NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Programa aluno pesquisador
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Plano Nacional de Educação
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERSPECTIVAS PARA 2009.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
Alfabetização na perspectiva do letramento
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Contexto de atuação do CME
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Municipal de Educação
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Educação Especial Aula 7
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
A ORGANIZAÇÃO DOS CICLOS E A PROGRESSÃO CONTINUADA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Ciclo ou Séries Luiz Carlos de Freitas - FE-UNICAMP
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Termo de Terminalidade
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

NRE Paranavaí

Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca do processo ensino/aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental especialmente em relação ao Ciclo de Alfabetização; *Instrumentalizar as redes municipais de educação para o processo de avaliação da Proposta Pedagógica dos Anos Iniciais, considerando a nova Diretriz Curricular Nacional para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

Resolução 07/10- CEB/CNE Vídeo : A invenção da Infância Texto: A lógica da Escola- Luiz Carlos Freitas Texto :Educar sem reprovar: desafio de uma escola para todos- Márcia Aparecida Jacomini

Qual a função do Ensino Fundamental na vida das crianças/ adolescentes de 6 a 14 anos, de acordo com sua visão? Quais as prioridades escolares do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental de Nove Anos? Quais os maiores desafios a serem vencidos nos anos inicias de escolarização ? Quais as demandas sociais que a escola têm mais atendido nos últimos anos na sua opinião?

Leitura e Análise Resolução 07/10- CEB/CNE

Vídeo- A invenção da Infância

Apresenta as contribuições de diferentes autores, e assim possibilita uma reflexão a respeito do contexto social e as influências deste contexto na organização do trabalho pedagógico da escola. Considerando que as características do texto apontam para uma reflexão a constituição histórica da forma escolar, possibilitando portanto pensarmos a respeito da lógica atual das nossas escolas, dos nossos objetivos e de nossas escolhas enquanto profissionais.

Definição das formas de trabalho em série e em ciclos, assim como os objetivos que permearam estas formas de organização. Diferenciação da progressão automática e da progressão continuada; Reflexão sobre as características da organização do tempo e da avaliação nas organizações em ciclos e em séries.

Democratização da educação : construir processos educacionais capazes de responder às necessidades de todos( ampliação do atendimento, qualidade da educação, qualidade social, estrutura escolar- condições materiais/concepções pedagógicas). Organização e práticas pedagógicas da escola: espaço privilegiado de inclusão de todos ao mundo letrado.

A organização do ensino- seriação e ciclos- os procedimentos pedagógicos devem estar a serviço das demandas trazidas pela diversidade que caracteriza a escola pública: (qualidade/quantidade de conhecimentos x apropriação do conhecimento); Os ciclos de aprendizagem por si só não suscitam situações de aprendizagens mais mobilizadoras e com mais sentido.

Superação das práticas de reprovação. A promoção como legitimador da aprendizagem. Processo educativo contínuo que rompa com a dicotomia promoção /reprovação. Não se pretende dizer que o fim da reprovação escolar por meio de decretos elimina os processos de exclusão presentes na escola, pois se sabe que uma progressão no decorrer dos anos letivos, sem apropriação do conhecimento, coloca os alunos à margem do processo educativo.