Núcleo Regional de Santa Felicidade – Curitiba - Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
Advertisements

E.B.1 de Vila Cortês da Serra
E.B.1 de Vila Franca da Serra
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Cristiane jonas Francisconi
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade.
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Meu Malvado Favorito.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Mobilização da Comunidade Escolar
Zilda Arns (último discurso em Porto Príncipe, Haiti).
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.
Núcleo Regional de Educação de Paranavaí
Vaso Insigne de Devoção
Universidade Estadual de Maringá
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O que é ensinar história?
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
Desenvolver a Consciência Fonológica… Instrumentos e Actividades
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Titulo do projeto Nome dos alunos Orientador.
Sentido de Numeramento
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Lançamento Alteridade, culturas & tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental De: Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Schlögl, Emerli;
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
PROJETO.
Diversidades Religiosas
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Diversidade Religiosa Escola Estadual Dr.Leopoldino Loureiro Ferrreira
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Transcrição da apresentação:

Núcleo Regional de Santa Felicidade – Curitiba - Paraná Professora: Adriana Mello Gaertner F. Função: Professora de Ensino Religioso E-mail: amegaertner@yahoo.com.br

As atividades sempre são iniciadas com uma vivência:

Turmas atendidas em Ensino Religioso: 1ª ano A; 2ª ano A; 2ª ano B;

3ª ano A; 4ª ano A; 5ª ano A; Classe Especial.

Objetivos: → Propiciar o conhecimento sobre o fenômeno religioso, analisando e compreendendo as diferentes manifestações do sagrado, a partir da realidade sociocultural do educando. → Contribuir com a construção da cidadania, promovendo o dialogo inter-religioso, o respeito às diferenças, a superação de preconceitos e o estabelecimento de relações democráticas e humanizadoras.

O sagrado feminino Resgatar o sagrado feminino é tornar possível o equilíbrio entre os aspectos masculino/feminino, é reconhecer a importância da mulher nos diversos âmbitos da vida social, política, cultural e religiosa. A mulher tem o direito de exercer junto com o homem o seu papel com respeito e dignidade no mundo de hoje.

OBJETIVO CRITÉRIO CRITÉRIO OBJETIVO 1º ano e 2º ano OBJETIVO CRITÉRIO CONTEÚDO 3º ano CRITÉRIO OBJETIVO CONTEÚDO

4º e 5º anos: Conteúdo: Divindades femininas Objetivo: Identificar o sagrado em suas múltiplas personificações femininas. Critério de avaliação: Identifica em algumas religiões do mundo a presença de deusas e outras divindades femininas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: com enfoque na importância da mulher como uma pessoa religiosa • 1º ano: Compreende que, na sociedade em que vive, as pessoas (mulheres) podem seguir ou não uma determinada crença religiosa? • 2º ano: Compreende que , na sociedade em que vive, independentemente da opção religiosa todos (as mulheres) são responsáveis pela construção de um mundo melhor? • 3º ano: Compreende que cada pessoa (mulher) tem o seu jeito peculiar de ser e de se relacionar com o sagrado?

• 4º ano: Conhece algumas espiritualidades de diversas religiões e identifica o significado das mesmas na vida das pessoas (mulheres)? • 5º ano: Analisa as espiritualidades de algumas tradições religiosas como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado?

Encaminhamentos: Com as turmas de 1º ano, 2º anos e Classe Especial foi trabalhado o texto “MULHER” e as seguintes atividades: • Leitura apontada; • Pintamos onde aparecia a palavra mulher; • Fizeram o desenho da mulher mais importante de sua vida; • Recortamos e colamos imagens de mulheres para formar um painel.

• Apresentação para o 2º ano de mulheres que são líderes religiosas. 1ª – Xamã Norma Panduro 2ª – Benzedeira Alzira Leite 3ª – Ministra católica 4ª – Monja Coen, a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil, por um ano. 5ª – Rabina Luciana Lederman 6ª – Pastora Jadeusa Bartolomeu 7ª – Freira Ir. Miriam 8ª – Ialorixá Mãe Carmem

E para finalizar o trabalho com a classe Especial além dos encaminhamentos com o texto eles também assistiram a um vídeo da internet, que falava sobre a MULHER.

• Leitura da imagem do texto O 3º ano realizou: • Leitura apontada; • Leitura da imagem do texto Responderam a alguns questionamentos como: → O que cada um entendeu sobre o texto? → Qual é a função desta mulher? → Vocês conhece alguém que realiza esta atividade? → Quem é o Ser Superior que o texto fala? → Pintamos onde aparecem as funções que a mulher pode ter na área religiosa. • Realizamos uma pesquisa: Diná Raquel

•Nome da mulher religiosa ou líder religiosa: •Data de nascimento: As perguntas eram: •Nome da mulher religiosa ou líder religiosa: •Data de nascimento: •Religião ou igreja a que pertence: •Atividade realizada por ela: •Como foi o seu chamado: OBS: Esta pesquisa não muito fácil de se fazer pois não são muitos os alunos que conhecem ou tem contato com uma mulher que seja líder religiosa. Cinco alunos realizaram as pesquisas e apresentaram suas respostas aos colegas. Aluno: Gustavo Gobetti 15

O 4º ano e o 5º ano realizaram as seguintes atividades: • Leitura apontada; meninas; meninos; todos juntos; • Após a leitura, os alunos tinham que dizer o que haviam sentido quando leram o texto: (explosão de ideias) • Procuramos o significado das palavras “emancipação e preconceito”: • Interpretação da frase “ estar antenada com todos os detalhes”: • Realizamos o recorte e colagem de várias imagens de mulheres e colamos no cartaz. • Os alunos do 4º ano assistiram ao filme Madre Paulina. Borres Guilouski

Os alunos do 4º ano A, fizeram um cartaz com o seguinte tema: Qual é a mulher mais importante para você? Fabiola Fabiola Alex Isaque Janaína Daniele Amanda Ana Beatriz Gabrielle

Os alunos do 5º ano realizaram uma pesquisa sobre quais mulheres marcam e marcaram nossa história: Resultado da pesquisa: • Mara Lima ( cantora evangélica e deputada estadual) • Zilda Arns • Princesa Isabel • Marie Curie ( recebeu 2 vezes o prêmio Nobel ) propôs o uso de radiografia móvel no tratamento dos soldados feridos na 1ª Guerra Mundial.

Além da pesquisa também fizeram um acróstico com a palavra mulher: Camila Polidoro Giovanna J. Rezende Adriano Mazieiri Gabriel Manosso

Assessoria: Assintec e Elizabeth C. Carassai Hernandes Referenciais bibliográficos: Diretrizes Curriculares; Critérios de avaliação; Ensino Religioso Informativo nº 27 ASSINTEC Apostila 4 – Introdução ao Ensino Religioso Ênfase aos 1º e 2º anos - ASSINTEC/SME Curitiba/2010 http://www.youtube.com/watch?v=wt2jQ_W9eM&feature=related Vídeos dos alunos – escola DVD Madre Paulina Imagens: atividades e alunos; http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2010/11/04/primeira-mulher-rabino-desde-o-holocausto-e-ordenada-na-alemanha/ Assessoria: Assintec e Elizabeth C. Carassai Hernandes Pela primeira vez em 75 anos, uma mulher foi ordenada rabino nesta quinta-feira na Alemanha, marcando a retomada de uma comunidade judaica devastada pela Shoah (Holocausto). Alina Treiger, 31 anos, originária da Ucrânia, tornou-se sacerdote do culto judaico durante cerimônia emocionante em uma sinagoga do oeste de Berlim, que contou com a presença do presidente, Christian Wulff. Ela é a segunda mulher ordenada na Alemanha. A primeira, também do mundo, a conseguir o título foi Regina Jonas, em 1935 - assassinada em Auschwitz em 1944, aos 42 anos.