DIREITO CONSTITUCIONAL II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. DECRETO Nº 6.249, DE 20 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre a criação.
PROCEDIMENTO DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA DOS TRIBUNAIS
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Professor – Dejalma Cremonese
Servidores Públicos Militares
Jurisdição e Competência
Orçamento na CF/88 Princípios
Atividades e atos administrativos
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso.
DIREITO PENAL I OBJETIVO DA AULA: LEI PENAL NO ESPAÇO;
STF UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
PROCESSO CONSTITUCIONAL
DA NACIONALIDADE – ART. 12 E 13 DA CF
ADMINISTRATIVA ART. 93 CE TJ TJM I
PROCESSO CONSTITUCIONAL
PODER LEGISLATIVO Funções Típicas: legislar (art. 61, caput) e fiscalizar (art. 71, V e VI). Funções Atípicas: Administrar (art. 57, II) e Julgar (art.
PODER LEGISLATIVO.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Processo Legislativo Sumário
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 07 - Poder Legislativo
Cargos Privativos de Brasileiro Nato
Direito Constitucional I
Direito Constitucional
ART. 52 – COMPETE AO SENADO FEDERAL
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
Relações Internacionais
O Estado e os Três Poderes
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Direito Eleitoral – módulo I
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Poder Legislativo Estrutura do Poder Legislativo
PPA - PLANO PLURIANUAL.
PROAB 2013 DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 5.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Lei n.º 8.429/92 – Improbidade Adm.
ATIVIDADES DE REVISÃO COMENTÁRIOS Profº Carmênio Barroso
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Fase Legislativa. Tramitação legislativa do projeto da LOA da União Presidente da República encaminha projeto de lei até 31 de agosto Congresso Nacional.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Cont. Câmara dos Deputados
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL
Nacionalidade.
REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL TÍTULO I – DO FUNCIONAMENTO
Direito Constitucional II
Curso de Administração
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 – CF)
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Organização dos Poderes
PODER EXECUTIVO.
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
PROCESSO LEGISLATIVO E TÉCNICA LEGISLATIVA
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Elaboração de Plano de Cargos e Carreiras Prefeitura Municipal de Campo Grande.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Transcrição da apresentação:

DIREITO CONSTITUCIONAL II FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO professorbrasilino@gmail.com Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico – UEL Mestrando em Direito Negocial – UEL Arapongas, 22 de agosto de 2011.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Representa o povo. Requisitos para ser deputado: 21 anos; Filiação partidária; Domicílio eleitoral no Estado-membro; Brasileiro nato ou naturalizado; Exceção: para ser presidente da Câmara deve possuir 35 anos e ser brasileiro nato (arts. 12, §3º, II, 14, §3], VI a e 80). Mandato é de 4 anos e reeleição ilimitada. Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. § 1º - O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. § 2º - Cada Território elegerá quatro Deputados.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Atribuições: Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado; II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa; III - elaborar seu regimento interno; IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços e fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.

SENADO FEDERAL Representa os Estados-membros. Requisitos: 35 anos; Filiação partidária. Nacionalidade brasileira nata ou naturalizada. Exceção: presidente do Senado Federal. 3 senadores por Estado eleitos junto com 2 suplentes. Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. § 1º - Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos. § 2º - A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. § 3º - Cada Senador será eleito com dois suplentes.

SENADO FEDERAL Atribuições: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade e os Ministros de Estado nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; II - processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade;

SENADO FEDERAL Atribuições: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição; b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República; c) Governador de Território; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da República; f) titulares de outros cargos que a lei determinar; IV - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente; V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

SENADO FEDERAL VI - fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; VII - dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal; VIII - dispor sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno; IX - estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; X - suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal; XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato;

SENADO FEDERAL XII - elaborar seu regimento interno; XIII - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; XIV - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII. XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios. Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.

SENADO FEDERAL Art. 57 et seq da CF. Perda do Mandado e imunidade parlamentar: art. 53 et seq da CF