Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renovação das promessas do Batismo
Advertisements

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD
* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda.
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
Bem vindos ao PESC 2011 Palestra de Evangelização 10 Jan 2011
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
Os profetas menores (I) - Oséias
CONVIVENDO DESCOBRIMOS QUEM SOMOS
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
O que faz o “CONSOLIDADOR”
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Caminho Verdade Vida.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Islamismo.
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
Sandra dos Santos Pereira Professora de Ensino Religioso
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
As Religiões Abraâmicas
Louve o Senhor!.
A Revelação de Deus à humanidade:
O verdadeiro Caminho.
Uma perspectiva Bíblica
No mês de Setembro comemoramos o
Santíssima Trindade.
ENSINO RELIGIOSO.
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Crescer na Leitura da Bíblia
Instituições Sociais: A Religião
Minha alma proclama a grandeza do Senhor! 17 de agosto de 2014.
Cuidar da terra, cuidar dos outros
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
Webquest Interdisciplinar (Artes e História) do livro “Ifá, o Adivinho” 6º ano – 1º bimestre.
O Caminho, a Verdade e a Vida
O Profeta.
PROJETO INTERDISCIPLINAR PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Sentido de Numeramento
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Lançamento Alteridade, culturas & tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental De: Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Schlögl, Emerli;
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Os anos das grandes oportunidades
União Nordeste Brasileira
Equipe responsável pela produção
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
6. Uma comunidade adoradora
Diversidades Religiosas
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Capítulo 78 “Se alguma pessoa no mundo necessita da força e do encorajamento que a religião dá, são os responsáveis pela educação e ensino das crianças.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Crítica à concepção de currículo cristalizado
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Transcrição da apresentação:

Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV

CONTEÚDO Textos Sagrados. Textos Sagrados.

OBJETIVO: Conhecer alguns textos sagrados, identificando-os como diferentes formas de registro dos ensinamentos das tradições religiosas: Conhecer alguns textos sagrados, identificando-os como diferentes formas de registro dos ensinamentos das tradições religiosas: - islamismo, - cristianismo, - africanas e - Indígenas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Identifica o pertencimento religioso dos seguintes livros sagrados das tradições religiosas: Identifica o pertencimento religioso dos seguintes livros sagrados das tradições religiosas: - Islamismo; - Cristianismo; - Afro-brasileiras; - Indígenas.

Textos Sagrados ( A aula é transmitida para todas as salas simultaneamente pelo sistema de som da escola). ( A aula é transmitida para todas as salas simultaneamente pelo sistema de som da escola). Crianças, alguns de vocês frequentam um templo religioso, ou seja, cada um tem uma orientação religiosa ensinada pelos pais, ou outras pessoas do nosso convívio, certo? Com certeza, em algumas celebrações religiosas você ouve a leitura de textos feitas por seus guias espirituais (padre, pastor, reverendo, rabino, mãe de santo, entre outros). Crianças, alguns de vocês frequentam um templo religioso, ou seja, cada um tem uma orientação religiosa ensinada pelos pais, ou outras pessoas do nosso convívio, certo? Com certeza, em algumas celebrações religiosas você ouve a leitura de textos feitas por seus guias espirituais (padre, pastor, reverendo, rabino, mãe de santo, entre outros).

Faz orações que aprendeu desde muito pequeno e canta belas músicas. Tudo isso, a leitura de um texto religioso, a oração e a música são considerados textos sagrados. E o que são textos sagrados? Entre os textos sagrados mais conhecidos aqui no Ocidente estão as diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico e o Torá, judaico. Os textos sagrados das tradições religiosas Afro-brasileiras e Indígenas são passadas aos seus seguidores por meio oral.

Os textos sagrados são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus, ou seja, as pessoas que os escreveram receberam inspiração divina. Eles surgiram como orientação às pessoas a respeito de sua fé. Revela a vontade, a mensagem, o plano de Deus para aqueles que acreditam. Mas uma coisa precisa ficar bem claro para todos nós, é que esses textos não foram escritos para provocar discórdia, guerras, injustiças e o distanciamento entre as pessoas. Todos, na sua essência ensinam o amor e o respeito ao próximo. Veja:

Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles. (Jesus- Mat. 7,12) Cristianismo. Nenhum de vós sois um crente até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos. (Maomé) Islamismo. Não firais os outros com o que vos fere. (Buda) Budismo. O que é odioso a vós, não façais aos outros. (Hillel, mestre judeu) Judaismo.

Agora, nós assistiremos alguns vídeos. O primeiro é uma oração islâmica. (Crianças, quero pedir a todos vocês que assistam ao vídeo com muito respeito. A oração que vocês verão a seguir, não é frequentemente ouvida por nós, por ser de outra origem cultural e religiosa, mas que precisa ser acolhida com o mesmo respeito que vocês querem para suas crenças e rituais religiosos). Esse vídeo mostra o primeiro capítulo do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, denominado A Sura Al – Fatiha A Abertura. Seus sete versos são uma oração por orientação divina e um louvor ao senhorio e a misericórdia de Deus. (Professores, há uma legenda no vídeo traduzindo a oração, leia para seus alunos. Vídeo com duração de 1`09``) Filme 1: Surah Al Fatiha ( A Abertura).wmv

O próximo vídeo é a história do Filho Pródigo, um texto sagrado do cristianismo encontrado no Novo Testamento. Como todo texto sagrado ele nos passa um mensagem divina, em ensinamento que vai ao encontro do que ensina o cristianismo. Filme 2: Bblia para Crianas O filho prdigo.wmv

O próximo vídeo nos mostra um mito indígena. A religiosidade desse povo sempre esteve ligada a natureza. Assim, os povos indígenas, explicavam acontecimentos do seu dia-a-dia através de fenômenos naturais, cultuavam a natureza, os animais, a lua, o sol, as estrelas, etc. (duração de 2 min) Filme 3: LENDAS INDGENAS.wmv O próximo vídeo conta a história de um mito afro- brasileiro. Um Orixá, divindade ou semideus, cultuado nos terreiros de Umbanda ou Candomblé. (duração de 4 min) Filme 4: Mitos Afro Brasileiros Justia Seja Feita.wmv

ATIVIDADES CICLO I Quebra-cabeça CICLO II Caça-palavras

MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS Sistema de som da escola; Televisão;DVD; Folhas de sulfite; Lápis de cor; Tesoura;

RESULTADOS Reconhece igualdades e diferenças entre textos sagrados das matrizes religiosas: cristianismo, islamismo, indígena e afro-brasileira, demonstrando isso através da valorização e do respeito às tradições religiosas apresentadas. Reconhece igualdades e diferenças entre textos sagrados das matrizes religiosas: cristianismo, islamismo, indígena e afro-brasileira, demonstrando isso através da valorização e do respeito às tradições religiosas apresentadas.

REFERÊNCIAS -CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Ensino Religioso. Curitiba, CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Ensino Religioso. Curitiba, CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Critérios de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Curitiba, CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Critérios de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Curitiba, Vídeos: Vídeos: Islamismo: último acesso em 19/08/2012 Islamismo: último acesso em 19/08/2012http:// Indígena: último acesso em 19/08/2012 Indígena: último acesso em 19/08/2012 Cristianismo: último acesso em 19/08/2012 Cristianismo: último acesso em 19/08/2012 Afro-brasileiras: último acesso em 19/08/2012 Afro-brasileiras: último acesso em 19/08/2012