A mãe da enfermagem psiquiátrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Método Clínico Centrado no Paciente
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O objetivo e a Justificativa do estudo
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MA_15_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Andrew Grove
IA_11_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Andrew Grove
ENVENTOS NACIONAIS PRÊMIOS.
60º Congresso Brasileiro de Enfermagem
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
O Funcionalismo William James.
Teorias da Personalidade
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Trabalho realizado por: Helena Bajouco nº12 10ºL
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Joselayne Moraes Myra Estrin Levine TEORIA DE ENFERMAGEM Juliana Paes
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
RMP Consultoria de Negócios
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
PSICANÁLISE.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Relacionamento interpessoal terapêutico enfermeiro – paciente
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Teorias de enfermagem.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Conclusões e recomendações
O Histórico da Saúde Ocupacional
Pesquisa em Enfermagem
Cobertura de competências da epidemiologia aplicada- em escolas de saúde pública selecionadas X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Gestão Estratégica de Pessoas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Teoria de IDA Jean Orlando
TEORIA DO CUIDADO DE JEAN WATSON
Faculdade de Enfermagem FACCAT
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Introdução ao Serviço Social
Processos Administrativos Aula 1
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT
Joyce Travelbee Teoria da Relação Interpessoal
Teoria dos princípios do Positivismo Lógico
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Hildegard Peplau Teoria Interpessoal
Transcrição da apresentação:

A mãe da enfermagem psiquiátrica Hildegard E. Peplau A mãe da enfermagem psiquiátrica

Aspectos biográficos: Afim de ajudar na contextualização do trabalho de Peplau, destacamos alguns trechos de sua vida pessoal e profissional. Afim

Aspectos biográficos Hildegard Elizabeth Peplau nasceu em 1º de setembro de 1909 em Reading, na Pensilvânia. Na infância, presenciou a epidemia de gripe ocorrida em 1918, fato que influenciou sobremaneira em sua compreensão sobre o impacto da enfermidade e da morte para as famílias

Aspectos biográficos: Sua carreira na enfermagem teve início em 1931 com sua graduação em um programa de enfermagem em Pottstown, Pensilvânia. Graduou-se em Psicologia Interpessoal, em 1943 no "Bennington College" onde atuou como enfermeira .

Aspectos biográficos: Entre os anos de 1943 e 1945 compôs o grupo de enfermeiras do Exército dos Estados Unidos. onde teve a oportunidade de conhecer os psiquiatras mais importantes do mundo, como: Harry Stack Sullivan, Abraham H. Maslow e Sigmund Freud.

Aspectos biográficos: Obteve seus títulos de Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica no "Teachers College" da Universidade de Columbia, onde, no início dos anos cinqüenta, ministrou aulas de enfermagem psiquiátrica. No ano de 1948 concluiu o livro "Interpersonal Relations in Nursing“, como parte se sua tese. Também obteve formação em psicanálise pelo Instituto William Alanson White de Nova York.

Aspectos biográficos: De 1954 a 1974 trabalhou como professora da Faculdade de Enfermagem de Rutgers e ali criou o primeiro programa de pós-graduação em enfermagem psiquiátrica. Foi consultora da Organização Mundial de Saúde e professora visitante em universidades da África, América Latina, Europa e Estados Unidos.

Aspectos biográficos: Única enfermeira a exercer os cargos de diretora executiva e presidenta da Associação de Enfermeiras Americanas (ANA). Trabalhou junto ao Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) por dois períodos.

Aspectos biográficos: Faleceu em 17 de março de 1999, aos 89 anos, em sua casa em Sherman Oaks, Califórnia, após uma trajetória que influenciou profundamente a enfermagem a ponto de ela ser considerada a "enfermeira do século" e destacada, na área da psiquiatria, como "a mãe da enfermagem psiquiátrica".

Argumentos da teoria: Com a apresentação de seu livro "Interpersonal Relations in Nursing: a conceptual frame of reference for psychodinamic nursing", em 1952, Hildegard Peplau introduziu um novo paradigma para a enfermagem centrado nas relações interpessoais que se processam entre a enfermeira e o paciente

Argumentos da teoria: Conceitos básicos Para entendermos a teoria de Peplau, é preciso que alguns termos sejam explicados, segundo a teorista, tais como: Saúde Pessoa Meio

Argumentos da teoria: Definição de Saúde: A saúde é uma representação de um movimento contínuo da personalidade e de outros processos humanos em direção de uma vida pessoal e comunitária, criativa, construtiva e produtiva. A saúde consta de condições interpessoais e psicológicas que interatuam. É promovida através do Processo Interpessoal.

Argumentos da teoria: Definição de pessoa: É um ser bio-psico-sócio-espiritual que está em desenvolvimento constante. Descreve-o como um organismo em desenvolvimento, que tem a capacidade de compreender a sua situação e se esforça por reduzir e transformar a ansiedade provocada pelas necessidades, em energia positiva que lhe permita responder as mesmas. Vive em equilíbrio instável.

Argumentos da teoria: Definição de meio: Peplau não define meio de forma explícita. Mas refere que a enfermeira tem de ter atenção à cultura e aos costumes, quando uma pessoa muda de meio (ex. quando a pessoa é hospitalizada).

Argumentos da teoria: Esse processo interpessoal que Peplau se refere, é necessário a participação de duas ou mais pessoas que se beneficiem destas interações. A teoria resume duas condições de interação que são essenciais à saúde: As necessidades fisiológicas; As condições interpessoais.

Argumentos da teoria: No que refere à Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, pode-se dizer que seus fundamentos são as do crescimento e desenvolvimento

Argumentos da teoria: Identificação; Aprofundação; Resolução. Segundo Peplau, a relação interpessoal terapêutica é composta por quatro fases: Orientação; Identificação; Aprofundação; Resolução.

Interação Teorias utilizadas Enfermeira Paciente Teoria Psicoanalista Teorias da: Interação Interacção Fenomenologia Existencialismo Paciente

Realizado pelos acadêmicos de Enfermagem da universidade Castelo Branco: Nathalie Caliari Thiago Pacheco