PERSPECTIVAS PARA 2009.

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Transcrição da apresentação:

PERSPECTIVAS PARA 2009

LDB nº 9.394/96 – finalidades da escola APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA • Conteúdos curriculares – meios para constituir competências cognitivas e sociais • Domínio das diferentes linguagens • Metodologias de ensino diversificadas • Mobilização do raciocínio, experimentação e resolução de problemas interesse, afetividade, respeito à diversidade Situações de aprendizagem APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: • Manifestado por meio das Propostas Curriculares • Obrigatória para todas as escolas do sistema • Orientação para os educadores na construção e execução da Proposta Pedagógica • Expressa um acordo interno entre a comunidade escolar e reflete os consensos sobre seus objetivos, planos e projetos • Papel da SEE: garantir sua aplicação e avaliar os resultados, que se refletem na aprendizagem dos alunos • Resolução SE nº. 76/08

DEZ METAS ( 2007 – 2010 ) Todos os alunos de 8 anos plenamente alfabetizados. Redução de 50% das taxas de reprovação da 8ª série. Redução de 50% das taxas de reprovação do EM. Implantação de programas de recuperação de aprendizagem nas séries finais de todos os ciclos de aprendizagem (2ª, 4ª e 8ª séries do EF e 3ª série do EM). Aumento de 10% nos índices de desempenho do EF e EM nas avaliações nacionais e estaduais. Atendimento de 100% da demanda de jovens e adultos de EM com currículo profissionalizante diversificado.

DEZ METAS ( 2007 – 2010 ) 7. Implantação do EF de 9 anos, com prioridade para municipalização das séries iniciais (1ª a 4ª séries). 8. Programa de formação continuada e capacitação da equipe. 9. Descentralização e / ou municipalização do programa de alimentação escolar nos municípios ainda centralizados. 10. Programa de obras e melhorias de infraestrutura das escolas. Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.gov.br/acoes/educacao/metas>. Acesso em: 9 fev. 2009.

DEZ AÇÕES PARA UMA ESCOLA MELHOR Implantação do projeto Ler e Escrever. Reorganização da progressão continuada. Currículo e expectativas de aprendizagem. Recuperação da aprendizagem. Diversificação curricular do EM. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental de 9 anos. Sistemas de Avaliação. Gestão dos resultados e política de incentivos. Plano de obras e investimentos. Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.gov.br/acoes/educacao/meta/acoes.htms>. Acesso em: 9 fev. 2009.

Nesse sentido: • Recursos materiais • “São Paulo Faz Escola” ( formação de professores, fale conosco) • Reformulações dos Cadernos do Professor para 2009 - Volume 1 – 1º bimestre - Volume 2 – 2º bimestre - Volume 3 – 3º e 4º bimestre • Material de apoio para os alunos • Proposta Curricular de Sociologia

• “Expectativas de Aprendizagem” – conjunto de fazeres e saberes possíveis, a partir da apropriação de conteúdos associados à competências e habilidades, não apenas como algo a ser memorizado, mas como resultado de operações mentais simples ou complexas que envolvem os sujeitos da aprendizagem. • Funções básicas: - referencial para avaliação diagnóstica - indicadores de acompanhamento das aprendizagens: encaminhamento para a recuperação / revisão do planejamento - clareza entre os pontos comuns – Proposta Curricular e Matrizes de Referência (Saresp)

Apoio à Continuidade de Estudos • Segunda edição com reformulações • Revista do Professor Formação docente • Importante nesse contexto • Continuidade / novas ações

SARESP: • Planejamento: ótima oportunidade para retomar os referenciais, atrelá-los à Proposta Curricular e ao IDESP • Objetivos – recordá-los com a equipe escolar • Relatório Pedagógico do Saresp 2007: disponível em <http://saresp.edunet.sp.gov.br/2007> • 2009: Língua Portuguesa e Matemática + História, Geografia, Sociologia e Filosofia • Matrizes de Referência • Saresp + Saeb + Prova Brasil