INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Professora Daysi Farias daysigfarias@gmail.com

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DA DISCIPLINA 1 - Aplicação da Técnica de Aprendizagem Aprender a Aprender à Disciplina 2. Cenários 3. Perfil 4. Papéis gerenciais 5. Níveis hierárquicos 6. Comportamento Gerencial 7. Enfoque comportamental 8. Eficiência /Eficácia/ Efetividade 9. Enfoque da qualidade 10. Processo Decisório 11. Processo de Planejamento 12. Fundamentos de Marketing 13. Finanças 14. Fundamentos do Processo de Organização 15. Controle 16. Administração de Projetos

Igreja Católica Romana Organização formal mais velha do mundo Necessidade de definir os objetivos, a doutrina e a conduta das atividades cristãs Resultado: grande organização religiosa e uma fonte centralizada de autoridade no Papa. Racha originando a Igreja Ocidental e a Igreja Ortodoxa e mais tarde a Reforma Protestante Necessidade de um líder, divisão do trabalho, amplitude administrativa e avaliação de desempenho. Princípio da assessoria (staff)

A ADMINISTRAÇÃO MEDIEVAL O sistema feudal Idade média: o rei possuía toda terra, dividindo partes dela com os nobres, em troca de apoio militar e financeiro As classes inferiores trabalhavam na terras, em troca de uma parte das colheitas ou impostos Servos: recebiam proteção e sustento, nasciam em seus empregos Fim do feudalismo: surgimento de diferentes métodos de gerenciamento agrícola e de novos sistemas para a manufatura de bens.

O surgimento do sistema fabril Crescimento das cidades Crescente demanda de bens Desenvolvimento de ofícios e artesãos A agricultura foi aprimorada Os servos aprenderam novas habilidades Sistema de ofícios: organização estruturada pelos artesãos

O sistema da indústria caseira Entrega de matéria-prima nas casas ou cabanas de trabalhadores, usavam ferramentas manuais. Várias empresas financiavam as operações, entregavam a matéria-prima recolhia, os produtos acabados e os vendiam. O Sistema Fabril Séc. XVII Demanda de produtos, especialmente têxteis Oferta de mão-de-obra criada pelo declínio do feudalismo e libertação dos servos dos castelos As pessoas saiam dos campos e iam para as cidades A Revolução Industrial (1700) e o progresso tecnológico forneceu o meio para uma escala maior de produção.

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Perspectiva clássica Perspectiva humanística Perspectiva quantitativa Perspectiva moderna Perspectivas contemporâneas 1890 1920 1940 1960 1980 2000

ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO Sociedade de Organizações

O que são organizações? Unidades sociais (ou agrupamentos humanos) Intencionalmente construídas e reconstruídas Atingir objetivos específicos Nunca constitui uma unidade pronta e acabada É um organismo vivo Sujeita a mudanças

Organizações Sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Componentes: objetivos, recursos, processos de transformação e divisão do trabalho. Estão por toda parte. Introdução à Administração Albertina Sousa

PRINCIPAIS COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES Recursos Objetivos Humanos Materiais Financeiros Informação Espaço Tempo Processo de transformação Divisão do trabalho Produtos Serviços Sucesso Crescimento

O que são objetivos? Pretensões ou propósitos da empresa Definem a razão de ser ou de existir das empresas Objetivos empresariais > objetivos departamentais > operacionais Servem: para aumentar a participação no mercado, aumentar a produção, diminuir custos, elevar a liquidez da empresa

Recursos Recursos Humanos: pessoas Recursos materiais: instrumentos de trabalho (máquinas, ferramentas, matéria-prima) Recursos financeiros: capital Informação: dados (recursos intangíveis, conhecimento) Espaço: local Tempo: recurso intangível Espaço: rede, virtual, home office, redes sociais

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Resultados Recursos Processo: estrutura de ação de um sistema.

Realização dos objetivos DIVISÃO DO TRABALHO Realização de tarefas específicas Realização dos objetivos

FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS Administração geral Pesquisa e desenvolvimento Operações (produção) Marketing Recursos Humanos Finanças

Fornecer o produto ou serviço Utilização e transformação de recursos OPERAÇÕES (PRODUÇÃO) Fornecer o produto ou serviço Utilização e transformação de recursos Produção em massa Produção por processo contínuo Produção unitária

Marketing Estabelecer e manter relação entre cliente e organização Pesquisa Desenvolvimento de produtos Distribuição Preço Promoção Vendas

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Transformar informações de marketing em produtos e serviços Identificação e introdução de novas tecnologias Melhoramentos nos processos produtivos Redução de custos Especialistas

Finanças Cuida do dinheiro da organização Proteção e utilização eficaz dos recursos financeiros Maximização do retorno do investimento Manter o grau de liquidez Responsável por decisões como: investimentos, financiamento, controle, destinação dos resultados.

Recursos Humanos Encontrar, atrair e manter as pessoas Função estratégica (envolve o todo) Planejamento da quantidade e competências de pessoas para ingressarem na organização Recrutamento e seleção Treinamento e desenvolvimento Avaliação de desempenho Remuneração Higiene, saúde e segurança no trabalho Gestão de pessoas

EFICIÊNCIA X EFICÁCIA Eficiência Eficácia Ausência de desperdícios Eficácia: realização de objetivos. Eficiência: melhor utilização dos recursos. Eficiência Eficácia Ausência de desperdícios Capacidade de realizar resultados Uso econômico de recursos Grau de realização dos objetivos Menor quantidade de recursos para produzir mais resultados Capacidade de resolver problemas

Informação e conhecimento Resultados esperados do sistema Tomar decisões sobre objetivos e recursos. ADMINISTRAÇÃO Recursos Pessoas Informação e conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações Decisões Planejamento Organização Execução e direção Controle Objetivos Resultados esperados do sistema

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO PROCESSO DE GESTÃO Planejar Liderar Organizar Controlar Executar

Processos e significados Planejamento Definir objetivos, atividades e recursos. Organização Definir e dividir o trabalho e recursos. Atribuição de responsabilidade e autoridade. Liderança Influência, estímulo. Execução Realizar atividades e consumir recursos. Controle Assegurar a realização dos objetivos e identificar a necessidade de modificá-los.

Habilidades Talento Experiência Conhecimento ADMINISTRAÇÃO: ARTE Habilidades Talento Experiência Conhecimento

Administradores

Utilização de recursos para obtenção de resultados Administradores Autoridade Responsabilidade Utilização de recursos para obtenção de resultados Tomadores de decisão

Henry Mintzberg: papéis gerenciais Papel gerencial: posição ou função Papéis interpessoais Papéis de processamento de informação Papéis de decisão

Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas Papéis Interpessoais Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas Figura de proa (imagem do chefe): representante ou relações públicas Ligação: “teia”, relação com os pares

PAPÉIS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES Monitor: troca de informações (dentro e fora) Disseminador: circulação da informação (de fora para dentro) Porta-voz: fala oficial (de dentro para fora)

PAPÉIS DE DECISÃO Empreendedor: planejador de mudanças Controlador de distúrbios: amenizar conflitos, crises entre grupos, promover a harmonia, equilíbrio “Psicólogo Organizacional” Administrador de recursos: Tempo, programar ao trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros Negociador: sindicatos, clientes, credores ou empregados

Informação, atualização profissional, reciclagem constante COMPETÊNCIAS Conhecimento Informação, atualização profissional, reciclagem constante Atitude Comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação Perspectiva Visão das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Competências intelectuais: obtenção e análise concreta sobre a realidade e intuição, imaginação e criatividade (habilidade conceitual) Competências Interpessoais: Liderança, relação humana, comunicação, motivação (habilidade humana) Competência Técnica: atividade específica Competência Intrapessoal: introspecção;auto- análise, automotivação, autoconhecimento, organização e administração do próprio tempo

Maestro Introdução à Administração Albertina Sousa

CIRURGIÃO Introdução à Administração Albertina Sousa

“Não há nada mais prático que uma boa teoria”. Idéias Fundamentais O que é uma teoria? “Não há nada mais prático que uma boa teoria”. Einstein

O que é Teoria? Conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática, princípios e doutrinas que orientam ações dos administradores e técnicas para resolver problemas práticos.

Principais desenvolvimentos teóricos na primeira parte do século XX 1900 1910 1920 1930 Taylor lidera o movimento da administração científica Henry Ford cria a linha de montagem móvel Henri Fayol propõe o conceito de administração geral Max Weber cria o tipo ideal de burocracia Desenvolvem-se as técnicas de controle da qualidade Bertalanffy propõe a teoria geral dos sistemas Nasce a escola das relações humanas

IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO Grécia Século V a.C. Produção de idéias Democracia Ética (“O político”): Platão – responsabilidade dos políticos em promover a felicidade dos cidadãos Qualidade (aretê – excelência)

IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO Princípios e técnicas Monarquia, República e Império Habilidades administrativas Má administração destruiu Roma Contribuições para o Direito, Administração e Igreja Católica Grandes empresas Roma e a Igreja Católica

IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO Organizações Militares Mais de 3.000 anos Operações complexas e arriscadas Estratégia/planejamento/logística e hierarquia Exército Assírio Exército Romano Sun Tzu e a arte da guerra: estratégia militar = evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo (escrito século IV a.C.)

IDÉIAS PRECURSORAS E PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO Renascimento 1469-1527 “O Príncipe” Comportamento de um governante “Analista do poder” Trabalho em equipe (qualidade dos homens que nos cercam) Apoio das massas Inspiração, referência

TAYLOR E A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 1903 Eficiência do processo de produção Racionalização do trabalho / divisão do trabalho Tempos e movimentos “The best way” Evitar o desperdício Prêmios por produção Padronização / Especialização Seleção científica e treinamento

Henry Ford e a Linha de Montagem Produção em massa Peças padronizadas Trabalhador especializado / divisão do trabalho Expansão da atividade industrial em todo o mundo Controle de qualidade Popularizou um produto (Ford “T” – bigodão)

Fayol e o Processo Administrativo A administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos Planejar Organizar Comandar Coordenar Controlar

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL Divisão do trabalho Centralização Autoridade e responsabilidade Cadeia de comando Disciplina Ordem Unidade de comando Equidade Unidade de direção Estabilidade do pessoal Subordinação do interesse individual ao geral Iniciativa Remuneração Espírito de equipe

Max Weber e a Burocracia A burocracia é baseada em: Consequências previstas Objetivo Caráter legal das normas Previsibilidade do comportamento humano. Padronização do desempenho dos participantes. Máxima eficiência da organização Caráter formal das comunicações Divisão do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquização da autoridade Rotinas e procedimentos Competência técnica e mérito Especialização da administração Profissionalização Previsibilidade do funcionamento

Disfunções da burocracia Internalização das normas Excesso de formalismo e papelório Resistência a mudanças Despersonalização do relacionamento Categorização do relacionamento Superconformidade Exibição de sinais de autoridade Dificuldades com clientes Imprevisibilidade do funcionamento

Enfoque comportamental Estudo das pessoas como membros de grupos Estudo das pessoas como indivíduos Competências: conhecimentos, habilidades e atitudes Traços de personalidade Motivação Liderança Dinâmica de grupo Comunicação Cultura

EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE Estados Unidos – 1927 a 1933 Pesquisadores de Harvard – Western Eletric Iluminação x Desempenho Psicologia Experimental Escola das Relações Humanas Comportamento Nível de produção resulta da integração Grupos Informais Liderança Estilo de trabalho

Insumos Resultados Ambiente Ambiente PENSAMENTO SISTÊMICO Ludwig von Bertalanffy – final dos anos 30 Teoria Geral dos Sistemas Transformação Insumos Resultados Ambiente Ambiente Retroalimentação

TEORIA DA CONTINGÊNCIA Nada é absoluto! Tudo é relativo!

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS Capítulo 3 Metade do século XX: conhecimento sólido sobre a administração das organizações Após a 2ª Guerra Mundial: técnicas retomadas e modificadas no Japão – produção enxuta “just in time” Administração da qualidade total e modelo japonês de administração Final do século XX: aprendizagem organizacional. Administração do conhecimento e empreendedorismo

Linha do tempo 1900 10 20 30 40 50 60 70 80 90 2000 Invenção da Grande Corporação Administração por objetivos Administração de projetos ISO 9000, qualidade assegurada e sistema da qualidade Qualidade de vida no trabalho Evolução do processo administrativo Modelo Japonês Controle de qualidade Reengenharia Era da informação

CONTRIBUIÇÕES POSTERIORES À ESCOLA CLÁSSICA Modelo da grande corporação Foco na estratégia, administração por objetivos, avaliação do desempenho organizacional Processo administrativo Apresentação de idéias Escola da qualidade Uniformidade de produtos e serviços, qualidade total, satisfação do cliente Modelo Japonês Eficiência e combate ao desperdício, qualidade total e participação Qualidade de vida no trabalho Saúde biológica, psíquica e social

CONTRIBUIÇÕES POSTERIORES À ESCOLA CLÁSSICA Gestão por processos Integração das unidades Administração de projetos Aplicação de Princípios administrativos Aprendizagem organizacional Desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes Administração empreendedora Desenvolvimento de empreendedores Administração virtual Ligação entre organização e stakeholders Administração do conhecimento Tecnologia da informação como ferramenta para melhoria contínua

INVENÇÃO DA GRANDE CORPORAÇÃO Du Pont e General Motors Estrutura organizacional Administração da totalidade das fábricas Atividades de engenharia Sistemas de marketing Criadores das bases para administração das grandes corporações a partir do século XX

Estrutura organizacional Planejamento financeiro Pierre Du Pont Estrutura organizacional Planejamento financeiro Análise de retorno sobre investimento Políticas organizacionais Práticas de desenvolvimento de executivos

Alfred Sloan – General Motors Um produto para cada tipo de cliente Unidade de negócios Planejamento e controle centralizados Administração por Objetivos

Conceitos antigos, práticas novas Medida de desempenho Estrutura hierárquica e centralizada Políticas uniformes – padronização Profissionalizar a administração Produto mais popular “qualquer bolso e propósito” Executivos – concentração nos resultados Descentralização Centros de lucro

EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Henri Fayol - 1911 Planejamento Organização Comando Coordenação Controle

EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Luther Gulick - 1937 Planejamento Organização Staffing Direção Coordenação Informação e controle Orçamentação

EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Autores Americanos – década de 60 em diante Planejamento Organização Liderança Controle

DÉCADA DE 80, ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS (ATIVIDADES TEMPORÁRIAS) Identificação e esclarecimento de necessidades Planejamento do projeto Execução do projeto Controle do projeto Conclusão do projeto

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS Peter Drucker – 1955 “A prática da administração” Aplicação prática do processo de planejar, organizar, executar e controlar Alfred Sloan – década de 20 Processo participativo Estabelecimento de objetivos Avaliação do desempenho das pessoas

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS Objetivos específicos Metas quantitativas devem ser definidas para as principais áreas de resultados (p.e.vendas) Prazo As metas devem ser cumpridas dentro de um prazo definido Feedback O desempenho da equipe é avaliado ao final do prazo

Escola da qualidade 1920: linha de montagem, controle estatístico da qualidade 1940: segunda guerra, controle estatístico da qualidade 1950: controle da qualidade chega ao Japão por meio de Deming 1960: qualidade total de Feigenbaum e Ishikawa 1980: normas ISSO, garantia de qualidade Século XXI: Qualidade como estratégia de negócios

Início do século XX Qualidade = uniformidade Grandes quantidades: amostragem Administrar a qualidade: encontrar produtos ou serviços defeituosos Controle da qualidade: estatística Carta de Controle – Walter A Shewhart (1924) O controle estatístico: encontrava os defeitos e não garantia o produto ou serviço

Segunda Guerra Controle estatístico da qualidade Forças Armadas: procedimentos científicos de inspeção (Taylor) Programa da treinamento Proliferação de professores de controle de qualidade William Edwards Deming – guru da qualidade anos 80 – cultura de qualidade no Japão

A Qualidade Total de Feigenbaum TQC (Total Quality Control, Controle de Qualidade Total) – década de 60 Qualidade: satisfação do cliente Qualidade: embutida desde do início do processo Todos são responsáveis pela qualidade Enfoque sistêmico, integrando ações, máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade

A Qualidade Total de Ishikawa Kaoru Ishikawa: círculos da qualidade Grupos de voluntários : comunidades de prática Qualidade: responsabilidade de todos Administração da qualidade total (TQM, Total Quality Management)

Introdução à Administração Albertina Sousa

Qualidade Assegurada Garantia de qualidade Qualidade dos fornecedores Departamento de qualidade Produtos Sistemas e métodos de medição Procedimentos explícitos Sistema de qualidade: garantia da qualidade dos produtos e serviços

Auditoria do sistema de qualidade Visitas Critérios (manual de avaliação) Tomada de decisão: escolha do fornecedor Exigência: os fornecedores teriam que se enquadrar nos critérios estabelecidos pelas compradoras

MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO Cultura japonesa orientada para o trabalho de grupo e a economia de recursos Sistema Toyota Modelo japonês de administração Anos 50 Economia debilitada

Toyota Anos 50 Empresa de pequeno porte Produção de 1000 carros por mês Anos 80 1000 carros em minutos 3ª maior fabricante mundial Sistema Toyota de Produção: eliminação de desperdícios (material, espaço, tempo e excesso de pessoal), produção de veículos com qualidade

Ocidentais: just-in-case (por via das dúvidas) acúmulo de recursos Sistema Toyota Ocidentais: just-in-case (por via das dúvidas) acúmulo de recursos Orientais: eliminação de desperdício Kaisen: aprimoramento contínuo Taylor: analise de uma tarefa, modo mais eficiente de realizá-la e implantação de tarefa modificada

PRODUÇÃO COM QUALIDADE Problemas do processo produtivo Parar a linha de produção Análise sistemática de cada erro Encontrar a causa Cinco por quês Inconveniente: muitas paralisações da produção Resultados: problemas virtualmente eliminados

Eliminação de desperdícios Novos paradigmas da administração PRODUÇÃO ENXUTA Economia de recursos Eliminação de desperdícios Novos paradigmas da administração Organização enxuta: parte integrante dos anos 90 do vocabulário da administração

Aprendizagem organizacional Processo coletivo de adquirir competências para enfrentar novas situações e resolver problemas Processo decisório: produz aprendizagem Peter Senge: aprender a lidar com a mudança contínua (learning organizations)

Cinco disciplinas de Senge Domínio Pessoal O nível mais alto de autocontrole Modelos Mentais Mudança de costume e procedimentos Visão Compartilhada Entendimento comum sobre o futuro da organização Aprendizagem em equipe Inteligência se potencializa com o trabalho Pensamento sistêmico Arte de enxergar simultaneamente a floresta e as árvores

ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA Década de 80: renovação ou morte Inovação/risco/criatividade: tríade do empreendedor “intra-empreendedor”: empreendedor interno, realizações dentro das organizações Valorização da iniciativa, responsabilidade e decisão Flexibilidade Tolerância a fracassos e erros Equipes multifuncionais

ADMINISTRAÇÃO VIRTUAL Evolução da tecnologia da informação Organização virtual: produtos ou serviços produzidos instantaneamente e atendendo a demanda Administração virtual: integrar o trabalho e facilitar o acesso a informações Cadeia digital: organizar uma rede de empresas, levando solução para os clientes

ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO Ativo intangível: fator mais importante da vida econômica Principal vantagem competitiva no ambiente XXI Capital intelectual: conjunto dos conhecimentos existentes em uma empresa (capital humano, capital estrutural)

PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Decisões Principais tipos de decisões Processo de resolução de problemas Racionalidade e intuição no processo de tomar decisões Quem deve tomar decisões Características das decisões de grupos Problemas no processo de resolver problemas

DECISÃO Decisão Execução Nova situação Escolha para enfrentar um problema Processo decisório: sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. Colocada em prática, o ciclo se fecha e cria outra situação A presidência mudou...... Problema/nova situação Decisão Execução Nova situação

PRINCIPAIS TIPOS DE DECISÕES Decisões programadas: resolução de problemas conhecidos. Ex. limite de crédito bancário Decisões não-programadas: resolver problemas que as decisões programadas não conseguem resolver. Ex.: fusão de empresas.

PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO X TÉCNICAS Identificação do problema Diagnóstico Diagrama de Ishikawa e Princípio de Pareto Geração de alternativas Brainstorming, brainwriting e MDPO ou Paradigma de Rubinstein Escolha de uma alternativa Árvore de vantagens e desvantagens Árvore de decisões Análise do campo de forças Ponderação de critérios Análise do ponto de equilíbrio Avaliação da decisão

Diagrama de Ishikawa – espinha de peixe Identificar as causas de um problema. Por quê? Ex. problemas de fábricas: 4M (mão-de-obra; método, materiais e máquinas) Máquinas Mão-de-obra Por que ocorrem problemas na produção? Métodos Materiais

Brainstorming Expressão Idéias geram novas idéias Interação verbal Sem críticas Número suficiente de idéias Agrupamento de idéias Idéias sintetizadas Sugestão avaliada e criticada

Brainwriting Mesmo objetivo do brainstorming Interação por escrito Caderno de notas Troca de informações Idéias sintetizadas e agrupadas Vantagens e desvantagens Ajuda na tomada de decisões

RACIONALIDADE E INTUIÇÃO NO PROCESSO DE TOMAR DECISÕES Racionalidade: opinião Intuição: sentimentos Quem deve tomar decisões? Líder Equipe

DECISÕES AUTOCRÁTICAS Responsabilidade e autoridade Não precisam de discussão Aceleram o processo de resolver problemas Aceitas por todos Não há questionamento Nível estratégico (institucional) Estritamente técnico

DECISÕES COMPARTILHADAS Gerentes x equipe São discutidas Participativas Aconselhamento Consultivas “Recomendações”

Não precisam ser aprovadas Total responsabilidade DECISÕES DELEGADAS Não precisam ser aprovadas Total responsabilidade Reunir informação, maturidade e qualificações e atitudes Clareza quanto aos limites

DECISÕES DE GRUPOS Influência “Vencer pelo cansaço” Aumento do risco Indivíduo Habilidades de liderança Persuasão Formação de subgrupos Comportamento “temperamento”

Problemas no processo de resolver problemas Decisão mal tomada acarreta problema maiores Problema real Diagnóstico malfeito Alternativas não apropriadas

As 10 melhores empresas As campeãs no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT)   1 Whirlpool Latin America 2 Volvo 3 Caterpillar 4 BV Financeira 5 Sama 6 Laboratório Sabin 7 Gazin 8 Eurofarma 9 Coelce 10 Dupont http://exame.abril.com.br/carreira/melhores-empresas-para-voce-trabalhar/

As 10 melhores empresas médias Ranking das melhores com 500 a 1500 funcionários   1 Sama  2 Laboratório Sabin 3 Coelce 4 Colgate-Palmolive 5 CP Promotora 6 Chemtech 7 Losango 8 Embracon Consórcio Nac. 9 Unisc 10 Promon http://exame.abril.com.br/carreira/melhores-empresas-para-voce-trabalhar/

As 10 melhores empresas pequenas Ranking das melhores com 100 a 500 funcionários 1 Unimed Sul Capixaba 2 Google 3 Portal Educação 4 Cisco 5 São Bernardo Apart Hosp 6 Pormade Portas 7 Zanzini Móveis 8 Casa Sol 9 Unimed Taquari/RioPardo 10 Phito Fórmulas http://exame.abril.com.br/carreira/melhores-empresas-para-voce-trabalhar/

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, Idalberto.Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus, 2006. OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção . Porto Alegre: Bookman, 1999. SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de Produção. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 1999. MAXIMIANO, Antonio. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 6a. Ed. 2004.

Sucesso@com.br Esse deve ser seu novo endereço a partir de agora. Abraços DAYSI Introdução à Administração Albertina Sousa