BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
Advertisements

LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
EPI’s (Equipamentos de protecção individual). OBJECTIVOS Definir EPI’s Identificar alguns EPI’s Sinalização que obrigue a sua utilização.
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
NORMAS DE BIOSSEGURANÇA Cheila P. Zarpelon (Téc em segurança do trabalho) Marcia T. R. Restelatto (Professora e presidente da CIBio)
EPI Os equipamentos de proteção ao trabalhador exposto diretamente a riscos não controlados são chamados de EPI’s. Equipamentos de uso estritamente pessoal.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Conceito  Várias medidas tomadas para evitar que doenças contagiosas conhecidas sejam transmitidas de um paciente para outro paciente,profissionais de.
Mutirão Segurança do Trabalho Segurança da Obra Mariana - Evaniza.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
 Unidade de apoio técnico a todas as áreas assistenciais,destinado à recepção, limpeza, preparo, esterilização, estocagem e distribuição dos materiais.
Proteção Individual e Coletiva
COMO REDUZIR AS FONTES DE ERROS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICAS
Higiene dos alimentos Projeto de Extensão: Aplicação dos conceitos básicos sobre posse responsável de animais e principais zoonose urbanas para educação.
Química Geral Experimental. apresentação
ELETRICISTA.
Biossegurança Prof. Claudia Witzel Prof. Claudia Witzel.
Proteção Individual e Coletiva
Normas regulamentadoras
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
MINI-CURSO SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS
BIOQUÍMICA Aula Prática
Biossegurança na Enfermagem
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Segurança no Laboratório.
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
MARTELETE PNEUMÁTICO.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Equipamento De Proteção Individual – EPI TREINAMENTO Curso: Segurança do Trabalho Disciplina: Higiene do Trabalho Professor: Sidinei Ferreira Oliveira.
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
Risco ergonomico Risco fisico Risco químico Risco biológico Risco de acidentes.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
Denis Spir Bonamin Eng. Ambiental e Segurança de Trabalho.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Ergonomia - E.P.I
Ergonomia - Mapa de Risco
Equipamentos de Proteção Profº Adonias Paulo da Silva.
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO II EPI X EPC.
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho DINAMAR FERREIRA Administradora, Tec. de Segurança do Trabalho e Docente.
CUIDADOS GERAIS NO LABORATÓRIO
PROGRAMAÇÃO AULAS PRÁTICAS
Regras de laboratório - EPIs
E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Equipamento de Proteção Coletiva - EPC
MAXICUT 5 DA (11/09/2023) Sintético com nitrílico foam
SEGURANÇA DO TRABALHADOR Docente: Andréa de Souza SENAC/RO.
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
“Riscos Ocupacionais: biológicos e ergonômicos
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
PCC 2302 – Gestão da Produção na Construção Civil Profº Francisco Ferreira Cardoso Juliana Bueno Silva Thales Landgraf Soraia Regina Pereira Dante Hirata.
Equipamento de Proteção Individual. NR 6 – Equipamento de Proteção Individual  De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério.
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível LIMPEZA DO CARRO DE TRANSPORTES.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
COLÉGIO ESTADUAL DE JEQUIÉ Componentes: JOSÉ ROBERTO NEILTON SANTOS WILLY BARRETO.
Transcrição da apresentação:

BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido pelo autor. Ramos, J.M.P. Biossegurança em Estabelecimentos de Beleza e Afins. Ed. Atheneu, São Paulo Sanches, C. Importância da implantação das normas de biossegurança em laboratórios Disponível em: normas-de-biosseguranca-em-laboratorios/ Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC)

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI’s: São quaisquer meios ou dispositivos destinados a serem utilizados por uma pessoa; Contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde; Ou até mesmo a segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Equipamento de Proteção Individual

Jaleco, avental; Somente nas áreas de trabalho; Lavar com frequência, mesmo com aspecto limpo; Proibido usar em outros locais públicos. Equipamento de Proteção Individual

Avental impermeável Equipamento de Proteção Individual

Óculos de proteção: Locais onde há respingos, aerossóis, estilhaços e radiações perigosas; Lavar após o uso, especialmente em laboratórios com agentes biológicos. Equipamento de Proteção Individual

Equipamento de Proteção Individual

Máscaras: Com filtros ou sem filtros; Tipo de material biológico; Respiradores (alta contaminação). Equipamento de Proteção Individual

Equipamento de Proteção Individual

Gorro descartável: Proteger os cabelos. Equipamento de Proteção Individual

Equipamento de Proteção Individual

Luvas: Proteger as mãos contra agente biológico ou químico; Diversos tipos: Equipamento de Proteção Individual

Luvas de látex Usadas quando envolvem contato com membranas mucosas e lesões. Equipamento de Proteção Individual

Equipamento de Proteção Individual

Luvas de cloreto de vinila(PVC): Manusear produtos químicos. Equipamento de Proteção Individual

Equipamento de Proteção Individual

Luvas de látex nitrílico/borracha butadieno. Para outros produtos químicos. Equipamento de Proteção Individual

Equipamento de Proteção Individual

Luvas de fibra de vidro com polietileno reversível. Equipamento de Proteção Individual

Luvas de fio de kevlar tricotado. Equipamento de Proteção Individual

Luvas térmicas de nylon. Contra temperaturas muito baixas. Equipamento de Proteção Individual

Luvas de borracha. Uso geral de limpeza. Equipamento de Proteção Individual

Algumas recomendações: Verificar a presença de furos; Não lavar ou desinfetar luvas de procedimentos para reutilização; Jamais utilizá-las fora do local de trabalho; Nunca tocar maçanetas, telefones, puxadores de armários etc... Equipamento de Proteção Individual

Proteger o profissional contra riscos do ambiente de trabalho ou evitar a contaminação de material; Usados por um ou mais trabalhadores. Equipamento de Proteção Coletiva

Capelas Equipamento de Proteção Coletiva

Extintores Equipamento de Proteção Coletiva

Lava olhos Equipamento de Proteção Coletiva

Chuveiros Equipamento de Proteção Coletiva

Normas de Segurança em Laboratórios e na área da saúde em geral Use sempre o jaleco de algodão de mangas compridas, na altura dos joelhos e fechado; Use calçados fechados de couro ou similar; Não use relógios, pulseiras, anéis ou qualquer ornamento durante o trabalho no laboratório.

Normas de Segurança em Laboratórios e na área da saúde em geral Não beba e não coma no laboratório; Nunca use material de laboratório para beber ou comer; Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório; Nunca teste amostras ou reagentes pelo sabor e os odores devem ser verificados com muito cuidado; Não leve a mão à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos.

Estudo dirigido: NP1 O que se entende por Biossegurança e onde ela deve ser aplicada? Qual a importância da simbologia e sinalização em Biossegurança? O que se entende por Risco de Acidente? Quais são os tipos de riscos e as cores que representam respectivamente cada um? Quais são os riscos físicos? Quais são os equipamentos que geram calor ou chamas? Como deve ser o local de instalação de um equipamento que oferece riscos físicos? Quais são os equipamentos de segurança individual mais frequentemente utilizados para ter segurança em relação aos riscos físicos? Exemplifique. Qual o tipo mais comum de risco ergonômico? O que se entende por riscos químicos? Cite exemplos de riscos químicos. O que são riscos biológicos? Quais agentes podem causar acidentes biológicos? Como se dá a prevenção de riscos biológicos? O que são EPI? Cite exemplos. O que são EPC? Cite exemplos. Qual a importância dos EPIs e EPCs?