Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio

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Transcrição da apresentação:

A realidade atual do ensino de Ciências no Ensino Médio: atende os PCN? Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio PUC-RIO - 8 de julho de 2005

Outras perguntas: Podemos dizer que existe uma realidade atual do ensino de Biologia no Ensino Médio? A realidade atual do ensino de Ciências no Ensino Médio: PODE atender os PCN? A realidade atual do ensino de Ciências no Ensino Médio: DEVE atender os PCN? A realidade atual do ensino de Ciências no Ensino Médio: TEM que atender os PCN?

preparar para a continuidade dos estudos As dificuldades de se referir à realidade atual de um ensino de Biologia de um Ensino Médio no Brasil Ambigüidade do EM preparar para o mundo do trabalho preparar para a continuidade dos estudos

Diversos de “ensinos de Biologia” e diversos ensinos médio HETEROGENEIDADE DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: escolas públicas estaduais; escolas federais; escolas particulares Diversos de “ensinos de Biologia” e diversos ensinos médio PCN propõe: “novo ensino médio” “novo ensino de Biologia”

FINALIDADES DO “NOVO ENSINO DE BIOLOGIA”: 1 FINALIDADES DO “NOVO ENSINO DE BIOLOGIA”: 1. Dominar conhecimentos biológicos para compreender os debates contemporâneos e deles participar 2. Oferecer respostas para as indagações que vêm sendo formuladas pelo ser humano ao longo de sua história 3. Oferecer uma maneira de enfrentar as questões com sentido prático que a humanidade tem colocado: com respeito à saúde, à produção de alimentos e à produção tecnológica

Os conteúdos programáticos e os livros didáticos vêm refletindo as disciplinas clássicas da Biologia: Citologia, Histologia, Embriologia, Zoologia, Botânica, Ecologia, Genética e Evolução   Os conteúdos de biologia propostos nos PCN: em substituição a uma biologia disciplinar, propõe-se uma biologia temática – com caráter integrador Interação entre os seres vivos Qualidade de vida das populações humanas Identidade dos seres vivos A diversidade da vida Transmissão da vida, manipulação gênica e ética Origem e evolução da vida

Métodos de ensino de Biologia propostos pelos PCN Experimentação Estudos do meio Projetos Jogos Seminários, debates Simulação de experimentos

Quais são as condições de materialização deste novo ensino de Biologia? Aumento do número de escolas? Escolas ambientadas para jovens? Condições estruturais nas escolas que envolvam uma melhor distribuição de espaços e tempos para alunos e professores? Melhoria das condições de trabalho para os professores? Oportunidades instucionalizadas para ampliar as experiências escolares?

Voltando às questões iniciais Podemos atender os PCN? Cabe um currículo único diante da heterogeneidade das escolas? Devemos atender os PCN? Não seria um falso dilema que acredita na passividade do professor? Temos que atender os PCN? Que mecanismos de controle dispomos?