AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método Cartesiano Quatro etapas:
Advertisements

Colégio Elisa Andreoli
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
DIREITO E PODER: Força, Sanção, Coerção e Relações Jurídicas
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO ARISTÓTELES
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
Prof. Ivan Claudio Guedes
Cícero paulino dos santos costa
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
PODER.
Escola Padre Carmelo Perrone
Teoria política de Aristóteles
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
Aula 4 - Estado e legitimidade do poder
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
Obra : O espírito das leis
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
O Estado Qual é a sua função.
O Estado Qual é a sua função.
Formas de poder (Gilberto Cotrim)
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Emile Durkheim e o fato social
A LIBERDADE Prof. Lucas Villar
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos.
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
Profª. Taís Linassi Ruwer
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Unidade Poços de Caldas
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Democracia.
UNIDADE I: TRABALHANDO COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: A) POLÍTICA. PÓLIS: CIDADE GREGA (ARISTÓTELES). DEUTSCH: TOMADA DE DECISÕES POR MEIOS PÚBLICOS. PREOCUPA-SE.
IDEOLOGIA.
Max Weber e as ações sociais
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Professor: Karina Oliveira Bezerra
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Introdução à Filosofia Aula 10
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
John Locke.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
POLÍTICA. MARGINALIZAÇÃO POLÍTICA
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ética.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Transcrição da apresentação:

AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)

Aula 01 – Relações de Poder Objetivos: Conceituar Filosofia Política , Poder e Força. Desvincular a ligação estabelecida pelo senso comum entre Força e Violência. Pensar o conflito como inerente à Política. Sumário: Filosofia Política. Política. Poder. Força. As formas de Poder , segundo Bobbio Conclusão. Obs: Não serão estudados os itens : 5, 6 e 7.

POLÍTICA Política – grego – pólis = cidade. Desde a Antiguidade é a arte de governar, de gerir o destino da cidade, do estado, da administração pública, do destino dos cidadãos.

Filosofia Política É o campo da investigação filosófica que se ocupa da Política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. Estuda: o Poder , o Estado, os Regimes Políticos e formas de Governo, além das questões sobre a participação dos cidadãos na vida pública e a liberdade política.

Política e Poder POLÍTICA é a luta pelo Poder: sua conquista, sua manutenção e a sua expansão. Mas : Qual o fundamento do Poder ? Qual a sua legitimidade? É necessário que alguns mandem e outros obedeçam? O que torna viável o Poder de um sobre o outro? Qual o critério de autoridade?

O FENÔMENO DO PODER Poder – Latim potere, posse = “poder ser capaz de”. Capacidade para produzir certos efeitos. Exemplo: o poder dos remédios, o poder da polícia, o poder da imprensa, o poder do presidente ...

Poder É a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. “É a capacidade de fazer que os demais realizem o que queremos”. (Bertrand Russel).

Poder "SE QUISER POR À PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER." ABRAHAM LINCOLN

O poder pressupões 2 pólos: PODER = Relação ou conjunto de relações : - Indivíduos => Indivíduos - Indivíduos => Grupos - Grupos => Indivíduos - Grupos => Grupos QUEM EXERCE O PODER AQUELE SOBRE QUEM O PODER É EXERCIDO

FORÇA É o instrumento para o exercício do Poder. Em nosso estudo FORÇA não é violência, coerção ou força física, mas, trata-se de FORÇA POLÍTICA (PODER DO ESTADO).

As 3 formas de poder SOCIAL Segundo o filósofo Norberto Bobbio. Filósofo italiano, historiador do pensamento político e senador. Morreu em 2004 aos 95 anos.

AS 3 FORMAS DE PODER PODER POLÍTICO PODER IDEOLÓGICO Todas se fudamentam e mantém uma sociedade de desiguais: ricos e pobres, fortes e fracos, sábios e ignorantes ou superiores e inferiores.

1. ECONÔMICO O que se vale pelo controle de bens necessários à sociedade. Controle dos bens de produção (máquinas, equipamentos e instalações de uma indústria, veículos e material de transporte). Em oposição está o trabalhador que nada tem a não ser a sua força de trabalho.

2. IDEOLÓGICO Baseia-se nas ideias do poder dominante. Formadores de ideias => produzem o consenso, isto é, ideias que mantenham as estruturas intactas (status quo), preservando a classe dominante. Alguns instrumentos utilizados: comunicação social (mídias), leis, educação, religião, família etc.

3. POLÍTICO Tem a estrutura burocrática (administrativa) a seu favor. Quem detém o Poder Econômico e o Ideológico, consequentemente, detém o Poder Político. Pode utilizar meios de exercer a Força Física (aparato militar).

Segundo Bobbio, essas 3 formas [...} contribuem conjuntamente para instituir e manter sociedades de desiguais divididas entre fracos e fortes, com base no poder político; em ricos e pobres, com base no poder econômico; em sábios e ignorantes, com base no poder ideológico. Genericamente, em superiores e inferiores.

QUAL É A FORMA DE PODER MAIS IMPORTANTE PARA BOBBIO ? O PODER POLÍTICO, por ter a possibilidade de utilizar a força física legalizada para condicionar comportamentos. O Poder Econômico faz com que o mais rico subordine o mais pobre. O Poder Ideológico busca conquistar a adesão da maioria das pessoas ao grupo dominante. O Poder Político, pelo uso da força física em casos extremos, impede a insubordinação ou desobediência .

CONCLUSÃO

Bibliografia Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria Helena Pires Martins . Editora Moderna. Manual de Filosofia Política- de Flamarion Caldeira Ramos e outros. Editora Saraiva.

Orientações para estudo O estudo para as provas não pode abranger apenas este esquema de aula. O aluno deve associar as presentes informações ao seu próprio resumo do capítulo e, quando for o caso, frequentar as aulas do plantão de dúvidas do Colégio para uma melhor preparação para as avaliações.