME = DENSIDADE A densidade de um corpo define-se como a razão entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. Calculamos a densidade assim: MASSA ÷ VOLUME = DENSIDADE Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. A diferença de densidade é a propriedade que mantém os líquidos da figura separados

OPERAÇÕES MASSA VOLUME DENSIDADE MASSA ÷ VOLUME = DENSIDADE MASSA ÷ DENSIDADE = VOLUME DENSIDADE x VOLUME = MASSA MASSA VOLUME DENSIDADE

FLUTUABILIDADE 0,5g/cm³ 1g/cm³ 2g/cm³ ÁGUA = 1g/cm³ A densidade da água equivale a 1g/cm³ (grama por centímetro cúbico). Portanto apenas flutuará o corpo que possuir densidade menor que 1. 0,5g/cm³ Quando um corpo é menos denso que a água ele flutua. Quando possui a mesma densidade ele se estabiliza no meio. Quando é mais denso ele afunda. 1g/cm³ 2g/cm³ ÁGUA = 1g/cm³

ENERGIA Energia é a capacidade de realizar atividades, trabalhos e movimentos. Há vários tipos de energia diferentes.

ENERGIA CINÉTICA A Energia Cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.

ENERGIA P. GRAVITACIONAL A energia potencial gravitacional é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia-a-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos que envolvam a gravidade. O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a força da gravidade, que por definição, está relacionada com a massa dos corpos e as separações entre essas.

ENERGIA P. QUÍMICA Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. A energia potencial química (dos alimentos) é quando nós comemos e não usamos a energia, ou seja, ela está armazenada (não está em uso). A energia química (dos alimentos) é a energia que está em uso, sendo uma parte transformada e a outra sendo liberada para a natureza em forma de calor.

ENERGIA P. ELÁSTICA A energia potencial elástica, assim como a energia potencial gravitacional, está relacionada à posição que o corpo ocupa. Veja a foto abaixo. A pessoa puxa o elástico. Ao soltar, o elástico voltará a sua posição original. Esse movimento é a energia cinética. Mas, antes desta energia ser liberada, havia uma energia armazenada, ou seja, que não havia se transformado em energia útil, esta é a energia potencial elástica.

ENERGIA SONORA É um tipo de energia que pode ser detectada pelo ouvido. O som viaja aos nossos ouvidos como ondas sonoras, que são vibrações no ar. A energia sonora transforma-se em sinais elétricos no ouvido interno, que seguem por nervos até o cérebro e assim percebemos o som.

ENERGIA TÉRMICA A energia térmica é proporcional à temperatura e corresponde à diferença entre a energia interna de um objeto a certa temperatura e a que ele teria à temperatura de zero absoluto. No caso de partículas livres, a energia térmica consiste na energia cinética média das partículas.