Coordenação do núcleo pedagógico/ oficina pedagógica ef-cii E EM SUPERVISORA SÍLVIA MARTINS RODRIGUES
DECRETO Nº 57.141/2011 REORGANIZAÇÃO DA SEE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA: OFICINA PEDAGÓGICA – 10 PCOPs EQUIPE DE SUPERVISÃO – 19 Supervisores 47 ESCOLAS – Gestores e Professores
OFICINA PEDAGÓGICA: EF-CII EM QUADRO ATUAL – 10 PCOPs MATEMÁTICA – Robson LINGUA PORTUGUESA – Ana Luisa e Maria José FILOSOFIA – Rangel ARTE – Jucimara ED. FÍSICA – Cecília BIOLOGIA – Carlos FÍSICA – Piffer TECNOLOGIA – Reinaldo EDUCAÇÃO ESPECIAL – Marisa ESCOLA DA FAMÍLIA – Mara DEFASAGEM – 05 PCOPs INGLÊS MATEMÁTICA – Ana Paula HISTÓRIA GEOGRAFIA CIÊNCIAS
EQUIPE DE SUPERVISÃO: 19 supervisores ADRIANA – CI/ Ler e Escrever JOSI – Lugares de Aprender/ Grêmio BETE SANCHES – Terceirização LUCIANO – SPEC/Prêmio Gestão BETH ARAUJO – Ed. Especial LUDMILA – Escola da Família CLAUDEMIR – SARESP/ Prevenção LUIS – Acumulo de Cargo CRISTINA – Escolas Prioritárias RENATA – Ler e Escrever ELIANA – Recuperação/ Avaliação em Processo RITA – Escolas prioritárias SILVIA – Grupo de Referência/SPEC ELIANE – Grupo de Referência SONIA – SARESP/EJA FILOMENO – CEL/ Prevenção também se ensina SUELI – EM Profissionalizante JOÃO – Avaliação em Processo
GESTÃO DA SALA DE AULA Gerir : acompanhar/cuidar/atentar tudo o que influencia uma ação: pessoas, local, produtos, equipamentos.
QUEM? DIRIGENTE SUPERVISOR PCOP DIRETOR VICE - DIRETOR PC PROFESSOR
OBJETIVO FACILITAR MELHORAR ENRIQUECER A RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO
QUANTO MELHOR A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO... MAIOR SERÁ O APRENDIZADO DO ALUNO MAIOR SERÁ O SUCESSO PESSOAL DE CADA ALUNO MAIOR SERÁ O SUCESSO DA SOCIEDADE...
DESAFIO ARTICULAR HARMONIZAR DIRETOR PCOP DIRIGENTE SUPERVISOR PC PROFESSOR
NÚCLEO PEDAGÓGICO Acompanhamento do currículo Formação continuada do Professor Coordenador Acompanhamento de projetos institucionais Formação continuada do Professor Otimização do espaço físico da Oficina Pedagógica Coleta e disseminação de boas práticas pedagógicas
ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO ouvir professor aluno coordenador ANALISAR PLANO DE AULA DIÁRIO DE CLASSE CADERNO DO ALUNO
PCOP NA ESCOLA 1 PCOP – 47 escolas 3 visitas por ano/ escola Março – 10 saídas – 20 escolas Abril Maio Junho Agosto Setembro Outubro Novembro 3 visitas por ano/ escola
ACOMPANHAMENTO POR ÁREA/ cada PCOP acompanha 2 componentes curriculares PORTUGUÊS INGLÊS ANA LUISA 16 escolas 1/mês MARIA JOSÉ PCOP DE INGLÊS 15 escola
ACOMPANHAMENTO POR ÁREA/ cada PCOP acompanha 2 componentes curriculares FILOSOFIA HISTÓRIA RANGEL 24 escolas 6 visitas/ escola/ano 23 escolas
INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO – roteiros Análise do diário de classe/ plano de aula Entrevista com professor Entrevista com alunos Observação de aula Observação de cadernos do aluno MAIOR OBJETIVIDADE PARA DIAGNOSTICAR E PROPOR CORREÇÕES DE RUMO
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS EFICAZES O que fazer para SANAR AS DIFICULDADES? Quem vai fazer o que? Quando? Quem vai acompanhar as orientações pedagógicas propostas pelos PCOPs?
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PC CONSTANTE : 1 vez por mês CALENDÁRIO PREVIAMENTE ESTABELECIDO TEMAS PROPOSTOS: Legislação Permanência Relacionamento Humano Inclusão Material didático pedagógico DIRETOR PCOP DIRIGENTE SUPERVISOR PC
COLETA E DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Na diretoria de ensino Na oficina pedagógica Em outras escolas Meios de comunicação Em eventos específicos como: Troca de experiências Festivais Exposições Feiras culturais etc
Formação continuada do professor Como não causar um impacto negativo na escola?
OTIMIZAÇÃO DA OFICINA PEDAGÓGICA Todo acervo de materiais e equipamentos pedagógicos existentes na Oficina deve estar guardado de forma organizada, acessível, disponível e atraente. Sua organização e utilização nas OTs deve servir como exemplo e estímulo para a organização e utilização nas escolas.
CRONOGRAMA DE TRABALHO DA OFICINA PEDAGÓGICA 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA AÇÕES DE ROTINA VISITA ÀS ESCOLAS ESTUDO COLETIVO OT / PREPARAÇÃO PARA OT REUNIÃO COM O DIRIGENTE/ SUP. COORD. VISITAS ÀS ESCOLAS ESTUDO POR ÁREA
SARESP / IDESP É UM INDICADOR DE RESULTADOS NÃO É AVALIAÇÃO DE QUALIDADE NÃO AVALIA SE UMA ESCOLA É BOA OU RUIM NÃO AVALIA SE UMA ESCOLA É MELHOR QUE A OUTRA
COLABORAÇÃO COMPETIÇÃO