Ferramentas da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
3 - Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
Ferramentas da Qualidade
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Gerenciamento do escopo do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
CONTROLES FINANCEIROS NA PROPRIEDADE RURAL JOÃO ROSSETO RIBEIRO JUNIOR
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Programação Cabeças Automáticas 3M
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Metodologia Científica Aula 6
Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
CEP – Controle Estatístico de Processo
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação Ferramentas da Qualidade - I.
Custos para Tomada de Decisão
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Análise da Oferta de Mercado
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Novas tecnologias para medição
GSE GDAE - ACADÊMICO - CONCLUINTES.
Gestão Integrada da Qualidade
Cadastro de produtos por referência
ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Microsoft Access Carlos Sebastião.
Conversão de um NFA para um DFA com um exemplo
Salas de Matemática.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
O título deve ser curto e objetivo
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Aprendendo a montar sua empresa...
Qualidade.
Arquitetura de computadores
PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI?.
Compras - Pedido de Compra
Métodos Quantitativos
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Qualidade Total.
Compras - Controle de estoque com dois ou mais depósitos
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Ciclo PDCA de Controle de Processos
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE LABORATORIAL
Cadastro de Contas a Pagar
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Financeiro – Contas a Receber
Contagem Sequencial do Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Solicitações de Serviços
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
Construindo um modelo de gestão da Qualidade
II WEBINÁRIO FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: BRAINSTORMING & 5W4H Léia Neri
QUALIDADE II.
M.A.S.P. Método de Análise e Solução de Problemas.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano.
Transcrição da apresentação:

Ferramentas da Qualidade Profa. Nadir Radoll Cordeiro

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA MASP como PDCA da Melhoria P D C A 1 2 3 4 5 6 7 8 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA OBSERVAÇÃO ANÁLISE PLANO DE AÇÃO AÇÃO VERIFICAÇÃO PADRONIZAÇÃO CONCLUSÃO

Folha de Verificação Estratificação O que é? Planilha para coleta e registro de dados Para que serve? Para facilitar a coleta, compilação e a análise dos dados relacionados a um processo (problema) em investigação. Equip. 2 Oper. A B C D 2º 3º 4º M T 1 I IIII II III Estratificação Separação dos dados sobre um problema em “estratos” (grupos) A coleta de dados estratificada possibilita uma melhor avaliação da situação, permitindo na análise identificar um problema principal ou uma causa fundamental por Local por Tipo por Tempo por Máquina por Operador

Folha de Verificação- Exemplo Erros de Digitação

Folha de Verificação- Exemplo

Erros de impressão na Gráfica Folha de Verificação Erros de impressão na Gráfica 2005 ERROS JAN FEV MAR TOTAL Tabulação 2 3 8 Palavras Erradas 10 13 33 Pontuação 15 40 Omissão de Palavras 1 Números 4 5 Numeração de páginas Tabelas Erradas 7 6 20 39 42 120

Gráfico de Pareto 80/20

Gráfico de Pareto 80/20

Priorização dos Problemas do Processo Matriz GUT- Ponderação Gravidade Urgência Tendência Conseqüências se nada for feito Prazo para tomada de ação Proporção de problema no futuro PRIORIDADE 1 PRIORIDADE 2 PRIORIDADE 3

Priorização dos Problemas do Processo Matriz GUT- Ponderação

EFEITO CAUSAS Fatores da Qualidade (Itens de Verificação) Fornecedores MATÉRIA-PRIMA MÁQUINA MEDIDA Fornecedores Deterioração Instrumento Escreva o efeito a ser estudado Condições Locais Fornecimento próprio Manutenção Inspeção EFEITO Informação Características da Qualidade (Itens de Controle) Oficina Físico Instrução Clima Mental Procedimento RESPONSABILIDADE MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRA MÉTODO Identifique aqui todas as possíveis causas do efeito indesejável CAUSAS PROCESSO AUTORIDADE Fonte: CAMPOS, V. F. TQC - Controle da Qualidade Total (no estilo japonês), FCO/UFMG (1992).

Regra básicas: Nunca criticar qualquer idéia Brainstorming “Tempestade de idéias” Técnica para obtenção de idéias em reuniões com vários participantes. O que vale é a quantidade de idéias, independentemente de sua qualidade ou possibilidade de realização prática. O objetivo é ampliar o volume de idéias para discutir e resolver um problema. Regra básicas: Nunca criticar qualquer idéia

Diagrama de Dispersão O QUE É : Representação gráfica da relação entre duas variáveis. PARA QUE SERVE: Para comprovar a existência ou não de relação entre duas variáveis (entre uma hipótese de causa fundamental e o efeito indesejável, por exemplo). Pressão Temperatura

Histograma O que é ? Digrama de barras que representa a distribuição da freqüência de uma população. Para que serve ? Para verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.

Histograma- Estratificado

“Quando havia um trabalho importante para ser feito na empresa, TODO MUNDO estava certo que ALGUÉM faria. QUALQUER UM poderia ter feito, mas NINGUÉM fez. Quando NINGUÉM fez, ALGUÉM ficou nervoso porque isso era obrigação de TODO MUNDO. No final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.”

5W2H WHAT WHO WHEN WHERE WHY HOW HOW MUCH O Que? Quem ? Quando? Onde? Por Que ? Como ? Quanto custa? OBJETIVO RESP PRAZO LOCAL JUSTIF. PROCED. CUSTO Nestas colunas serão informadas: quando se pretende realizar a tarefa; onde será realizada; por que será realizada, como será feita e quanto custará. Nesta coluna deverá ser informado o nome de quem irá fazer a tarefa Nesta coluna deverá ser Informado o que se pretende fazer

NA SALA DE TREINA-MENTOS 5W2H MEDIDA (WHAT) 3 - Treinar / Reciclar Leituristas e Eletricistas PLANO DE AÇÃO PROJETO: Reduzir o nº de contas refaturadas por grupo de 10.000 consumidores META: Reduzir o NCR para 8,0 até DEZEMBRO/05 RESPONS: (WHO) 2 - Controlar a quantidade de canhotos do formulário “ESTIVEMOS AQUI” devolvidos PRAZO (WHEN) LOCAL (WHERE) RAZÃO (WHY) PROCEDIMENTO (HOW) CUSTO (HOW MUCH) 1 - Definir quantidade de códigos impedimento de leitura por leiturista NILZA ATÉ 31/12/07 No ESCRITÓRIO Reduzir o nº de cancela-mentos de contas por consumo estimado Negociando (“catch-ball”) com a equipe e estabelecendo metas para cumprimento por cada leiturista’ R$ 2000,00 ROGÉRIO E CARLOS DIARIAMENTE NO ESCRITÓRIO Certificar que o leiturista esteve no endereço do consumidor Confrontando a quantidade de códigos de impedimento de leitura lançados no microcoletor com a quantidade de canhotos do formulário “ESTIVEMOS AQUI” R$1800,00 JOSÉ MARIA ATÉ 30/11/07 NA SALA DE TREINA-MENTOS Para evitar erro de leitura Ministrando curso para os Leituristas / eletricistas que apresentarem dificuldades na execução de leitura em medidores de energia elétrica. R$1200,00

Processamento (Atividade) Recebimento / Encaminhamento Fluxograma SIMBOLOGIA UTILIZADA Processamento (Atividade) Inicio/Fim Sentido de Execução Conector Decisão Recebimento / Encaminhamento

REALIZAÇÃO DE UMA TAREFA 1 Inicio Recebe Insumos Encaminhar Serviço Solucionar Problema Realizar Tarefa Fim Processo OK ? Verificar Problema não sim 1 REALIZAÇÃO DE UMA TAREFA

PARA CADA META MONTE UM PLANO DE AÇÃO Mudança cultural: De agora em diante, não permita que NADA seja feito em sua área de trabalho, se não tiver um PLANO DE AÇÃO baseado em ANÁLISE FEITA pela equipe.

Gráficos de acompanhamento de processo Devem conter: Denominação do indicador; Unidade de medida; Escala do item e outra do tempo; Resultados de anos anteriores; Meta a ser atingida (valor e data); Valor do benchmark; Seta indicado o “melhor” Gastos com combustível * *2005