O problema da saúde no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Advertisements

“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Brasil: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Operadoras & Prestadores:
Uso dos Indicadores do SIOPS
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
MENSURAÇÃO DOS GASTOS TRIBUTÁRIOS: O CASO DOS PLANOS DE SAÚDE – Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST-IPEA
Política Nacional de Saúde do Idoso
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
E a Saúde no Brasil?.
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SPNT/MT Setembro/2004.
Projeto de Gestão de Processos
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
O sistema de saúde deficiente: causas, consequências e soluções
e “Mais Médicos” “Minha Casa, minha Vida”
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
Desafios brasileiros: saúde pública
A QUESTÃO TRIBUTÁRIA NO BRASIL
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Escola Básica Sebastião da Gama
JCN 1.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Proposta de reajuste para os servidores públicos federais Ministério do Planejamento | Junho de 2015.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
1º Caminhada Passos que Salvam
Sistema de atenção suplementar no brasil
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
10ª Reunião Plenária da CNPD
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
Municipalização Descentralização da execução das políticas públicas, sem os correspondentes recursos financeiros para fazer frente a novas responsabilidades.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
As Condições de Assistência dos Hospitais Federais do Brasil 04 de Junho de 2014 José Luiz Mestrinho
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Painel 1 Saneamento Ambiental e a Construção do SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano)
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

O problema da saúde no Brasil ALESSANDRA LEITE DA SILVA RAQUEL ARAUJO DA SILVA SULIVAN GONÇALVES DOS SANTOS VANESSA DE ARAUJO PEREIRA

O problema da saúde no Brasil O Brasil tem umas das mais altas cargas tributárias do planeta. Em tese, isso lhe garantia um atendimento de saúde universal e decente, mas não é isso que acontece. Só em sete capitais, mais de 170.000 pessoas terá de esperar até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e prontos-socorros, mais filas, queixas quanto á qualidade do atendimento.

O problema da saúde no Brasil O Sistema Único de Saúde (SUS) -1988, pela Lei nº 8080; Para garantir à sociedade um direito básico e fundamental: o direito universal à saúde. Desde a sua criação, o SUS têm se mostrado muito além de suas reais expectativas, se tornando um assunto polêmico no que diz respeito à sua eficiência e a sua capacidade de atender à população brasileira.

O problema da saúde no Brasil O desafio do futuro presidente é tornar este sistema mais saudável, o Brasil precisaria ao menos dobrar os recursos destinados ao setor. Curar o SUS deverá ser uma tarefa cada vez mais importante nos próximos anos.

O problema da saúde no Brasil Segundo projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo PROCON, se mantidos os atuais níveis de reajustes de mensalidades nos próximos 30 anos, as tarifas deverão subir mais de 120% acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). É verdade que a maior parte dos planos são custeados parcialmente pelas empresas.

O problema da saúde no Brasil A saúde é o maior problema do Brasil, de acordo com pesquisa Datafolha, realizada com 2109 entrevistados em todo o País e divulgada nesta quarta (26). Entre as preocupações do brasileiro, saúde foi apontada por 45% das pessoas. A violência ficou em segundo lugar (18%), seguida por corrupção (10%) e educação (8%).Na pesquisa o sistema ficou avaliado como péssimo ou ruim por (56%).

O problema da saúde no Brasil Em 2003, a maior preocupação era com o desemprego. Mas com a recuperação do País, a gente percebe que desemprego, fome e miséria vão diminuindo e cresce significativamente a preocupação com saúde

O problema da saúde no Brasil Segundo levantamento do CFM, dos R$ 47,3 bilhões gastos com investimentos pelo Governo Federal em 2013, o Ministério da Saúde foi responsável por apenas 8% dessa quantia. Dentre os órgãos do Executivo, a Saúde aparece em quinto lugar na lista de prioridades de ampliar equipamentos médico-hospitalares para atender o SUS (Sistema Único de Saúde).

Relação dos investimentos da Saúde com outros ministérios em 2013: O problema da saúde no Brasil Relação dos investimentos da Saúde com outros ministérios em 2013: Fonte: UOL

O Ministério da Saúde e o Governo Federal - em parceria com os Estados e Municípios – devem encontrar novas definições que permitam ao sistema de saúde brasileiro ganhar mais eficiência para alcançar os objetivos de cobertura e equidade. O principal desafio é administrar adequadamente os escassos recursos disponíveis para que possam suprir necessidades e carências, especialmente dos segmentos mais pobres da população. Para mudar um pouco nosso país sobre a ética na saúde publica, precisaria colocar em prática as seguintes missões: promoção da justiça e da qualidade, respeito a dignidade humana, promoção do bem estar da população e prevenção dos riscos de doenças. CONCLUSÃO