RESULTADOS 2008
O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO? As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS? Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio. O QUE É AVALIADO? Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS? São considerados para: Implementação de ações de formação continuada de professores; Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados; Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica. POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL? Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais; Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula; Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos. Perguntas sobre a avaliação
PARTICIPAÇÃO 2ªsérie/ 3ºano EF 5ªsérie/ 6ºano EF 1ºano EM
Participação 2ª série/3º ano do Ensino Fundamental
Participação 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental
Participação 1º ano do Ensino Médio
RESULTADOS MATEMÁTICA - REDE ESTADUAL ANO ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL ªSÉRIE/6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 211,0214,0 1ºANO ENSINO MÉDIO 263,0260,8
RESULTADOS LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL ANO ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 152,3156,4 5ªSÉRIE/6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 202,4200,4 1ºANO ENSINO MÉDIO 249,8251,0
NÍVEIS DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 24,0%21,3%52,3%51,1%19,6%22,6%4,1%4,9% Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA25,3%18,3%42,8%48,4%24,8%27,1%7,1%6,2%
DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 31,7%30,1%46,5%47,7%18,3%18,8%3,5% Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA19,0%20%47,6%49,1%31,4%29,2%2,0%1,7% NÍVEIS DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL
NÍVEIS DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO - REDE ESTADUAL DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 29,3%32,1%58,1%56,1%11,9%10,8%0,8%1% Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA18,9%18,1%59,2%59%20,1%20,7%1,8%2,2%
POR CRE – 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA
POR CRE - 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA
POR CRE - 5ª SÉRIE/6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA
POR CRE - 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA
POR CRE - 1º ANO ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA
POR CRE - 1º ANO ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA
Variação do desempenho das CREs /2008