SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

Equivalente à média dos países da OCDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Semana Pedagógica - Julho/2011
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Educação Escolar Indígena
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Equivalente à média dos países da OCDE
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Equivalente à média dos países da OCDE
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Reunião Diretores e Pedagogos
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE PATO BRANCO GESTÃO: ANA SERES TRENTO COMIN.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Revisita ao PPP.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
O papel pedagógico do órgão gestor
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Objetivos de Governo 1. Promover ações que elevem a qualidade do processo de ensino e aprendizagem 2. Valorizar o quadro de profissionais do magistério e trabalhadores da educação 3. Expandir a oferta da educação básica em seus diferentes níveis 4. Garantir elevado nível de qualidade na gestão da educação para melhoria de suas ações pedagógicas 5. Consolidar o regime de colaboração com os municípios 6. Estimular a integração da escola com a comunidade

PLANO DE AÇÕES DESCENTRALIZADAS - PAD SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Plano de Ações Descentralizadas - PAD Acompanhamento individualizado e permanente nos estabelecimentos de ensino da rede estadual de educação, com foco na proficiência em leitura e interpretação de textos e em resolução de problemas, tendo como objetivo a melhoria do processo educativo.

Objetivo Promover uma atuação cada vez mais proativa e colaborativa, com o comprometimento de toda a comunidade escolar, atendendo as prioridades para uma educação de qualidade.

Desenvolver, a partir dos diagnósticos e indicadores estaduais, ações para melhoria da proficiência em leitura, interpretação de textos e da resolução de problemas com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino da educação pública e diminuir as taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho de classe e evasão. Cumprimento das metas governamentais a partir de um atendimento personalizado e permanente junto aos estabelecimentos de ensino. Identificar ações docentes exitosas para serem compartilhadas na rede, oferecendo alternativas de encaminhamentos metodológicos aos educadores da rede pública. Fortalecer a gestão democrática com a proposição de um planejamento estratégico da instituição e incentivo à participação de todas as instâncias colegiadas e da comunidade local. Consolidar o regime de colaboração com os municípios e a integração da escola com a comunidade, articulando parcerias com a rede municipal do Estado do Paraná, integrando todas as ações públicas na Educação Básica. Objetivos Específicos

PAD Grupo de Articulação e Acompanhamento Estadual Responsável pela articulação das ações entre os departamentos da SUED bem como quanto ao acompanhamento e orientação das equipes regionais. Grupos de Articulação e Acompanhamento Regional Constituído por representantes da Equipe Disciplinar, Equipe Pedagógica e Coordenação Regional de Tecnologia Educacional. Serão responsáveis pela organização, acompanhamento, execução das ações realizadas pelo NRE, em conjunto com todos os estabelecimentos de ensino sob sua jurisdição. Estabelecimentos de Ensino Equipe diretiva, professores e instâncias colegiadas junto com o NRE, avaliam os resultados alcançados a partir do Plano de Ação elaborado pelo coletivo escolar durante a Semana Pedagógica no 1º Semestre de 2013 e reformulam ações, conforme suas necessidades.

3 2 1 Retomada do Plano de Ação (Anexo IV – Semana Pedagógica) com o coletivo da escola. Reunião no NRE para divulgação e organização do PAD. Reunião com diretores para apresentar o PAD. 5 4 Reunião mensal com grupos PAD Estadual e Regional. 6 Definição de ações que auxiliem as escolas a atingir as metas estabelecidas em seu planejamento. Acompanhamento semanal da implementação das ações.

Cronograma de ações - PAD Ação Ju Ag Se Ou No De Reunião técnica dos Grupos de Articulação e Acompanhamento Estadual e Regional.   Constituição do Grupo PAD nos NRE e elaboração do cronograma semestral. Semana Pedagógica do 2º Semestre 2013 com retomada das ações previstas na SP anterior. Atuação dos NRE: apresentação do PAD e análise dos indicadores e ações da SP 2013 (Anexo 4) nos estabelecimentos de ensino. Reunião técnica nos NRE para elaboração do Plano de Trabalho com definição das estratégias de ação. Apoio e acompanhamento da SEED aos trabalhos realizados pelos Grupos de Articulação e Acompanhamento Regional: reuniões quinzenais. Apoio e acompanhamento personalizado do Grupo PAD Regional: reuniões semanais nas Escolas. Simulado Realização do SAEP (9º EF e 3º EM) Realização do Prova Brasil (9º EF e 3º EM) Avaliação do PAD